Está procurando um tijolo leve para construção? Então o post de hoje foi feito para você. Hoje apresentaremos quatro principais modelos de tijolos leves para sua construção ou reforma, considerando, além da leveza, os benefícios que o material poderá ter.
Optar por materiais desse tipo para sua construção é apostar em obras mais leves e sustentáveis, já que o setor da construção civil é um dos mais poluentes que existem. Além disso, alguns materiais podem trazer melhores benefícios para a acústica e temperatura do ambiente.
Portanto, se você procura por tijolo leve para construção, não deixe de continuar a leitura desse post para conhecer os modelos e benefícios para sua obra.
Tijolo leve para construção – Conheça os tipos
Um tijolo leve para construção pode trazer muitos benefícios para a obra, entre eles, uso mais racionalizado de energia e projetos de obras mais econômicos para o seu bolso. Para te ajudar nessa tarefa, separamos quatro dos modelos de tijolos mais leves para sua construção e seus principais benefícios.
Tijolo de isopor
Um dos modelos mais usados como tijolo leve para construção é o tijolo de isopor ou poliestireno expandido. Esse tipo de tijolo é mais leve do que os tijolos populares como de cerâmica, contribui para uma diminuição de uso de ferragens na obra e também de cimento.
O tijolo de isopor pode ser usado em laje, ou seja, tanto na construção civil, industrial quanto nos projetos eletrônicos. Uma das principais vantagens é o excelente isolamento acústico e térmico que este tijolo pode oferecer, mantendo uma boa temperatura no ambiente e garantindo a privacidade dos moradores.
Na hora de construir, o tijolo de isopor costuma ser fácil de transportar e cortar, facilitando o trabalho de mão-de-obra. São ideais para construções que precisam de uma parede mais leve, sem abrir mão de uma boa acústica e isolamento térmico.
Dependendo do fabricante, os tijolos de isopor tendem a ser mais frágeis e em alguns casos inflamáveis, por isso, vale a pena analisar o fabricante desse tijolo leve para construção.
Bloco de concreto celular
Outra opção de tijolo leve para construção é o bloco de concreto celular, um modelo de tijolo poroso e areiado, uma ótima opção para uma construção levíssima. Ele possui pequenas câmaras de ar na parte interior do bloco de concreto celular onde é adicionada a espuma ou o agente expansor de concreto, tornando a estrutura mais porosa e regular também pela fabricação precisa.
Esse modelo de tijolo pode ser usado tanto em paredes externas quanto internas, como por exemplo, como finalidade de vedar vãos, sustentação de laje, contrapisos e escadas. Um dos benefícios é uma melhora na acústica e temperatura da obra. Sua forma de fabricação é in loco no canteiro de obra ou em fábrica de blocos de concreto.
Além disso, esse elemento apresenta a vantagem de reduzir a quantidade de concreto utilizada na obra, é resistente ao fogo e aumenta a vida útil da estrutura. Se você está pensando em comprar um bloco de concreto celular, saiba que os valores desse tipo de material podem variar entre 7 a 10 reais a unidade.
Tijolo baiano
O tijolo baiano é um dos modelos mais comuns na construção, onde também é conhecido pelos nomes de bloco cerâmico de vedação. Composto por furos, esse tipo de tijolo costuma render mais na sua obra e também é considerado um modelo mais leve dos demais tijolos, como o tijolo maciço na construção.
Você vai encontrar modelos de tijolo baiano com 6, 8 e 9 furos, com formatos diferentes, inclusive dos próprios furos. Entre suas vantagens estão o melhor preço de um bloco de furos, ajudando a economizar argamassa, pois adere melhor nas ranhuras do tijolo.
Além disso, esse modelo também oferece uma ótima característica acústica e térmica, podendo garantir uma melhor condição para sua obra. E claro, não poderíamos deixar de fora outra vantagem essencial, os tijolos baianos são leves para transportar e apresenta melhor dinâmica para a execução da sua obra.
Interbloco para construção
O interbloco para construção é mais uma opção de bloco de concreto leve para usar na sua obra. Ele possui um formato de encaixe perfeito para construtores domésticos que aderem aos trabalhos de “faça você mesmo”.
Sua fabricação é feita a partir de um processo de nanotecnologia, na qual um agente espumante atóxico é adicionado junto ao concreto convencional, formando o bloco para construção.
Uma das principais vantagens é a economia de tempo e material, já que este tipo de bloco de concreto não exige argamassa para o assentamento. Diante disso, também oferece benefícios como isolamento acústico e térmico, sendo também imune a cupim e à prova de fogo.
Use esse material para construir paredes internas ou externas, construa uma garagem e espaços com umidade como o banheiro.
Como escolher o tijolo para sua obra?
Após conhecer os quatro dos principais tijolos leves para construção, veja algumas dicas de como escolher o melhor tijolo e bloco para sua obra.
- Conheça as diferenças entre os tijolos: Escolha o melhor tijolo para sua obra, considerando as principais diferenças entre eles. Pesquise para quais áreas são indicadas e a vida útil de cada um.
- Faça uma comparação entre eles: Alguns tijolos são mais indicados em áreas externas do que internas, devido às particularidades do ambiente. Experimente verificar as instruções do fabricante antes de usar o material na sua obra.
- Considere o isolamento térmico e acústico da obra: Muitas vezes, a construção precisa de um melhor isolamento acústico e térmico. Como vimos acima, os modelos de tijolos leves para construção são ideais para esse tipo de demanda.
- Respeite as Normas e Regulamentos para construção: Assim como toda obra, é preciso respeitar as Normas e Regulamentos para a construção. Averigue, assim, todos os cuidados necessários com a mão-de-obra e fases no processo de obra.
- Preço do tijolo: Outro ponto a se considerar é o preço do tijolo, muitas vezes, o barato sai caro para o orçamento final da sua obra. Os tipos de tijolos mais leves, em sua grande maioria, dispensam uso de vários materiais na construção, inclusive, o modelo interbloco dispensa até o uso de argamassa.
Realmente, o tijolo leve para construção apresenta grandes benefícios, entre eles, uma obra mais sustentável e econômica para seu bolso.
1 comentário
gostei muito das dicas sobre os tijolos Obrigada