Tipos de Tijolos: Qual a Melhor Opção?

Quando resolvemos construir ou reformar, sempre surgem diversas dúvidas, como qual o melhor de todos os tipos de tijolos. Afinal, sempre nos deparamos com tantas opções que se torna um tanto dificultoso decidir qual é a melhor.

No entanto, o primeiro passo sempre será conhecer cada possibilidade para, somente a partir dessas informações, escolher da melhor forma possível. Desse modo, montamos o artigo de hoje para você que quer conhecer todos os tipos de tijolos e escolher o melhor para a sua construção. Acompanhe abaixo:

Tipos de tijolos

São muitos os tipos de tijolos que podemos encontrar nas lojas de materiais de construção. Conhecer cada um deles é crucial para escolher aquele que melhor se encaixa em sua casa.

Tijolo maciço

O tijolo maciço é utilizado como item de decoração. Ou seja, você não precisará rebocar a fim de que a única utilidade do mesmo será edificar as paredes. Mas sim, ele serve como uma peça chave para decorações com uma pegada mais antiga, por exemplo.

Porém, apresenta a desvantagem de que o custo pode ser um pouco maior, já que o tijolo é um pouco pequeno, necessitando de mais milheiros para uma mesma obra que os demais tijolos precisariam de menos.

 

tipos de tijolo
(Foto: Pinterest)
(Foto: Pinterest)

 

Tijolo cerâmico

O tijolo cerâmico, no entanto, é um dos mais utilizados em todas as construções. Podendo ter diversos tamanhos, você poderá encontrar aquele que melhor encaixe com os objetivos de sua obra. O seu preço é razoável, e não haverá grandes investimentos em sua aquisição.

Porém, ele é um pouco menos aderente à argamassa, e desse modo necessitará de um investimento maior em seu revestimento.

 

(Foto: Pinterest)

 

Tijolo ecológico

O modelo de produção deste tipo de tijolo se dá a partir da prensa hidráulica, ou então, eco-manual. A pressão exercida é de 6 toneladas, desencadeando um tijolo com faces super lisas, regular e encaixe incomparável. Reduz a proliferação de umidade nas paredes, além de ter um ótimo isolamento acústico e térmico.

Além disso, você poderá economizar no revestimento de suas paredes, já que este tipo de tijolo requer menos uso do cimento.

 

(Foto: Pinterest)
(Foto: Pinterest)

 

Tijolo refratário

Este é um dos tipos de tijolos mais antigos que conhecemos. Fabricado a partir da argila, sendo essa extraída de barreiros próprios para esta finalidade. Sendo triturada, moída e amassada, até formar o produto final.

No entanto, não deve ser utilizado em paredes que sirvam de sustentação estrutural, já que o mesmo não apresenta capacidade para tal resistência.

 

(Foto: Pinterest)

 

Tijolo de concreto

O tijolo ou bloco de concreto proporciona uma maior economia e é, normalmente, utilizado em construções mais industriais. Referente ao uso de argamassa, também proporciona uma economia muito interessante. No entanto, no que tange a construções residenciais, ele não é o mais recomendado, já que o seu isolamento acústico e térmico não é tão eficiente.

 

(Foto: Pinterest)
(Foto: Pinterest)

 

Tijolo de vidro

O tijolo de vidro é proveniente de uma mistura de restos de vidro, carbonato de sódio, areias especiais e calcário. Tem como objetivo proporcionar um efeito ecológico no ambiente. Afinal, a iluminação natural diminui a necessidade de utilizar lâmpadas o tempo todo, não é mesmo?

No entanto, esse tipo de tijolo não tem a finalidade de estruturação da parede! Ele é apenas um complemento para uma maior luminosidade e, em alguns casos, proporcionar a passagem de ar a partir de modelos vazados.

 

(Foto: Pinterest)
(Foto: Pinterest)

 

Tijolo vazado

Se você busca um dos tipos de tijolos que proporcionem a entrada de ar e luminosidade em sua casa, além de desencadear um efeito decorativo, é claro que a sua obra precisa de um tijolo vazado.

Com diversos modelos à disposição, talvez não será tão fácil escolher o mais bonito. Mas vale pesquisar e conhecer diversas possibilidades, a fim de garantir uma decoração impecável para qualquer ambiente. Também conhecido como tijolo cobogó.

 

(Foto: Pinterest)
(Foto: Pinterest)

 

Tijolo adobe

Feito de água, palha, fibras naturais e terra crua, o tijolo de adobe é um dos tipos de tijolos mais antigos da humanidade. Além de ser ecológico, ele pode ainda ser muito econômico.

Porém, a sua estrutura não é capaz de se sustentar em ambientes muito úmidos e, por esse motivo, é muito importante estudar onde será feita a sua construção.

 

(Foto: Pinterest)

 

Tijolo Palimanan

Você já ouviu falar no tijolo Palimanan? Esse é um dos tipos de tijolos aparentes, feito a partir de pedras especiais. O seu acabamento é muito elegante e bonito, com um toque de branco e bege em sua coloração. Além de ter outras tonalidades que você pode encontrar na própria loja do produto.

 

(Foto: Pinterest)
(Foto: Pinterest)

 

Tijolo de demolição

Se você gosta de uma decoração mais rústica e está procurando uma opção para renovar o seu lar, certamente o tijolo de demolição é a melhor alternativa! Sendo um tijolo do tipo cerâmico, o de demolição são tijolos reutilizados. Porém, pode ser um pouco desafiador encontrar grandes quantidades de um mesmo tijolo, já que ele é proveniente de demolições – que podem destruir a peça.

Outro ponto importante a se pensar é que, caso você esteja procurando por uma opção de tijolo estrutural, é melhor ir com calma! Os de demolição talvez não sejam a opção mais resistente para tal finalidade, ok?

 

(Foto: Pinterest)
(Foto: Pinterest)

 

Qual a melhor opção dos tipos de tijolos?

Agora que você já pode conhecer todos os tipos de tijolos, deve estar se perguntando: Mas como escolher a melhor opção? Bem isso pode ser simples, ou não. Mas considere:

  • Decoração: Se a sua finalidade é apenas de decoração, você deverá pautar a sua escolha observando todas as peças decorativas que compõem o ambiente que você quer reformar. Gosta de cores claras? Vá de Palimanan. Gosta de rústico? Utilize o de demolição. E assim por diante.
  • Estrutura: No entanto, se você quer estruturar uma parede, é importante escolher as opções mais resistentes. Como por exemplo, o maciço e o cerâmico.
  • Efeito ecológico: Se você curte cuidar do meio ambiente, vá com as opções de adobe e ecológico. Mas avalie bem a finalidade de estrutura ou decoração, ok?

Ou seja, tudo depende de qual o objetivo da sua obra. Caso tenha dúvidas sobre a resistência de um tipo de tijolo para outro, consulte um profissional qualificado e garanta um resultado satisfatório para a sua escolha!

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *