O que é um pé-direito? Qual a altura?

Se você é envolvido com construção civil ou não, não importa, mas certamente você já deve ter ouvido falar sobre o que é um pé-direito. Entretanto, talvez ainda não tenha entendido o que realmente é esta expressão, ou então, não sabe como é feito o cálculo da mesma. Desse modo, trouxemos este guia breve e objetivo para lhe ajudar quanto a isso. Acompanhe abaixo.

o que é um pé-direito

O que é um pé-direito?

De maneira sucinta, um pé direito é a diferença de cota vertical entre o piso e o teto, tanto de um cômodo, como de uma edificação inteira. Ou seja, é a altura entre o piso que você caminha e o teto/forro que você pode visualizar logo acima de você.

Existe, desse modo, o pé direito apenas do cômodo em si, como de um prédio inteiro: contando o piso até o topo do mesmo. Trata-se de uma medida importante, tanto para o design, quanto para a estruturação do projeto.

Qual a altura adequada?

Na realidade, existem alguns pontos que precisam ser pensados e planejados na hora de decidir a altura. Ou seja, compreender o que é um pé-direito é o primeiro passo, mas, é preciso ter em mente que muitos fatores influenciam no projeto. São eles:

  • Conforto: As pessoas precisam conseguir circular com conforto, livremente, e em pé em cada cômodo. Além de que as portas precisam estar abaixo da altura do pé direito. Apenas em ambientes como sótão ou porão que isso pode mudar um pouco, sendo que é possível permitir pessoas sentadas ou deitadas.
  • Legislação vigente: Muitas regiões podem conter normas que estipulam valores mínimos de dimensões. Observe isso antes de construir.
  • Terreno: Os terrenos em declive, por exemplo, criam partes em níveis distintos, mantendo o mesmo nível de teto, para diminuir os movimentos de terra.
  • A arquitetura: Quanto maior um pé-direito, mais “presença” o imóvel terá. Portanto, você pode notar que as casas de luxo possuem um pé-direito maior e mais robusto, trazendo sofisticação e diferenciação para a casa. Lembre-se apenas que, costumeiramente, estaremos lidando com o pé-direito duplo, neste caso.
  • Instalações diversas: Tubos de água e de esgoto costumam passar por baixo das lajes, ficando dentro de tetos rebaixados em prédios, na prumada de banheiros.

De maneira geral, estes são os principais pontos que influenciam na definição da altura de um pé-direito.

o que é um pé-direito

Contrate um profissional qualificado

De todo modo, agora você já sabe o que é um pé-direito e pôde ter mais informações quanto ao fato de ser selecionado o tamanho ideal para o projeto. Entretanto, ainda assim devemos enaltecer a importância de contar com um profissional qualificado. Tendo em vista que apenas ele é quem poderá lhe auxiliar em um projeto que considere as normas vigentes e também priorize a beleza e o conforto.

Um pé-direito pode parecer apenas um simples conceito, mas, na prática, é um ponto importante e primordial em qualquer tipo de obra. Ele garante segurança, simetria e resultado.

Leia também: Cimento ou argamassa? O que usar?

Leia também:

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.