O que é policarbonato: 7 aplicações do material

No ramo da construção, saber o que é policarbonato e as aplicações deste material faz muita diferença.

Muitas pessoas não têm conhecimento do que é um policarbonato, e também muitas pessoas já até viram um, mas não sabia que tinha esse nome.

Esse material é até 30 vezes mais resistente que o acrílico e duzentas vezes mais resistente que o vidro, curioso demais, não é verdade? Por esse motivo, ele é bastante usado em várias soluções para comunicação visual: sua resistência.

Sim, o policarbonato é extremamente resistente a colisões e choques, além de ser bastante flexível. 

Essas atribuições fizeram com que o material ficasse muito popular e amplamente adotado nas indústrias de segurança e proteção, e a pouco tempo ele se tornou o favorito para uso de diversos projetos de arquitetura, especialmente para coberturas de garagens, estufas e toldo de policarbonato para jardim de inverno.

Por isso, neste post iremos abordar tudo sobre esse material incrível. Siga a leitura!

O que é policarbonato?

Para dar início, é relevante saber o que é o policarbonato. Ele é basicamente um termoplástico constituído por polímero e particular de carbonatos.

Esse material oferece uma grande durabilidade tanto em espaços internos quanto externos, portanto bastante recomendado para fabricação de painéis de comando, etiquetas de identificação patrimonial, identificação de estoque e logística, placas de sinalização e máquinas, placas de orientações e identificação de marca.

Indicações de uso

Inicialmente, o policarbonato era um material bastante utilizado na indústria em espaços que precisam de segurança e proteção.

No entanto, hoje em dia, ele é muito aplicado em projetos de arquitetura em espaços distintos, especialmente em coberturas de garagens, jardins de inverno, piscinas, estufas e toldo de policarbonato para espaços de lazer.

Além de ser indicado para coberturas, é também utilizado para fechar laterais de espaços que precisam de iluminação natural, porém com proteção.

Esse material também é utilizado em aparelhos urbanos como pontos de ônibus e esquadrias fixas dos metrôs, em razão da sua alta resistência a impactos.

Tipos de policarbonato

Facilmente você consegue encontrar o policarbonato em forma de telhas ou chapas.

Existem 3 tipos de chapas e suas dimensões variam conforme cada tipo de policarbonato e com as especificações distintas do projeto.

  • Chapas alveolares: placas que parecem um vidro canelado. Elas são mais leves, porém menos transparentes;
  • Chapas compactas: placas lisas e mais consistentes e transparentes. Possibilitam a entrada de 90% de luminosidade;
  • Chapas refletivas: são espessas e tem um composto químico que aprimora a eficácia térmica, pois são capazes de refletir até 30% da energia solar.

Dicas de como usar o policarbonato na sua construção

  • Antes de instalar esse material em sua construção é necessário definir qual será o objetivo do local a ser protegido. Aspectos como existência de ventilação, altura do pé-direito, quantidade de luz, etc, vão influenciar na escolha do tipo de policarbonato. Por exemplo, em um local com pouca ou nenhuma ventilação, é preciso que seja utilizado um material com eficiência térmica superior, e em casos em que é preciso manter a privacidade, deve-se utilizar um policarbonato alveolar;
  • Estará cometendo um erro quem instalar coberturas de policarbonato translúcidas em lugares quentes. É importante pensar e dimensionar muito bem as coberturas de policarbonato, do contrário, é possível serem criadas verdadeiras estufas;
  • Cores escuras, como o fumê e o bronze, possuem um menor índice de luminosidade e por essa razão, quando usadas em coberturas, transmitem menos calor;
  • Fique atento! O policarbonato é sensível à abrasão e risca com facilidade. Desta forma, se o ambiente onde for instalado precisa de limpeza frequentemente, o ideal é instalar o material com película anti-abrasiva;
  • Para a limpeza deste material somente utilize água e sabão neutro. Nem pense em utilizar produtos abrasivos ou alcalinos;
  • A instalação do policarbonato deve ser feita através de mão-de-obra especializada, pois será preciso utilizar equipamentos específicos;
  • Uma chapa de policarbonato tem um custo mais alto que um vidro com o mesmo tamanho. Contudo, por ser um material mais leve que o vidro, a estrutura usada compensa essa diferença, uma vez que poderá ser mais barata, por ser menos robusta.

Leia também:

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.