Dicas para Construir uma Kitnet – Quanto custa? Plantas de Kitnet

Se você está buscando por algumas dicas para construir uma kitnet, está no lugar certo! Muito se sabe que este modelo de negócio ou de construção está cada vez mais em alta no Brasil e no mundo. As kitnets não são apenas uma casa pequena. Muitas vezes, elas são consideradas espaços até mesmo gourmet ou de acabamento fino! Tudo dependerá do estilo, propósito e projeto que você tem em mente.

Hoje vamos te ajudar a entender melhor este assunto para que você consiga, de uma vez por todas, tirar seu projeto do papel. Além de boas dicas para construir uma kitnet, vamos falar de valores e também mostraremos algumas ótimas plantas para você se inspirar.

Vamos lá?

Dicas para Construir uma Kitnet

Dicas para Construir uma Kitnet

Já falamos aqui sobre alguns ótimos modelos de kitnet para que você dê um passo nos investimentos ou casa própria. Porém, este é um mercado dinâmico. Ou seja, está sempre em movimentação e sempre há algo novo acontecendo. Hoje vamos te dar algumas boas dicas para construir uma kitnet do zero, levando em conta tudo aquilo que mais é importante desde o projeto, até o os acabamentos finais.

Antes de mais nada, queremos que você entenda que cada projeto é único. Ou seja, não existe uma forma de “tabelar” valores, modelos e plantas de kitnets. Por mais que o termo seja famoso no sentido de construções em massa, é preciso considerar exclusividade e singularidade para cada projeto. É assim com qualquer obra!

Para te ajudar e te guiar por este caminho de aprendizado, separamos uma lista de itens essenciais para pautar seu raciocínio. Ou seja, utilize esta lista como base para entender o que fazer primeiro, o que não fazer, o que pensar, etc.

  • Kitnet para investimento ou para morar;
  • Você vai considerar o valor da mobília?;
  • Os acabamentos são mais do que importantes;
  • Cômodos básicos de uma kitnet;
  • Como otimizar o espaço de uma kitnet?;

Vamos explorar cada tópico de forma detalhada a partir de agora. Vamos lá?

Dicas para Construir uma Kitnet

Kitnet para investimento ou para morar

Antes de mais nada, você precisa ter em mente qual o tipo de projeto que você quer colocar em prática. Uma kitnet pode ser cara ou barata, dependendo do seu propósito. Se você deseja construir uma casa própria, talvez queira personalizar um pouco mais (mais custos). Caso queira montar um projeto para investimento e ganhar com aluguéis, talvez não personalize tanto assim. É tudo uma questão de planejamento.

O planejamento da obra requer estes passos prévios que, por mais que pareçam óbvios, acredite: muita gente não os faz! Então, sugiro que você separe investimento de consumo próprio. Assim você conseguirá otimizar o máximo possível seus gastos com a obra em si e, no caso de investimentos para aluguéis, terá uma rentabilidade maior. Além de que os custos com serviços de arquitetura e engenharia, por exemplo, também podem ser otimizados.

Você vai considerar o valor da mobília?

Sua kitnet será mobiliada ou não? No caso da casa própria, com certeza você precisa considerar este custo na obra. Por mais que a moradia fique pronta e você não tenha os móveis, morar na casa pode ser complicado. E no caso de investimento para aluguel, a mobília pode ser um diferencial competitivo. Mas, não quer dizer que seja um valor agregado muito grande.

As pessoas gostam de ter seus próprios móveis. Mas, ao mesmo tempo, há aquelas que precisam somente morar e não querem se incomodar em ter que comprar mobília. Principalmente se a moradia for temporária. Fazer mudanças longas, pesadas e demoradas muitas vezes não é o objetivo das pessoas.

Se caso você fizer uma kitnet para alugar e mobiliá-la, considere este valor agregado também no aluguel. Seja uma simples cozinha planejada ou um sofá no ambiente, o valor cobrado poderá ser um pouco maior.

Dicas para Construir uma Kitnet

Os acabamentos são mais do que importantes

Conforme mencionamos anteriormente, hoje em dia as kitnets subiram de patamar. Por mais que ainda exista um conceito de que esta é uma moradia simples, provisória, básica e muitas vezes para pessoas de baixa renda, saiba que os modelos gourmet estão cada vez mais em alta. Ou seja, pequenos stúdios de moradia podem ganhar uma decoração e acabamentos incríveis, se assim você quiser.

De todo modo, é importantíssimo considerar no valor da obra os acabamentos básicos: assentamento de cerâmica, janelas, portas, reboco, pintura, etc. Se o seu objetivo for investir para alugar, saiba que quanto mais bonito for o imóvel, maior será também o valor agregado.

Cômodos básicos de uma kitnet

E quais são os cômodos básicos de uma kitnet? Depende do projeto! Mas, basicamente serão três ambientes: cozinha e sala juntas, banheiro e quarto. Nada impede de você montar um projeto personalizado de acordo com seus gostos pessoais, como adicionar mais um quarto ou mesmo fazer uma divisória entre sala e cozinha, ok? Mas, como regra geral, os cômodos básicos são estes.

Como otimizar o espaço de uma kitnet?

Existem muitas formas de otimizar um espaço de uma kitnet e nós recomendamos muito que você assim o faça. Este é um espaço pequeno e quanto mais você conseguir otimizá-lo, melhor. Por exemplo, você poderá instalar móveis sob medida nos cômodos como sala e cozinha. Isto ajudará a ganhar mais espaço, mobilidade e, claro, agregará muito valor.

Além disso, caso sua kitnet seja mobiliada, você também poderá investir em sofás retráteis e mesas de canto. Qualquer centímetro quadrado a mais de espaço será lucrativo de alguma forma para você!

Dicas para Construir uma Kitnet

Quanto custa para construir uma Kitnet?

Conforme mencionamos durante todo o texto, há muitas variáveis que você precisa pensar antes de fazer sua kitnet. E tudo isso influenciará no preço final. Mas, para você ter uma ideia básica, acredita-se que o metro quadrado básico de um projeto de kitnet (construção) esteja em torno de R$ 1.340,00. Se você considerar que uma kitnet pode ter até 30 metros quadrados, você investirá em torno de 40 mil reais para ter a habitação pronta.

Algumas plantas de Kitnet para você se inspirar

E por último, separamos algumas plantas de kitnets para que você inspire-se e comece hoje mesmo a planejar seu investimento ou moradia própria. Aproveite!

planta de kitnet planta de kitnet planta de kitnet planta de kitnet planta de kitnet

Leia também:

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.