É possível construir prédios de madeira? Entenda tudo aqui

Muita gente se pergunta se é possível construir prédios de madeira. Afinal, se a gente reparar no ambiente de construção civil de uma cidade, dificilmente vamos enxergar construções verticais que não sejam feitas de alvenaria. E, como a área da construção civil nos traz muitas curiosidades, esta é mais uma que vamos entender a partir de agora.

Portanto, vamos juntos entender se dá ou não para construir prédios de madeira!

Prédios de madeira – É possível fazer construções verticais utilizando somente madeira?

prédios de madeira

Não só é possível, como construir prédios de madeira é uma das melhores alternativas para aquelas pessoas que buscam ter um cuidado maior com o meio ambiente e com a segurança das pessoas. Isso mesmo, é possível construir prédios de madeira e eles são excelentes alternativas para quem busca uma obra repleta de custo-benefício.

No entanto, é importante entender como isto é possível. Afinal, não é qualquer madeira que pode ser utilizada para obras de engenharia como esta. Somente os tipos de madeira MLC e CLT são indicados para obras verticais. Ou seja, estas são opções de madeira massiva e não qualquer outro tipo de madeira mais sensível. Entenda mais sobre madeira CLT e madeira MLC:

  • CLT: é um tipo de madeira laminada cruzada, que pode ser usada principalmente na estrutura do telhado e na estrutura das paredes. Esta madeira é seca em ambiente de estufa e pode ser produzida através de um tipo de prensagem específica, que vai cruzar diversos tipos de madeira para que haja resistência.
  • MLC: é um tipo de madeira laminada colada, esta é uma madeira específica para a parte estrutural da obra, como vigas e pilares. Ela possui uma resistência vertical maior do que a CLT, pois é tratada de uma maneira que possa receber peso de maneira vertical.

Estes são dois tipos de madeira que possuem bastante resistência não apenas para aguentar peso. Mas também, para aguentar a estrutura em si, que vai precisar receber diversos tipos de cuidados para que não hajam rupturas nas colunas, vigas e paredes.

Continue lendo para entende quais são os reais benefícios dos prédios de madeira.

Benefícios de construir prédios de madeira

prédios de madeira

Se você se surpreendeu com a possibilidade de construir prédios de madeira, vai se surpreender ainda mais com a quantidade de benefícios que este tipo de obra pode oferecer para as pessoas que habitarem o local e também para o meio ambiente em si.

Veja a lista de benefícios:

  • A velocidade da construção será muito maior – O que gera economia no custo da mão de obra;
  • Muito menos peso estrutural para a obra final;
  • A madeira pode oferecer muitos benefícios térmicos para a obra, pois consegue neutralizar calor e frio;
  • Impacto ambiental reduzido de maneira exponencial;
  • Riscos de incêndio reduzidos – Desde que se utilize os acabamentos corretos;

Vamos explicar cada um dos benefícios a partir de agora, para que você possa entender melhor e, quem sabe, começar a planejar a sua obra vertical ainda hoje. Vamos lá?

A velocidade da construção será muito maior – O que gera economia no custo da mão de obra

O primeiro aspecto que podemos considerar como um ótimo ponto positivo de estruturas verticais em madeira, é o fator velocidade. Sim, construir um prédio de madeira pode ser inúmeras vezes mais rápido do que se ele fosse construído de alvenaria e de maneira convencional, como a gente está acostumado.

Esta velocidade de construção está muito associada com o fato de que a madeira já vem pré-fabricada. Ou seja, você não precisa se preocupar em colocar cada tijolo em seu devido lugar. Além de que, uma simples placa de madeira pode cobrir uma parede inteira em questão de poucos minutos, desde que haja um bom planejamento de obra.

Uma obra rápida significa, também, uma economia muito grande de dinheiro. Afinal, a mão de obra está diretamente relacionada com o custo final de cada apartamento.

Muito menos peso estrutural para a obra final

A madeira é leve. Logo, um dos benefícios que os prédios de madeira podem apresentar, é justamente a leveza da estrutura. De maneira geral, uma estrutura muito pesada vai precisar de um fundamento também muito poderoso. Enquanto que um prédio de madeira, justamente por ser muito mais leve, pode ser feito através de outros processos.

O peso estrutural pode não fazer diferença para quem mora no apartamento. Mas para quem está planejando a obra e executando-a, o peso tem um impacto bastante significativo.

prédios de madeira

A madeira pode oferecer muitos benefícios térmicos para a obra, pois consegue neutralizar calor e frio

Além da leveza e da velocidade para ser construído, um prédio de madeira pode oferecer uma excelente condição de controle de temperatura. Ou seja, não é pelo fato de ser madeira que um ambiente será quente demais no verão ou frio demais no inverno. Muito pelo contrário.

O tratamento correto da madeira e a instalação de revestimentos específicos para drenar a temperatura, podem fazer com que madeira consiga reter o clima de forma muito mais precisa. Afinal, a madeira possui isolantes térmicos muito precisos, que muitas vezes são usados com esta única finalidade, como é o caso da cortiça.

Impacto ambiental reduzido de maneira exponencial

Uma obra que se preocupa com o meio ambiente é também uma obra que visa reduzir a emissão de carbono na atmosfera. E este tipo de madeira para construção de prédios verticais é uma ótima alternativa para fazer com que o ambiente consiga filtrar o carbono e, assim, ele não será alojado na atmosfera.

Riscos de incêndio reduzidos – Desde que se utilize os acabamentos corretos

Além de uma ótima estrutura para abalos sísmicos, a madeira também é muito boa para proporcionar mais tempo de segurança para moradores que, eventualmente, tenham suas casas consumidas pelo fogo. A madeira possui um tipo de isolante, que faz com que o fogo demore a se propagar para a estrutura do prédio. Assim, há mais tempo para eventuais rotas de fuga.

E você, gostou de conhecer a possibilidade de construir prédios usando apenas madeira? Deixe um comentário!

Leia também:

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.