Muitas pessoas tem o sonho de adquirir a casa própria, porém os custo para se construir uma casa devem ser colocados na “ponta do lápis”. Os gastos são muitos e hoje em dia são calculados por M2 e não mais por dia ou por projeto como eram antigamente. E você, sabe como fazer o custo de obra por m2? Vamos trazer todas as dicas para você calcular com base na sua cidade.
Custo de obra por M2
Fazendo os cálculos de quanto um profissional de construção irá cobrar por metro quadrado sem o material de construção, esse valor fica em torno de 200 a 300 reais. Essa é a média calculada com base no Brasil inteiro. Os valores são demonstrativos, pois vai depender do profissional e de cada cidade, ou até mesmo das diferentes regiões dentro de uma mesma cidade. Vale lembrar que esse custo de obra por m2 é apenas o valor de cada pedreiro, sem os materiais.
Os custos de uma construção por metro quadrado tem crescido muito. Esse crescimento é resultado dos subsídios oferecidos pelo governo que facilita a construção da própria. Em caso de construções feitas por uma construtora ou pelo programa do governo “Minha casa, minha vida”, os valores já são bem diferentes. O custo de uma construção por m2 vai de 800 até 2.000,00 o metro quadrado. Porém nesse valor estão inclusos todos os materiais de construção, inclusive os materiais de acabamento.

Calculando o custo de obra por m2
Calcular o valor do m2 por construção e registrá-lo corretamente no papel, detalhe por detalhe é uma maneira de saber quanto irá gastar em uma residência. No entanto, o SINAPI (Sistema Nacional de Pesquisas de Custos e Índices da Construção Civil) que é um programa desenvolvido pela Caixa Econômica Federal e pelo IBGE, ajuda e muito nas contas.
O SINAPI juntamente com o IBGE são responsáveis pela coleta de dados, ou seja, pesquisa o preço de materiais e equipamentos de construção nas cidades, com base nos salários das categorias profissionais. A Caixa Econômica Federal realiza pesquisas de métodos de produção, manutenção da base técnica de engenharia, entre outros. Mensalmente, no site do SINAPI: http://www1.caixa.gov.br/gov/gov_social/municipal/programa_des_urbano/SINAPI/convenios.asp são publicadas informações como:
- Relatórios de Insumos e Composições
- Encargos Sociais
- Banco de Insumos
- Banco de Composições
Consulta Pública de: Habitação, Fundação e estruturas; Instalações Hidrossanitárias e Elétricas; Saneamento e infraestrutura urbana.
O sistema do SINAPI é atualizado regularmente. As informações contidas nele são referentes aos dois últimos meses. É importante, sempre que for construir, pesquisar no SINAPI. Outra informação importante é sempre pesquisar o preço de materiais de construção em pelo menos três lojas de construção. Pesquisando encontra-se o preço mais acessível, gerando uma economia muito grande. Procure por materiais ecológicos que são mais baratos e mais fáceis de serem utilizados na construção. Usando tijolos ecológicos na construção, a mesma fica mais em conta do que uma construção com tijolos tradicionais. Os tijolos ecológicos são mais simples e não precisam ser aplicados junto com pilares e vigas. Sendo assim, usam-se menos materiais.
É importante medir os M2 do terreno, pesquisar a mão de obra mais em conta (mas que tenha qualidade) e calcular o preço dos materiais usados. Não se esqueça de estabelecer um contrato com o profissional e tire suas dúvidas quanto ao trabalho desenvolvido pelo mesmo. Veja se esse trabalho está dentro do valor cobrado ou se há algumas manutenções como reboco que são cobrados por fora. O orçamento é muito importante antes de realizar uma construção.
3 Comentários
Bom dia , pessoal sou profissional na área de construção civil. gostaria de me colocar a disposição de todos para eventuais trabalhos. moro em nova Iguaçu rj, tenho uma pag no face ms construções.
Boa noite Elias,
Preciso de fazer uma reforma numa sala comercial na Vila da Penha.
Meu nome é Lucia e meu telefone é 24 99917-0288. Poderia me ligar pra conversarmos?
Olá, será se consigo construir uma casa de 62m2 gastando 60 mil reais?