Pergolado coberto: Modelos e dicas

O pergolado coberto é um estilo de decoração externa que têm ganhado cada vez mais adeptos, isso porque o projeto ganha mais funcionalidade devido à estrutura do telhado, que protege da chuva e garante um toque todo especial na ornamentação.

Ideais para espaço de lazer, os pergolados são estruturas construídas a partir de madeira ou alumínio, criando um ambiente externo aconchegante e perfeito para quintais com piscina.

Você pode criar um espaço com pergolado aberto perto da piscina, ou modelo coberto para ambientes como churrasqueira e área externa para leitura.

Diante das variadas opções de materiais, fica difícil escolher a melhor estrutura para pergolado coberto. Pensando nisso, separamos alguns modelos com dicas de como usar pergolado com telhado harmonizado com sua casa.

Pergolado coberto com vidro

O pergolado coberto com vidro é uma ótima opção para usar em áreas externas, principalmente pelo destaque sofisticado e combinação com a estrutura de madeira. Modelos de pergolados com telhado de vidro permitem a passagem da luz, criando um ambiente iluminado mesmo em dias de chuva.

Neste caso, priorize o vidro temperado que é mais resistente ao trazer mais segurança para quem estará usufruindo do ambiente. Você pode usar essa ideia em um ambiente externo para receber os convidados, como um deck de madeira com bancos e fogueira elétrica como da imagem abaixo.

Pergolado coberto

O resultado é um ambiente privado e aconchegante, podendo ser instalado nos fundos da residência e em combinação com área de churrasqueira. Outras opções de pergolado com cobertura de vidro são na instalação de uma hidromassagem, na garagem para carro e varanda com solário.

Contudo, um ponto negativo do telhado de vidro para pergolado é que o material costuma ser mais caro que as demais opções de telhados para pergolados.

Pergolado coberto com policarbonato

Uma opção mais barata que o telhado de vidro é o pergolado coberto com policarbonato, uma espécie de plástico bem resistente e muito usado como cobertura. Você vai encontrar diversas opções de coberturas com policarbonato, desde espessuras texturizadas e lisas, além de cores diferenciadas.

A placa de policarbonato pode ser instalada em estruturas de madeira, esquadrias metálicas e entre outros materiais. Ela costuma ser leve, por isso, considera-se uma opção rentável para sua cobertura. O resultado é um espaço com pergolado coberto, com passagem para luz do sol e bloqueio de chuvas e impactos.

Entre as grandes vantagens do policarbonato está sua proteção contra os raios solares UV. Promove conforto térmico e as chapas são fáceis de instalar e trocar. A aparência estética combina com o ornamento e não propaga chamas.

Em um espaço limitado para churrasqueira e cultivo de plantas, o pergolado com telha em policarbonato trabalhado é uma combinação incrível. 

Pergolado coberto

O espaço, além de proteger dos raios UV e chuva, também combina com o restante da decoração, basta escolher um modelo de telha como, por exemplo, o fumê, que serve de inspiração para criar um ambiente com luminárias e área para descanso.

Pergolado coberto com telha

Na dica de pergolado coberto com telha você poderá escolher entre dois modelos de cobertura, usando materiais como alumínio e telhas transparentes (policarbonato, PVC ou acrílico). Ao escolher qual a melhor opção para o seu projeto, considere o resultado que deseja obter.

As telhas de alumínio bloqueiam a passagem de luz, sendo necessário adicionar pontos de luz no espaço. No caso da telha transparente, o resultado é um melhor aproveitamento da iluminação natural, inclusive nos dias de chuva.

Contudo, uma das desvantagens da telha transparente é que ela costuma esquentar mais que as demais coberturas, por isso, é aconselhável a instalação de uma manta térmica. Na dica de pergolado coberto com telha de alumínio abaixo, você vai perceber que os pontos de luz foram necessários para manter o ambiente iluminado por mais tempo.

Pergolado coberto

A estrutura mais alta permite que pendentes de luz sejam instalados a uma altura para a circulação das pessoas, distanciando-se da cobertura que poderá esquentar com o contato direto com o sol. Além dos pendentes, as samambaias criam uma inspiração na decoração naturalista, trazendo muito verde e cor para o ornamento com pergolado.

Pergolado coberto com bambu 

Se você prefere manter uma área externa com elementos naturalísticos, o pergolado coberto com bambu é uma ótima alternativa para apostar. A ideia é criar um telhado a partir de bambus finos ou grosso, que bloqueiam o contato direto com sol e parcialmente da chuva, isso porque a estrutura não é eficaz contra umidade, podendo ser um ponto negativo para construir sua cobertura do pergolado.

Apesar disso, a cobertura com bambu no pergolado fica lindíssima, combinando com decorações rústicas e praianas.

Pergolado coberto

Mesmo que o telhado de bambu não proteja 100% sua área com pergolado, não deixe de investir em móveis com materiais próprios para ambiente externo. O tecido acquablock, por exemplo, é uma das opções de materiais para revestir sofás e puffs em áreas externas.

Para uma estrutura mais simples de pergolado, utilize o bambu como vigas de sustentação da cobertura, adicione plantas e arbustos e tenha um espaço externo com estilo praiano de decoração.

Outros materiais para cobrir pergolados

Além das opções de cobertura de pergolados acima, existem outros materiais para servir como telhado desses espaços. Uma dessas alternativas é a tela de sombreamento ou sombrite, muito usada no cultivo de plantas e diversas outras plantações.

A função dessa cobertura é proteger da entrada de sol e ventilação, porém não protege contra as chuvas. As lonas são outras soluções para telhado de pergolado, podendo ser instalada de forma fixa ou com sistema retrátil que permite abrir e fechar a cobertura.

A proposta do pergolado coberto com lona é bem versátil, você pode abrir na quantidade que desejar, protegendo de chuva e contato direto com o sol. Você pode escolher modelos mais simples de lona translúcida para pergolado ou no modelo retrátil, basta determinar o quanto você deseja investir nesse projeto.

Outra sugestão de pergolado coberto é usar palha, ideal para criar ambientes externos mais rústicos e cheios de estilo. Certifique-se que a cobertura estará bem montada e invista em uma decoração para área externa.

Ao escolher este tipo de cobertura, combine com elementos naturais como plantas, sofás e móveis rústicos. Gostou das nossas dicas de pergolado coberto? Então comenta aqui embaixo qual o seu modelo que vai servir de inspiração.

Leia também:

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.