Parede Diafragma – O que é? Qual o custo? Tire suas dúvidas

Se você está pensando em construir ou reformar, certamente já deve ter ouvido falar na parede diafragma. Porém, você sabe o que é este tipo de construção? Quais são as vantagens e desvantagens? E o valor para investir na mesma? Se a sua resposta for não para qualquer um destes questionamentos, então não deixe de acompanhar o nosso artigo de hoje. Pois nele vamos lhe explicar tudo sobre este assunto. Acompanhe a seguir!

parede diafragma

O que é parede diafragma?

Antes de qualquer coisa, você precisa compreender o que é a parede diafragma. Em linhas gerais, a mesma consiste em se realizar, no subsolo, um tipo de muro vertical, com profundidades e espessuras que são bastante variáveis. Trata-se de uma parede constituída de painéis elementares sucessivos ou alternados, de um moo que são aptos a absorver cargas axiais, momentos fletores e empuxos horizontais.

Este tipo de parede pode ter tanto a função estática ou de interceptação hidráulica, sendo que ela poderá ser constituída de concreto simples ou então, concreto armado, pré-moldada ou de coulis. Desde que considere o escopo a que se destinar.

Atualmente, este tipo de parede vem sendo utilizada como uma ótima alternativa para sanar um grande número de problemas nas construções. Entretanto, inicialmente a mesma havia sido elaborada para a construção “cut-off”, de barragens, com o intuito de formar uma interceptação de fluxos de infiltração.

Contudo, podemos destacar ainda dois tipos de paredes de diafragma. Sendo elas:

  • Parede diafragma pré-moldada: As paredes pré-moldadas são constituídas por uma série de elementos feitos a partir do concreto armado, sendo preparadas ou no próprio canteiro ou em usina. Este tipo de painel é armado e dimensionado com o intuito de responder todas as solicitações a que o mesmo será submetido.
  • Parede diafragma plástica: Este tipo de parede nada mais é do que uma barreira vertical escavada com a utilização de uma mistura de cimento, água e bentonita, também conhecida como “coulis”. Possui o objetivo de reduzir a percolação horizontal da água. É imprescindível que a parede penetre na camada de solo impermeável subjacente para que a sua eficiência seja ainda melhor.

Quanto custa?

Na verdade, não podemos destacar um único preço fechado para a construção deste tipo de parede. Justamente porque cada projeto necessitará de determinada profundidade e acabamento específico e, por conta disso, a variação pode ser bem grande. O ideal é que você faça um orçamento com um profissional qualificado, que possa apresentar a melhor solução para a sua obra e, com isso, desenvolver um planejamento interessante com você.

Quais as vantagens e desvantagens?

Agora você já sabe como funciona a parede do tipo diafragma, porém, deve estar se questionando acerca das vantagens que a mesma pode proporcionar verdadeiramente. Por conta disso, elencamos a seguir todos os pontos positivos de você apostar nesta possibilidade para a sua obra. Veja:

  • Ganho de agilidade: Este tipo de técnica costuma agilizar o trabalho em sua obra, e nós sabemos o quanto o tempo é valioso em uma construção, não é mesmo?
  • Ganho de espaço no subsolo: Você proporcionará este ganho ao seu projeto, e tudo isso sem a necessidade de investir em pilastras que sejam enormes.
  • Contenção: O diafragma proporcionará uma contenção em sua obra, impedindo a movimentação do solo e, consequentemente, mantendo a resistência e a segurança. E isso ocorre, inclusive, em grandes profundidades.
  • Não há vibração: Com o uso da parede-diafragma, você praticamente irá “eliminar” a vibração em sua edificação. Assim, haverá uma redução expressiva nas chances de ocorrer danos estruturais provocados pelo deslocamento do solo.
  • Maior segurança desde o início das obras: Independente da região, a parede diafragma proporciona mais segurança. Isso porque onde é preciso escavar em grandes profundidades ou até mesmo abaixo do nível da água, este tipo de parede oferece maior segurança, antes mesmo de iniciar etapas mais avançadas em sua construção.
  • Painéis permanentes: Este tipo de painel poderá até mesmo fazer parte da estrutura permanente da edificação, em determinados projetos.
parede diafragma

Leia também: Tabela de Fios e Amperagem

É notável que este tipo de estruturação para a sua obra pode realmente ser uma ótima pedida. Todavia, precisamos também pensar em quais são as desvantagens de apostar neste tipo de parede, não é mesmo? Em linhas gerais, podemos pensar em duas considerações negativas:

  • Preço: Para algumas pessoas, o valor da parede diafragma pode ser um pouco mais elevado quando comparado com outras alternativas no mercado. Entretanto, é preciso pensar na questão de custo benefício e, inclusive, no longo prazo. Visto que este tipo de estruturação promove uma longa vida útil para a edificação, promovendo mais benefícios.
  • Mão de obra: A mão de obra também pode ser vista como uma desvantagem, uma vez que necessitamos de certa especialidade para que haja eficiência e resultados verdadeiramente positivos. Todavia, novamente podemos perceber como um fator crucial para a longevidade e a resistência da obra.

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.