Como Se Livrar de Cupins, Traças e Formigas?

Ninguém merece ter a casa infestada por pragas, não é mesmo? Aqui você vai aprender alguns métodos de como se livrar de cupins, traças e formigas. Afinal, você merece o melhor conforto dentro do seu lar. E é praticamente impossível aliar conforto com a presença de insetos ou animais indesejados. Portanto, veja as nossas dicas e diga adeus a este problema:

Como se livrar de cupins, traças e formigas?

Primeiramente, precisamos entender que nem todo inseto reage da mesma forma. Dessa maneira, o que pode surtir efeito para eliminar formigas, pode não ser útil para eliminar cupins ou traças. Sendo assim, vamos dividir este artigo em 3 partes, abordando soluções diferentes para ajudar você a se livrar destes insetos.

Todavia, alguns processos para eliminação destes hóspedes indesejados requerem alguns materiais ou cuidados específicos. Você terá de providenciar tudo para concluir com êxito sua dedetização caseira. Acompanhe:

 

como se livrar de cupins traças e formigas

 

Como se livrar de cupins?

Presentes principalmente no verão, cupins não são nada amigáveis dentro de casa. Mesmo em residências de alvenaria, é uma incomodação enorme. Pois não é somente a presença deles que incomoda. Mas sim, a sujeira. Afinal de contas, quem nunca teve a casa repleta de asas de cupins pelo chão? Agora, se sua casa for de madeira, aí o problema é ainda pior. Afinal, não são somente as asas que incomodam. É a deterioração da madeira em si.

A primeira coisa que você precisa fazer, portanto, é identificar a infestação. Como já falamos, pode ser uma infestação passageira, causando sujeira. Ou, uma infestação mais profunda, corroendo móveis e estruturas. Para verificar uma infestação em móveis, você pode fazer verificações manuais. Como por exemplo, dar pequenas batidas na madeira. Se senti-las ocas, é sinal que há cupins por ali. Sendo assim, acompanhe algumas alternativas.

  1. Experimente usar nematoides

Estas pequenas bactérias podem ser compradas em lojas de jardinagem ou, até mesmo, pela internet. A função delas é muito simples: hospedar-se nos insetos e matá-los em 48 horas. Isso mesmo. Basta você colocar as bactérias nos locais suspeitos de infestação e esperar a ação. Certamente será um ótimo aliado para você entender como se livrar de cupins, traças e formigas.

  1. Papelão pode ser um grande aliado

Parece estranho, mas é fato: o papelão pode te ajudar a eliminar os cupins. No entanto, como podemos fazer isso? De um jeito simples. Basta você encontrar um pedaço de papelão e posicionar próximo aos locais infestados. Automaticamente, alguns cupins sairão dos seus ninhos e tocas devido ao cheiro da celulose e entrarão no papelão.

Assim que os insetos estiverem no papelão, basta você descartar o material no lixo ou, até mesmo, incinerá-lo, caso seja viável fazer na sua casa. Entretanto, você pode potencializar ainda mais essa armadilha. Se você molhar o papelão, as chances de os cupins sentirem o cheiro aumentarão. E você terá mais êxito na exterminação dos mesmos.

  1. Veneno industrializado

Outra possibilidade altamente eficaz e simples de você mesmo executar, é tentar acabar com os cupins utilizando veneno. Aqueles tipo industriais, contra insetos. Basta usar uma quantidade razoavelmente suficiente nos locais de possível infestação e aguardar o efeito. Porém, tome alguns cuidados, pois o veneno pode ser tóxico inclusive para seres humanos. Se tiver crianças ou pets em casa, cuidado redobrado.

Como se livrar de traças?

A traça é outro inseto altamente indesejado. Elas vivem principalmente em ambientes escuros e se alimentam de substâncias orgânicas. Você encontrará facilmente elas em guarda-roupas e closets, ou em gavetas que contenham livros. Porém, elas também se escondem ou procuram alimentos em armários de cozinha. Podendo, inclusive, entrar em pacotes fechados de fermentos ou farináceos.

A principal dica é tentar evitar este inseto. Você pode fazer isso mantendo os ambientes sempre limpos e livres de sujidades e umidades. Mas, nem sempre a gente consegue identificar a sujeira em determinados lugares e, quando percebemos, os insetos já estão lá alojados. Portanto, veja como você poderá eliminá-las.

 

como se livrar de cupins traças e formigas

 

  1. Use substâncias naturais

Uma recomendação útil que serve para prevenir e eliminar as traças, é a colocação de substâncias orgânicas no interior dos ambientes. Experimente usar cravo, pimenta do reino ou louro. Faça um teste com uma das três opções e avalie o resultado. Caso não dê certo com uma, experimente com outra. Certamente em algum momento, as traças se afastarão.

  1. Faça uma limpeza geral nos armários

Como já falamos, manter os ambientes limpos é essencial para aprender como se livrar de cupins, traças e formigas. Dessa forma, fazer uma limpeza específica pode ser mais eficaz do que uma limpeza básica. Utilize vinagre, capim limão ou até mesmo limão puro. Misture uma das substâncias com água e borrife nos locais que deseja eliminar a traça.

Sendo assim, levando em consideração que as traças sobrevivem em locais sujos, com cheiro de mofo e se alimentam de matérias orgânicas, nada melhor que eliminar todo o ambiente perfeito para a sobrevivência e procriação delas. Faça isso e note a diferença.

Como se livrar de formigas?

Prometemos ensinar como se livrar de cupins, traças e formigas, não é mesmo? Pois bem, chegou a hora de eliminar as formigas. Todavia, as técnicas que ensinamos anteriormente, são muito eficazes inclusive para outros insetos. E com as formigas não são diferentes. Acompanhe alguns métodos para acabar com elas.

 

como se livrar de cupins traças e formigas

 

  1. A mesma técnica do papelão

Sim, você pode usar a mesma técnica do papelão para acabar com as formigas. Basta colocar uma ripa de papelão próximo do local onde as formigas estão para atraí-las. Como elas também se alimentam de celulose e são atraídas pelo cheiro, você poderá capturá-las facilmente para depois descartá-las.

  1. Use detergente

Isso mesmo. Uma mistura simples de detergente e água também pode ser eficaz no combate de formigas. Basta colocar a mistura em um borrifador e borrifar nos cantos, vincos e buracos em que as formigas possam estar. Além de ser uma substância eficaz, ela é muito simples de fazer e não é tóxica.

  1. Vaselina

Ela será uma ótima aliada para acabar com as formigas. Basta aplicar um pouco nos cantos de locais estratégicos em que as formigas poderiam estar. Como por exemplo, próximo de fruteiras ou substâncias doces. Mas cuidado para não deixar muito próximo de alimentos que você possa consumir.

  1. O cheiro do vinagre vai ajudar a eliminá-las

Bem como a mistura de detergente e água, você também pode usar a mistura de água e vinagre para borrifar no piso da cozinha ou superfícies infestadas pelas formigas. O cheiro e a acidez do vinagre se encarregarão de acabar com elas.

Nunca descarte ajuda profissional

Por mais que existam inúmeras técnicas caseiras para dedetizar um ambiente, nunca descarte a ajuda de um profissional. Afinal de contas, ele vai poder agir de forma ainda mais certeira para, além de conter as pragas, tentar evitá-las no longo prazo. Uma dedetização de qualidade com certeza irá te ajudar a viver em um ambiente mais tranquilo e confortável.

Add Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.