Lareira Elétrica: Como Funciona?

Muito se ouve falar sobre a lareira elétrica, mas na maioria das vezes as pessoas não conhecem os benefícios desta excelente opção. E ainda, acabam confundindo a sua finalidade com a da lareira a álcool, sendo que ambas são projetadas de formas diferentes.

No entanto, preparamos o nosso guia de hoje a fim de garantir que você conheça tudo sobre a lareira elétrica. Em nosso artigo vamos lhe mostrar como ela funciona, qual a taxa de consumo e ainda te ajudar a escolher o melhor modelo para a sua casa.

Acompanhe essas e outras informações logo abaixo, e descubra porque a lareira elétrica é uma ótima opção para o seu lar:

Lareira elétrica versus lareira a álcool

Apesar de serem confundidas, a lareira a álcool e a elétrica possuem, antes de qualquer coisa, uma fonte de sustentação diferente. Se isso é positivo ou negativo, apenas você poderá concluir, de acordo com as suas próprias circunstâncias. Mas, quanto às diferenças, são elas:

  • Lareira elétrica: Este tipo de lareira, como o próprio nome já diz, tem toda a sua sustentação a partir da energia elétrica. Isso mesmo, a partir de um plugue conectado em uma tomada. No entanto, ela não apresenta “fogo de verdade”. Ou seja, não haverá chamas em sua lareira. O que pode ser muito interessante, caso você tenha crianças em casa, por exemplo, considerando que elas tendem a se “encantar” pelo fogo, querendo brincar.
  • Lareira a álcool: Este tipo, no entanto, não necessita de tomada para a sua sustentação energética. Ela ocorre a partir do uso de etanol, o que proporciona a formação das chamas propriamente ditas. Perfeita para quem não tem criança ou animais em casa, já que não haverá o problema de “chamar a atenção”, como mencionamos anteriormente.

 

lareira elétrica

(Foto: Pinterest)

 

Como funciona a lareira elétrica?

Agora que você já conheceu as principais diferenças entre dois tipos de lareira, vamos conhecer detalhadamente o funcionamento da lareira elétrica. Este tipo de lareira é, antes de qualquer coisa, um aquecedor. Sabe aqueles aquecedores portáteis que utilizamos no inverno? Pois é!

A diferença é que a lareira dispõe de uma imagem tridimensional, que “imita” as labaredas do fogo. Em suma, é como se fosse uma verdadeira televisão em 3D que aquece o ambiente, enquanto transparece imagens de fogo.

Inclusive é ainda possível você utilizar apenas a função da imagem. O que isso significa? Significa que você pode utilizar o fogo como um item decorativo para a sua casa! Por exemplo, quando o dia não está tão frio, mas você adora a imagem do fogo, apenas “ligue a sua TV” (pois é como se fosse) e delicie-se com as belas imagens das chamas.

Com diversos modelos de lareira, é possível encontrar aquelas que simulam até mesmo a lenha, com um material de cerâmica que relembra a madeira de fato. Ou simplesmente aquelas que dispõem apenas a função de aquecimento e imagem do fogo.

A lareira elétrica consome muita energia?

Vamos lá: quando pensamos em algo que vá diretamente à tomada, o custo da energia elétrica nos dará respaldo para adquirir, ou não, esse produto, não é mesmo? Afinal, esse fator é muito importante quando buscamos praticidade, decoração e, obviamente, economia.

Acontece que, de maneira geral, não podemos afirmar exatamente se a sua lareira irá ou não consumir muita energia. É óbvio que essa variância ocorrerá de acordo com cada modelo.

No entanto, é possível estabelecer uma média, a fim de que você tenha em mente pelo menos algum subsídio na hora de adquirir a sua lareira. Desse modo, de uma forma ampla, este tipo de lareira costuma consumir cerca de 1,5Kw por hora de funcionamento.

 

lareira elétrica

(Foto: Pinterest)

 

O que faz com que possamos concluir um importante fato: as lareiras elétricas, em sua maioria, podem consumir mais energia elétrica por hora do que um simples aquecedor. Ou seja, a sua escolha deve considerar a decoração que a lareira proporciona, para equilibrar com o custo. Já que, obviamente, o aquecedor dificulta a função decorar, não é mesmo?

Portanto, quando se adquire uma lareira desse tipo, deve-se pensar que não está adquirindo apenas um item com a função de aquecer. Pois, se esse for o único objetivo, então é melhor investir em um aquecedor!

Mas, se você quer algo além, como um item que proporcione conforto visual e deixe o ambiente mais elegante e sofisticado, a lareira será certamente a opção ideal para você.

Onde utilizar a lareira elétrica?

A lareira elétrica é muito prática e pode ser instalada em qualquer ambiente de sua casa! Basta, obviamente, ter acesso a uma tomada. Este é o único pré-requisito de sua instalação. De resto, você é quem decide aonde quer colocá-la.

Lembre-se de considerar a decoração do ambiente, mas em primeiro lugar o conforto. Procure instalá-la no cômodo onde você passa mais tempo. Podendo assim, ser no quarto, na sala, no escritório, etc. Enfim! A decisão é única e exclusivamente sua.

Como escolher o melhor modelo de lareira elétrica?

Para escolher o melhor modelo, no entanto, é preciso pensar em alguns pontos, a fim de garantir a sua total satisfação. Para isso, considere:

 

lareira elétrica

(Foto: Pinterest)

 

A decoração como um todo

Sempre que pensamos em adquirir um novo item para a nossa casa, não podemos simplesmente sair em busca da opção mais barata, não é? A não ser que você não se importe com a disposição dos itens decorativos do seu lar.

Mas se você se importa com a decoração, é claro que deverá primeiro pensar nisso! Portanto, cuidado com as cores e o excesso de peças decorativas no ambiente. A lareira em si já é um item super decorativo, e muitas outras peças podem “pesar” o ambiente. O segredo sempre será a harmonia: de cores, texturas, etc.

Desse modo, certifique-se que a cor da lareira não irá “brigar” com outros itens, por exemplo, se sua decoração é bem rústica, não adianta colocar uma lareira clean, não é?

O espaço para a lareira

Outro ponto importantíssimo é o espaço para a lareira. Ou seja, é preciso planejar bem a fim de não “amontoá-la” em um ambiente muito pequeno. Pois o que era para ser bonito, pode catastroficamente se tornar algo esteticamente comprometido.

Portanto, se o seu quarto é muito pequeno e você pensa em colocar a lareira nele, procure se desfazer de algum móvel não tão útil! E ainda opte por opções de lareiras elétricas pequenas ou até mesmo as mais portáteis e compactas.

O local para a lareira

Sabia que o local não é o mesmo que o espaço? O local diz respeito onde a lareira estará em disposição, a fim de garantir o melhor aproveitamento de sua funcionalidade. Ou seja, procure instalá-la de um modo que o seu aquecimento se dissipe exatamente na direção desejada.

No quarto, por exemplo, é claro que ela precisa estar mais próxima da cama, apontando para a mesma. Assim você se mantém aquecido a noite toda. Não dá para simplesmente colocá-la apontando para o guarda-roupa, por exemplo, pois o efeito não será tão interessante, não é? Portanto, planeje bem!

Modelos de lareira elétrica

Agora que você já sabe tudo sobre lareira elétrica, é hora de conhecer lindos modelos para te inspirar! Veja as imagens que separamos para você:

 

(Foto: Pinterest)

(Foto: Pinterest)

(Foto: Pinterest)

(Foto: Pinterest)

(Foto: Pinterest)

(Foto: Pinterest)

(Foto: Pinterest)

(Foto: Pinterest)

 

Add Comment