Como preparar o ambiente para instalar ar condicionado

Você sabia que é preciso entender como preparar o ambiente para instalar ar condicionado antes de simplesmente apostar neste tipo de aparelho? Pois é! Isso porque este tipo de equipamento precisa de condições precisas para que seu desempenho seja o melhor possível, além de promover a economia na conta de luz.

Afinal, não é simplesmente instalar e pronto. É preciso deixar tudo dentro dos conformes. Abaixo lhe explicaremos todos os detalhes.

como preparar o ambiente para instalar ar condicionado

Como preparar o ambiente para instalar ar condicionado

Vamos lhe dar todos os detalhes de como preparar o ambiente para instalar ar condicionado e assim criar cômodos confortáveis e fresquinhos para toda a sua família.

1- Entenda as partes do ar condicionado e escolha o melhor local

É muito importante que antes de qualquer coisa você entenda quais são todas as partes de um ar condicionado. E, primordialmente, isso considera o equipamento que ficará do lado de dentro da casa, e o que estará do lado de fora.

É preciso encontrar um local em que a distância entre um e outro não seja tão grande, tendo em vista que quanto mais longe, mais materiais de construção e ligação serão necessários. E assim, mais cara será a instalação, consequentemente.

Para que você possa compreender melhor a escolha do local, atente-se para todos os materiais que serão necessários na instalação:

  • Tubos de alumínio ou cobre com bitolas e espessuras que sejam adequadas à carga térmica que você escolherá. Ou seja, a tubulação (também chamada de frigorífica) precisa estar dentro do padrão adequado para a potência do seu ar condicionado.
  • Tubulação com a fiação elétrica, apresentando os cabos dimensionados de acordo com a carga do condicionador, além do uso de um disjuntor exclusivo para o aparelho.
  • Tubos de PVC que serão utilizados para a drenagem da água que o aparelho gera, ligando-o à rede pluvial da casa.
como preparar o ambiente para instalar ar condicionado

2- Faça a tubulação “escondida”

Se você estiver construindo a sua casa, experimente fazer a tubulação do ar condicionado “escondida”. Assim você não terá que se preocupar com a mesma exposta ou com perfurações na parede para propor a instalação do aparelho.

Mas sim, poderá incluir os canos já neste momento, e assim deixará tudo mais organizado e discreto. Para isso, no momento em que for feita a instalação hidráulica da sua casa, poderá escolher onde ficará o seu ar condicionado e assim preparar o encanamento do mesmo.

Entretanto, você poderá ainda investir em cálculos mais precisos para escolher os melhores espaços em todos os ambientes da sua casa. Deixe todos adaptados para receber o ar condicionado e, assim que necessária, faça a instalação discreta e adequada no ambiente.

3- Calculando a capacidade do seu ar condicionado

Feita as apropriações anteriores, é preciso que você comece a pensar na capacidade do ar condicionado que você irá escolher para a sua casa. Afinal, ele precisa estar dentro dos parâmetros adequados para ter um bom funcionamento e assim, inclusive, economizar energia.

 

 ÁreaSe bate sol só de manhã -Quantidade de BTUsSe bate sol à tarde ou o dia todo – Quantidade de BTUs
9 m²75009000
12 m²900010000
20 m²1000012000
25 m²1200015000
30 m²1500018000
40 m²1800021000
50 m²2100030000
60 m²2200030000

4- Local de instalação

Quando você decidir o local de instalação do seu ar condicionado, é imprescindível que você também se atente para alguns cuidados estratégicos. Por exemplo, procure não posicionar a saída de ar em uma direção na qual haja um contato direto e intenso com a luz do sol. Visto que este tipo de posicionamento pode ser prejudicial para o equipamento.

Além disso, não coloque o seu ar condicionado sobre materiais elétricos, como televisores, computadores e afins. Isso porque caso haja qualquer problema na evacuação de água, pode ser que a mesma venha para o lado de dentro e escorra sobre os equipamentos elétricos. E é claro que queremos evitar um curto circuito, não é mesmo?

Por isso, atente-se sempre para cada detalhe importante da área na qual você estará implantando o seu ar condicionado. Ele precisa estar estrategicamente posicionado para funcionar mais efetivamente, sem riscos para demais aparelhos e pessoas que circulam por ali.

5- Fiação exclusiva

Outro cuidado muito importante que você precisa ter é com relação à fiação elétrica do seu ar condicionado. Para saber como preparar o ambiente para instalar o ar condicionado você deve, de fato, atentar-se para a carga de energia que será necessária para ele.

Por conta disso, é altamente recomendado que haja uma fiação exclusiva para o aparelho. Assim ele terá o seu próprio disjuntor e diminuirá as chances de acontecerem acidentes e quedas de energia por conta da sobrecarga, por exemplo.

Portanto, procure sempre fazer este tipo de acabamento para gerar algo mais seguro, forte e menos propenso à quedas de energia.

6- Atente-se para a qualidade da marca

Depois que todos os pontos forem postos em prática, é hora de começar a pensar na qualidade da marca do aparelho. Sim, pois não dá para simplesmente cuidar de todos os detalhes anteriores e apenas deixar este importante item de lado, não é mesmo?

Pois de nada adianta você simplesmente preparar o ambiente mas não escolher uma opção que seja adequada de equipamento. Para tanto, pesquise sempre por resenhas e informações sobre as marcas. Além disso, converse com pessoas conhecidas e até mesmo profissionais.

Quem já tem certa experiência com o equipamento sabe quais são as melhores marcas do mercado para tal finalidade. Considere, portanto, o conhecimento dessas pessoas.

7- Contrate uma empresa especializada

Por fim, tenha o cuidado de contratar uma empresa que seja especializada no ramo. Afinal, neste caso, o barato pode acabar saindo caro, não é mesmo? Portanto, escolha uma empresa que seja qualificada e reconhecida no mercado, para assim ela ser responsável por sua instalação.

Se você considerar todos estes passos de como preparar o ambiente para instalar ar condicionado, certamente você terá ótimos resultados. Aposte nessas ideias e cria ambientes confortáveis e aconchegantes com aparelhos potentes e bem selecionados.

Para ler mais tarde: Como ligar interruptor duplo – Passo a passo

Leia também:

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.