Reparo em rachaduras na parede: Como fazer?

Você sabe como fazer um bom reparo em rachaduras na parede? Antes mesmo de colocar a mão na massa, você precisa ter em mente diversos critérios técnicos que vão te ajudar a resolver este problema de maneira definitiva. Caso contrário, a rachadura poderá aparecer novamente em poucas semanas.

No artigo de hoje, vamos entender o passo a passo de como você poderá fazer este reparo sem gastar muito e deixar a parede da sua casa novinha em folha.

Acompanhe!

Reparo em rachaduras na parede: Como fazer?

reparo em rachaduras na parede

Para fazer o reparo em rachaduras na parede, você vai precisar de uma boa análise da situação, alguns materiais que você encontra em lojas de material de construção perto da sua casa e, claro, força de vontade para fazer acontecer.

Portanto, antes de mais nada, é bem importante que você faça uma análise crítica da rachadura. Muitas vezes uma rachadura na parede não está relacionada apenas a situação em si. Ou seja, a rachadura pode ser, muitas vezes, apenas a consequência de um problema maior.

Então, você deve, antes de mais nada, se atentar para os motivos que são os reais causadores deste problema.

Uma rachadura na parede pode ser causada por infiltração no encanamento, infiltração pelo clima, execução mal feita de um projeto de engenharia, um projeto de engenharia mal feito, falha na escolha de materiais, falta de impermeabilização da parede, entre outras coisas.

Além disso, algum movimento do terreno também pode causar a rachadura. Esta, por sua vez, ocorre de maneira mais repentina e rápida. Se a terra tremer, mesmo que de maneira muito sutil, como após a passagem de um caminhão na rua, a parede pode rachar.

Portanto, identificar o causador da situação é o que vai fazer o problema ser resolvido. Só rebocar por cima, não vai adiantar. Por isso, depois que você conseguiu decifrar o que causou o problema, siga estes passos para fechar a rachadura.

Abra a trinca com um ângulo em forma de V

O primeiro passo para que você possa começar a fazer o reparo da rachadura, é abrir ela de maneira estratégica. Não adianta só preencher com massa ou mesmo abrir ela de maneira reta, pois isto não vai resolver o problema. Mas, por que não vai resolver o problema?

Basicamente, toda e qualquer massa de reparo deve ter algum tipo de ligação com potência suficiente para que o buraco não abra novamente. Ou seja, se você tentar só colocar a massa em cima da massa antiga ou mesmo preencher a rachadura com cimento, em poucas horas o cimento poderá rachar novamente, pois a liga não será boa o suficiente.

Para resolver este problema, você precisa fazer um corte diagonal na rachadura, de modo a abri-la em formato de V. Ou seja, isto vai fazer com que a massa não se concentre unicamente em uma extremidade para fazer a liga – mas sim, em várias regiões da parede.

Isto ajuda o concreto durar mais e não rachar novamente no espaço em que está sendo inserido. A abertura em V garante uma maior liga da massa no concreto antigo.

Insira algum tipo de vedante no interior da trinca

reparo em rachaduras na parede

Depois que você fizer a abertura em V, conforme o tópico anterior, é muito importante que você insira algum tipo de vedante na região da rachadura. De preferência, acrílico.

Sem o vedante acrílico, pode ser que a rachadura volte a aparecer em poucas semanas, mesmo que o problema que causou a rachadura já tenha sido resolvido – como uma infiltração na parede ou outro tipo de problema relacionado.

O vedante acrílico garante que aquela rachadura estará totalmente vedada para outros tipos de materiais que possam, de alguma maneira, comprometer o reboco que você fizer depois, para finalizar o projeto. Então, não abra mão deste processo, pois isto será totalmente determinante para o sucesso do reparo.

Para aplicar a vedação, basta usar a própria bisnaga que você comprou em uma loja de materiais de construção da sua preferência e credibilidade.

Preencha a trinca com massa

Agora que a vedação já foi feita, você pode começar a fazer o preenchimento da rachadura com uma massa de concreto. Preferencialmente, opte por um tipo de cimento para reparos ou para reboco. Estes dois tipos são os mais indicados. Inclusive, você pode usar argamassa – que é ainda mais fina.

Evite usar massas ou fazer um concreto com brita ou pedras muito espessas, pois isto pode fazer com que a sua parede rache novamente em poucos dias – além de que não é a melhor solução para fazer os acabamentos depois.

Com uma colher de pedreiro, coloque o cimento na rachadura até que ela fique preenchida completamente. Não hesite em colocar bastante massa para tampar todos os buraquinhos que eventualmente estiverem na rachadura. Estes buracos podem desencadear outra sequência de rachaduras depois!

Dica: se a rachadura for muito espessa, você posa colocar uma tela de poliéster no buraco ou mesmo em cima da rachadura. Isto ajuda a manter o concreto uniforme e a “emenda” ficará mais firme com o concreto que já existe na região da parede.

Faça novamente o reboco da parede com a massa de sua preferência

reparo em rachaduras na parede

E por fim, é hora de fazer os acabamentos. Ou seja, o reboco. Para isto, você pode usar massa de reboco convencional ou até massa corrida. Aqui, vai depender do acabamento que a sua parede já recebeu anteriormente.

Os acabamentos somente devem ser feitos depois que o concreto já estiver seco, ok? Caso contrário, você poderá comprometer a estrutura e o desenvolvimento do projeto em si.

O reboco pode ser feito, inclusive, no momento que você está preenchendo a rachadura com massa. Afinal, basta que você deixe a parte externa bem lisa e pronta para receber a pintura.

Importante: nunca hesite em procurar um profissional de engenharia civil para avaliar a rachadura antes mesmo de você fechá-la, ok? A rachadura pode ser reflexo de um problema estrutural mais grave que eventualmente precisará ser corrigido.

Leia também:

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.