Como Instalar Caixa D’água – Passo a Passo

Dentre alguns trabalhos caseiros, como instalar caixa d’água é algo que pouca gente conhece. Além de não ter noção de como fazer isso, mal sabem que podem economizar um bom dinheiro com encanador fazendo do jeito correto. Aprenda no artigo de hoje a fazer você mesmo a instalação.

Como instalar caixa d’água

Se você é dos que gostam de fazer trabalhos de construção, reformas ou decoração na sua casa, certamente este artigo é pra você. Ou então, se você quiser economizar um pouco com a mão de obra, você também está no lugar certo. Afinal, aprender como instalar caixa d’água é muito simples.

Entretanto, você vai precisar estar ciente de que o trabalho pode levar tempo. Além de que, você precisará certificar-se de comprar os produtos corretos. Mas, fique tranquilo. Você aprenderá tudo por aqui. Portanto, acompanhe o passo a passo.

Recomendamos que você, antes mesmo de começar a instalação da caixa d’água, separe todos os materiais necessários. Vamos fazer uma lista de todas as ferramentas que você vai precisar. Assim você conseguirá se organizar e executar o projeto do início ao fim.

 

como instalar caixa d'água

 

O que você vai precisar?

Pegue lápis e papel. É hora de anotar tudo que você vai precisar providenciar para aprender como instalar caixa d’água de forma simples, autônoma e rápida.

  1. A caixa d’água. Pode ser o tamanho que você desejar ou couber no local de instalação;
  2. Kit caixa d’água. É composto pelos canos necessários para montagem;
  3. Serra-copo com 2 tamanhos;
  4. Fita veda rosca;
  5. Cola para canos;
  6. Uma lixa de canos;
  7. Um pedaço de lona no diâmetro da caixa d’água;
  8. Chave para apertar rosca de cano.

Estes são os materiais básicos que você precisará para iniciar e executar o projeto do início ao fim. Todavia, você encontrará eles em qualquer loja de materiais de construção. Pode ser a loja de sua confiança ou a que estiver mais próxima da sua casa. O importante é comprar tudo para ter tudo em mãos na hora que precisar.

No entanto, embora seja simples você aprender como instalar caixa d’água, não quer dizer que você não terá trabalho. Assim como todos projetos autônomos, você precisará se dedicar ao projeto. Somente assim você terá sucesso e não precisará refazer todo trabalho no futuro. Quando se trata de uma instalação importante e fundamental para o funcionamento da sua casa, recomendamos que você preste muita atenção em todos os passos.

1- Começando a instalação

Agora que você já possui todas as ferramentas e materiais certos para o serviço, podemos iniciar o projeto de instalação. A primeira coisa a se fazer, é estruturar o local de instalação da caixa d’água. O recomendado é que ela sempre fique em uma posição elevada. Só assim, há garantia de pressão na água dentro de casa. Afinal, fazer a água descer é muito mais fácil, não é mesmo?

No entanto, este local precisa ser previamente preparado. Recomendamos que a superfície onde a caixa d’água for instalada seja revestida. Seja de cimento liso ou seja com um deck de madeira. O ideal é que ela fique completamente reta e estática. Recomendamos limpar bem a área e, depois, estender uma lona para o equipamento ficar em cima. Entender como instalar caixa d’água sem danificá-la é fundamental.

Agora que você já posicionou a caixa d’água, está na hora de prepará-la para receber os canos necessários. Estes canos virão no kit que você comprar na loja de materiais de construção. Como eles vendem estes materiais específicos para a instalação, você terá tudo que precisa.

Com a serra-copo, você vai abrir 4 buracos na caixa d’água. 2 na parte de cima e 2 na parte de baixo. O local para estes buracos já estará demarcado no produto. Basta perfurá-los de maneira cautelosa, para evitar danos na caixa. No entanto, você notará que a beirada dos buracos que você fizer, ficarão com uma rebarba. Porém, você pode usar uma lixa para eliminá-las de forma que as extremidades fiquem lisas.

 

 

Sendo assim, você verá que muita sujeira se acumulará no interior da caixa d’água. Não tem problema pois, depois, você fará uma limpeza completa antes de iniciar a utilização dela. Por enquanto, podemos manter a sujeira por lá.

2- Fazendo as conexões necessárias

Neste momento, com os 4 buracos prontos, você irá colocar os canos conectores. Serão os canos que farão a ligação com o interior e o exterior da caixa d’água. Como estes canos possuem uma rosca, você poderá usar uma chave para rosqueá-los e apertá-los. Assim sendo, quando você terminar de instalar as conexões com roscas, a caixa d’água está pronta para receber os canos responsáveis pela introdução e extração da água.

No seu kit caixa d’água, devem vir algumas peças. Uma delas, deve conter um cano com registro. Este cano com registro, deverá ser colocado em um conector superior da caixa d’água. É ele quem irá trazer a água da estação para dentro do recipiente. E você poderá controlar a entrada com o registro, conforme for necessário.

Após a instalação do cano com registro, você terá que fazer a instalação do chamado “ladrão”. Ele é composto por um cano simples, joelhos e T’s. Esta parte do processo servirá para equilibrar a água que tiver dentro. Ou seja, se a boia que vamos instalar não funcionar, a água sairá por este cano. Deixe-o na parte superior da caixa d’água.

Em um dos conectores inferiores, você terá que instalar uma saída simples de água. É por onde você fará eventuais limpezas, esvaziando a caixa d’água quando necessário. Além disso, será também na parte inferior que você instalará o conector de distribuição de água para a casa. Pra resumir e se tornar mais fácil o entendimento: Você precisará de 2 conexões inferiores e 2 superiores. As superiores serão para receber água e despejá-la, caso a boia falhe. As inferiores, serão para limpeza e abastecimento de água para a casa.

3- Instalando a boia

Por último mas fundamental para o funcionamento correto, precisamos instalar a boia. Afinal, você aprender como instalar caixa d’água inclui uma boa instalação da boia. No entanto, você precisará tomar cuidado para instalar corretamente. Pois ela será responsável pelo correto abastecimento e controle de água interno.

Todavia, a boia também é simples de instalar. Basta rosqueá-la ou prendê-la (dependendo do modelo), sob o cano de entrada de água. Assim que ela chegar ao limite e subir, ela automaticamente fará o bloqueio do cano e controlará o volume interno.

Caixa pronta para receber água

Sua caixa d’água está praticamente pronta. O que você precisa fazer agora, é a limpeza completa da parte interna para não ficar resíduos e rebarbas dos canos que você cortou ou outras sujidades que possam comprometer a qualidade da água. Com os canos todos instalados e agora sim, com a caixa limpa, é hora de conectar o cano que vem da distribuidora e abrir o registro.

 

 

Além disso, o que você precisa entender sobre como instalar caixa d’água, é que os canos e precisam estar 100% vedados. Neste processo, você deverá usar cola e fita veda rosca suficiente em todas as conexões necessárias. Isso ajudará a dar aderência suficiente. Afinal, não queremos que a água vaze, não é mesmo? Se tiver qualquer dúvida, pode comentar aqui que vamos lhe ajudar. Outro ponto fundamental, é nunca esquecer de fechar a caixa com a tampa. Isso também evita sujeira e procriação de mosquitos maléficos. Boa sorte com o seu projeto.

Add Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.