Como Tirar ar do Cano? Aprenda Seguindo esses Passos!

Problema recorrente em algumas residências, a entrada de ar no cano atrapalha a distribuição da água da caixa pela tubulação da casa, fazendo com que ela não chegue a determinados pontos do imóvel, deixando os moradores sem água durante um bom tempo. Pensando nisso que criarmos esse material, para você aprender a como tirar ar do cano.

Como tirar ar do cano
Como tirar ar do cano? Siga esses passos (Foto: Pixabay)

A entrada de ar na tubulação acontece em determinadas situações que levam à interrupção da distribuição de água, como por exemplo quando é realizada a limpeza periódica da caixa d’água, nos casos de suspensão da água da rua ou quando o registro do imóvel é fechado voluntariamente para a realização de um conserto no encanamento.

Em ocasiões como essas, o ar acaba entrando pela tubulação e, quando a água volta, ela não consegue chegar ao chuveiro e às torneiras, mesmo a caixa d’água estando cheia novamente. Como tirar ar do cano? Para resolver esse problema, siga as dicas abaixo!

Como tirar o ar do cano

Para tirar o ar do cano de água, há alguns truques bem simples e práticos, que ajudam a eliminar o problema em pouco tempo. Primeiramente, é necessário encontrar um lugar onde seja possível tirar o cano, registro ou tubo acoplado à tubulação do imóvel.

Como tirar ar do cano
Uma das opções é removendo a conexão do vaso com caixa acoplada (Foto: Pixabay)

Possui um vaso sanitário com caixa acoplada em casa? Esse modelo é uma ótima opção para o trabalho. Retire a conexão entre o cano da parede e o tubo ligado ao vaso (é só desenroscar o tubo ligado ao cano) até que a água comece a jorrar. Não se esqueça de colocar um balde próximo à parede para receber a água e evitar molhar o piso.

Deixe a água sair até que esteja um fluxo bem forte, e então feche novamente a conexão. Em seguida, abra as torneiras e ligue o chuveiro, para conferir se o fluxo de água voltou ao normal.

Outras dicas

Entre as dicas para tirar ar do cano, outra opção muito usada é a remoção do registro do chuveiro. Para tanto, você vai precisar de algumas ferramentas, como chave de fenda, chave de boca ou chave de grifo.

Retire o registro até que a água comece a jorrar (use um balde para aparar a água) e deixe-a sair até ficar com um fluxo mais forte. Coloque o registro de volta na parede e faça o teste para verificar se a água já está saindo normalmente.

Como tirar ar do cano
Você também pode tentar remover o registro do chuveiro (Foto: Reprodução internet)

Existe também a possibilidade de remover o registro da ducha higiênica, caso você possua esse acessório em seu banheiro. Basta seguir os mesmos passos acima, utilizando as ferramentas e o balde.

E para prevenir a entrada de ar no cano, lembre-se de fechar o registro geral sempre que houver cortes de água no imóvel ou for realizada alguma manutenção ou conserto. Só volte a abrí-lo 20 minutos depois do retorno da água ou do fim do conserto. Isso evita que a água empurre o ar para dentro da tubulação.

Como tirar ar do chuveiro

Para tirar o ar do chuveiro é muito simples. Entretanto, é importante que você cumpra o procedimento com o mesmo desligado, ok? Ou seja, sem estar conectado na tomada, ou então, que permaneça na opção de desligado, no próprio aparelho. Feito isso, você deverá abrir bem o chuveiro, além de puxar a descarga no seu banheiro e abrir as torneiras da pia. Assim, pouco a pouco o ar vai saindo, renovando a pressão do seu chuveiro.

Como tirar ar do encanamento

Para retirar o ar que possa se acumular no encanamento, de maneira geral, você pode simplesmente retirar o registro do seu chuveiro. Esteja preparado com um balde, para receber a água que sairá dali. Assim que houver uma pressão bem forte, rojando da saída do registro, você poderá fechar o mesmo e será o momento de testar o fluxo de água em torneiras e descargas, por exemplo.

Como tirar ar do cano de água

No caso dos canos de água, a medida pode ser bem parecida. Você deverá encontrar um registro em sua casa que possa ser removido. Ao ser removido, você deverá esperar que o mesmo comece a jorrar água em uma pressão interessante. Quando isso acontecer, feche-o e teste o fluxo de água em outras aberturas em sua casa.

Como tirar ar da tubulação

Se você tem notado ar na tubulação da sua casa, a solução é bastante simples. Você poderá seguir as instruções que demos anteriormente. Para isso, basta você encontrar um ponto próximo da tubulação que tem apresentado este ar em excesso, e abrir o registro ali. Permitindo que a água roje bastante, até que o ar saia e o fluxo volte ao normal.

Aparelho que tira ar da tubulação

No mercado, é possível encontrar aparelhos que evitam a entrada de ar na tubulação e que também prometem reduzir o valor da conta de água. Eles são conhecidos como válvula bloqueadora de ar, eliminador de ar, bomba d’água e suspiro de ar, entre outros nomes.

Porém, a eficácia desses aparelhos não é 100% comprovada, e, além disso, eles podem contaminar a água, se não forem instalados corretamente. Caso opte pelo uso de um desses produtos, procure profissionais especializados na instalação.

Leia também:

26 Comentários

  • Agradeço imensamente a dica! Fiz o que recomendou com o cano da caixa acoplada e deu certo!!

    • Rodrigo nós fizemos o que vc indicou e não saiu água , estamos sem água no banheiro e nen com a bomba sai água, as caixasestao cheias.

    • Bom dia, o meu caso , é só na cozinha, o que posso fazer? Abraço Hélio

  • Nossa muito útil parabéns deu certo !

  • Muito obrigada!!
    Este post é muito úti.

  • Muito obrigado! Consegui tirar o ar da tubulação aqui de casa retirando o registro do chuveiro! Valeu!

  • realmente funciona, mto util a dica da caixa acoplada.

  • Por favor o que fazer se está entrando ar ar várias vezes ?
    E toda semana não sei o que faço…

    • Ola, seguindo o que já foi falado retire o ar com as dicas acima. Antes de fazer reparos, fechar o registro geral de saída das caixas de água antes de fazer limpeza. Se é frequente, é bom verificar a disposição e a bitola dos tubos de distribuição dentro de casa.

  • comigo nao funcionou

  • Agradeço imensamente essa dica!Salvou o nosso carnaval!

  • Muito obrigado amigo. Resolveu meu problema com a solução da caixa acoplada. Obrigado de coração.

  • Muito obrigado pela dica, retirei o acesso do vaso encoplado… ajudou muito e agora poderei tomar banho quente de novo…

  • Você me salvou André muito obrigada

  • Muito obrigado! Deu certo!

  • Ao autor desse útil tutorial o meu muito obrigado. Tirei a conexão da caixa acoplada ao vaso e funcionou! Estava há 4 dias sem água no meu estabelecimento.

  • O meu problema é q não chega água na válvula hidra nao e acoplada,foi depois de eu fechar a torneira da caixa dágua,qdo abri não veio mais água na válvula hidra,e diminui bastante a água da torneira da pia da cozinha,sera q é ar,e o que devo fazer,ja q a minha é Válvula hidra luxo?

  • Boa tarde ,no meu encanamento tem muito ar ,quando dou descarga na válvula Docol ,faz muito barulho , já fiz de tudo , já fechei o registro da rua mesmo assim não para ,o que devo fazer

  • O meu problema é só na torneira do tanque que vem água para máquina de lavar vem direto não vem da caixa.

  • Já testevai varias coias para fazer a agua voltar.. tudo que já foi dito aqui nesse site eu já fiz… até hoje oq deu mais certo pra mim foi retirar a valvula do registro do chuveiro, conectar uma mangueira, ligar a agua que vem da rua nessa magueira fazendo sentido contrario… ou sejá… “jogar” a agua da rua diretamente onde fica o registro do chuveiro…. deixe os registros todos abertos… depois de alguns minutos abra as torneiras da casa e deixe cair a agua por algum tempo… depois feche todas as torneiras e aguarde mais alguns minutos… depois disso é so retirar a mangueira da agua da rua e observar se a agua da caixa vai sair onde vai o registro do chuveiro… casa esteja saindo é só conectar tudo no lugar… Já fiz isso em 3 casas diferentes e sempre da certo, porém não é uma solução definitiva pois com um tempo dá entrada de ar novamente.

  • Boa noite á minha água chega ao registro mais vem do hidrometro com muita força e não chega até até á caixa

  • Resolvi meu problema retirando o cano que vai na cx de descarga, o que fica na parede. Deu super certo era ar mesmo… Resolvido.

  • Ótima dica, funcionou muito bem e salvou nosso banho. Retirei o registro do chuveiro. Obrigado.

  • DESDE JA DIGO QUE ESTOU MUITO FELIZ COM O ARTIGO OBRIGADO MESMO.

  • Colocamos um registro no cano no tanque, e agora só sai um pouquinho de água … Não sobe o suficiente para as torneiras

  • Deu certo tem, muito obrigado! Segui a dica da caixa acoplada!

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.