Como tirar ar do cano? Siga esses passos

Problema recorrente em algumas residências, a entrada de ar no cano atrapalha a distribuição da água da caixa pela tubulação da casa, fazendo com que ela não chegue a determinados pontos do imóvel, deixando os moradores sem água durante um bom tempo.

Como tirar ar do cano

Como tirar ar do cano? Siga esses passos (Foto: Pixabay)

A entrada de ar na tubulação acontece em determinadas situações que levam à interrupção da distribuição de água, como por exemplo quando é realizada a limpeza periódica da caixa d’água, nos casos de suspensão da água da rua ou quando o registro do imóvel é fechado voluntariamente para a realização de um conserto no encanamento.

Em ocasiões como essas, o ar acaba entrando pela tubulação e, quando a água volta, ela não consegue chegar ao chuveiro e às torneiras, mesmo a caixa d’água estando cheia novamente. Como tirar ar do cano? Para resolver esse problema, siga as dicas abaixo!

Como tirar o ar do cano

Para tirar o ar do cano de água, há alguns truques bem simples e práticos, que ajudam a eliminar o problema em pouco tempo. Primeiramente, é necessário encontrar um lugar onde seja possível tirar o cano, registro ou tubo acoplado à tubulação do imóvel.

Como tirar ar do cano

Uma das opções é removendo a conexão do vaso com caixa acoplada (Foto: Pixabay)

Possui um vaso sanitário com caixa acoplada em casa? Esse modelo é uma ótima opção para o trabalho. Retire a conexão entre o cano da parede e o tubo ligado ao vaso (é só desenroscar o tubo ligado ao cano) até que a água comece a jorrar. Não se esqueça de colocar um balde próximo à parede para receber a água e evitar molhar o piso.

Deixe a água sair até que esteja um fluxo bem forte, e então feche novamente a conexão. Em seguida, abra as torneiras e ligue o chuveiro, para conferir se o fluxo de água voltou ao normal.

Outras dicas

Entre as dicas para tirar ar do cano, outra opção muito usada é a remoção do registro do chuveiro. Para tanto, você vai precisar de algumas ferramentas, como chave de fenda, chave de boca ou chave de grifo.

Retire o registro até que a água comece a jorrar (use um balde para aparar a água) e deixe-a sair até ficar com um fluxo mais forte. Coloque o registro de volta na parede e faça o teste para verificar se a água já está saindo normalmente.

Como tirar ar do cano

Você também pode tentar remover o registro do chuveiro (Foto: Reprodução internet)

Existe também a possibilidade de remover o registro da ducha higiênica, caso você possua esse acessório em seu banheiro. Basta seguir os mesmos passos acima, utilizando as ferramentas e o balde.

E para prevenir a entrada de ar no cano, lembre-se de fechar o registro geral sempre que houver cortes de água no imóvel ou for realizada alguma manutenção ou conserto. Só volte a abrí-lo 20 minutos depois do retorno da água ou do fim do conserto. Isso evita que a água empurre o ar para dentro da tubulação.

Aparelho que tira ar da tubulação

No mercado, é possível encontrar aparelhos que evitam a entrada de ar na tubulação e que também prometem reduzir o valor da conta de água. Eles são conhecidos como válvula bloqueadora de ar, eliminador de ar, bomba d’água e suspiro de ar, entre outros nomes.

Porém, a eficácia desses aparelhos não é 100% comprovada, e, além disso, eles podem contaminar a água, se não forem instalados corretamente. Caso opte pelo uso de um desses produtos, procure profissionais especializados na instalação.

5 Comments

  1. Rodrigo Thebas fevereiro 2, 2018
  2. Raquel outubro 2, 2018
  3. Adriano de Souza P. Neves janeiro 1, 2019
  4. Leandro Siqueira janeiro 21, 2019
  5. Maria fevereiro 4, 2019

Add Comment