Como Assentar Azulejo em Banheiro – Aprenda Aqui

Economizar um dinheiro no fim do mês é sempre bom. Ainda mais estando em obras, não é? Neste artigo você vai aprender a como assentar azulejo em banheiro de forma prática, rápida e econômica. Você pode até pensar que é um trabalho extremamente difícil. Todavia, saiba que não. Você poderá fazer, desde que siga os passos corretos.

 

 como assentar azulejo em banheiro

Fundo foto criado por mrsiraphol – br.freepik.com

 

Como assentar azulejo em banheiro?

Assentar azulejo pode ser um trabalho muito estressante quando feito da forma errada. É por isso que, na maioria das vezes, contratamos um profissional especializado para realização do serviço. Além de evitar dores de cabeça, temos a certeza de que ele fará do jeito certo.

No entanto, o que muitas vezes passa despercebido, é que nós mesmos podemos fazer alguns tipos de serviços na nossa casa. Além de economizar com mão de obra, estaremos aprendendo algo novo, não é? E aprender como assentar azulejo em banheiro é completamente possível, além de ser simples. Basta você ter as ferramentas corretas, a disposição necessária e mãos a obra!

1- Escolhendo o azulejo

A escolha do azulejo não tem tanto segredo. Basicamente, você vai escolher um que estiver de acordo com a sua mobília e decoração. Geralmente, embora não seja regra, o azulejo de banheiro costuma ser branco. Além de deixar um ambiente mais calmo, ele aparenta estar sempre limpo. Aliás, vamos combinar: a sensação de limpeza no banheiro é incrível, não é mesmo?

Assim sendo, outro critério de escolha pode ser também o tamanho de cada peça. Leve em consideração que, quanto maior a peça, mais pesada. Logo, precisará de mais massa. Entretanto, com peças maiores, a colagem será mais rápida, pois preencherá o espaço mais rapidamente.

Já com azulejos menores, você precisará de menos massa em cada peça. Porém, o serviço poderá demandar mais tempo, visto que você precisará prestar atenção em mais peças. Entretanto, é completamente possível escolher ambos os modelos. Vai do seu gosto pessoal e necessidade.

2- Preparando a argamassa

Quando você for comprar o azulejo, poderá solicitar ao vendedor que lhe indique um modelo de argamassa. Assim, comprando tudo no mesmo lugar, quem sabe você consegue até mesmo um desconto, não é? Entretanto, azulejo escolhido, é hora de preparar a argamassa.

Para isso, você precisará apenas de um recipiente e água. A mistura poderá ser feita com uma colher de pedreiro ou uma espátula. Recomendamos a colher de pedreiro, por ser maior e mais resistente. Vá adicionando água aos poucos na argamassa e vá mexendo, até criar uma consistência homogênea.

Todavia, tome cuidado para a massa não ficar nem mole demais, nem grossa demais. Caso fique muito escorrida, será difícil a fixação na parede. E, ao contrário, a mesma coisa. Portanto, este é um processo que devemos tomar muito cuidado.

Massa pronta e azulejos a postos, vamos começar o trabalho.

 

 

3- Começando de cima para baixo

Agora que já está tudo pronto, podemos iniciar o planejamento para aprender do jeito certo a como assentar azulejo em banheiro. A recomendação é que você comece a pensar o projeto de cima para baixo. O que queremos dizer com isso? É que você comece assentando os azulejos de cima para baixo.

Isso vai ajudar muito no projeto, no quesito agilidade. Pois será muito provável que você precisará fazer recortes nas peças. Assim sendo, é muito mais fácil deixar estes recortes para a parte inferior da parede. Pois, assim, você terá uma visão melhor de um trabalho tão minucioso.

Com a ajuda da colher de pedreiro ou uma espátula, coloque massa no azulejo. Preencha até que a peça estiver completa. A quantidade de massa vai variar de acordo com o tamanho do azulejo. Para azulejos grandes e mais espessos, o ideal é que você coloque pelo menos 1 cm de argamassa. Para azulejos menores, não é necessária uma massa tão espessa.

Todavia, não é somente colocar a massa no azulejo e colá-lo na parede. Você precisará usar uma desempenadeira dentada para espalhar a massa. Isso ajudará na aderência da mesma na parede. Assim que fizer isso, assente o azulejo na parede. Coloque o primeiro, depois o segundo e vá seguindo o trabalho.

4- Não esqueça destes detalhes

Lembre-se que é muito importante usar separadores para manter uma distância igual entre cada azulejo. Além de manter uma distância igual, o separador criará a fresta suficiente e necessária para, posteriormente, fazer o rejunte.

Outro fator importante para garantir o alinhamento dos azulejos é, em cada peça, apoiar o nível sob a mesma para avaliar se está reto ou não. Com a ajuda de um martelo de borracha, você poderá dar pequenas batidas até que o azulejo esteja completamente reto, de acordo com o nível. Faça isso para todas as peças, ok?

5- Fazendo os recortes

Agora que você já preencheu toda a parede com as peças maiores, provavelmente sobrou somente áreas em que você precisa fazer os recortes. Deixamos isso para o final, pois é um trabalho que levará mais tempo. No entanto, assim o restante da parede já fica secando e você otimiza o tempo de como assentar azulejo em banheiro.

Tire as medidas das áreas de recorte e aplique estas medidas aos azulejos. Faça a marcação da medida e use uma máquina elétrica de corte manual ou de corte a seco para fazer os recortes. Se preferir, pode fazer todas e depois assentar. Ou, poderá recortar uma, assentar e, se estiver correta, pode repetir o processo até que as áreas estejam todas preenchidas.

Lembre-se que aqui também precisaremos usar o nível para deixar alinhado. Além de ter que usar os separadores, para criar as frestas de rejunte. No entanto, tome cuidado neste processo de recorte. Recomendamos sempre o uso de equipamentos de segurança individual. Pois você pode se machucar com o uso das ferramentas. Principalmente a serra elétrica manual.

 

 

6- Aplicando o rejunte

Neste momento, todo o banheiro deve estar quase pronto. Afinal, seguindo nosso passo a passo de como assentar azulejo em banheiro, certamente você economizará tempo e dinheiro. No entanto, ainda falta um passo para concluir todo o trabalho. Estamos falando do rejunte dos azulejos.

Você poderá escolher uma cor que seja semelhante ao azulejo ou uma que crie contraste. É você quem decidirá. Lembrando que, quanto mais claro o rejunte, mais ele pode criar impressão de sujeira no futuro.

No entanto, como aplicar rejunte pode ser uma tarefa demorada, você pode fazer em outro dia, depois de descansar do assentamento de azulejos. Para rejuntar, basta misturar a massa com água em um recipiente. Com a ajuda de uma espátula, vá preenchendo as frestas. Depois, basta passar o dedo para deixar liso e fazer a limpeza dos azulejos com um pano úmido. Seu banheiro está pronto! Fácil, não é mesmo? Se tiver qualquer dúvida, por favor, deixe um comentário para que possamos ajudar.

Add Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.