Revestimento de madeira para pisos, Paredes e Teto: Veja aqui!

Encontrar um bom revestimento de madeira para pisos ou para a sua obra inteira é uma tarefa que requer muita atenção e dedicação. Visto que, atualmente, é possível encontrar diversas opções no mercado, mas, nem todas são compatíveis com todos os seus objetivos.

Por isso, elaboramos este guia com tudo que você precisa saber sobre o assunto. Assim, será muito mais fácil escolher o tipo de revestimento que mais se adeque as suas necessidades. Acompanhe.

revestimento de madeira

Revestimento de madeira para pisos

O primeiro ponto que precisamos pensar aqui, quando estamos tratando de revestimento de madeira para piso, é que você não necessariamente precisará da madeira para o acabamento.

Mas o que isso significa? Bem, nos dias atuais existem muitos materiais que foram elaborados para imitar o efeito que a madeira propõe no ambiente. Com isso, muitos estilos de decoração podem ser criados.

Além disso, a própria madeira pode ser aplicada como assoalho, mas, neste caso, estaríamos levando em consideração outros pontos. Quanto ao revestimento em si, portanto, podemos destacar duas formas interessantes:

1- Piso laminado

Certamente você já deve ter ouvido falar em piso laminado, não é mesmo? Pois bem, este tipo de revestimento é ótimo para os mais diversos tipos de decoração. Você terá um efeito acústico interessante, além da estética em si.

Além disso, o piso laminado também proporciona um conforto térmico, sendo uma ótima opção para ambientes onde há crianças pequenas, por exemplo.

revestimento de madeira

2- Porcelanato de madeira

Outra possibilidade muito interessante e que promove um acabamento impecável é o porcelanato de madeira. Com ele você também pode criar diferentes padrões de acabamento e decoração, deixando o ambiente impecável.

Vale lembrarmos que costumeiramente o porcelanato pode ser um pouco mais caro que o piso laminado. Caberá a você orçar a melhor possibilidade para a sua obra.

Revestimento de madeira para paredes

Escolhido os revestimentos para o piso, é hora de pensarmos em um item muito importante da decoração: o revestimento da parede. Sabemos que nesta etapa devemos ter muito cuidado para encontrar a opção que combina com todo o restante dos ambientes.

O revestimento de madeira para paredes deve ser escolhido de maneira adequada e cautelosa. Para isso, destacamos abaixo algumas possibilidades que podem ser bem interessantes para a sua obra. Veja:

1- Madeira Maciça

A madeira maciça é, sem dúvidas, uma das opções mais procuradas para revestimentos. Visto que a mesma é de altíssima qualidade e promove um acabamento que é praticamente impecável.

Além disso, vale lembrarmos que este tipo de madeira também tende a ser super resistente. Mas, do mesmo modo, pode ser um pouco mais cara que outros tipos de revestimentos que costumamos usar em nossas casas.

Lembre-se também que existem diversos tipos de madeiras maciças, é claro. Assim, caberá a você escolher aquela que represente uma coloração mais interessante, com uma textura de qualidade, para o acabamento de sua obra.

revestimento de madeira

2- Madeira de demolição

Outra alternativa muito utilizada para deixar a casa com uma decoração estilo rústico, é a madeira de demolição. Este tipo de madeira costuma ter um resultando um pouco mais “grosseiro” no acabamento, o que deixa o ambiente mais despojado e até mesmo moderno.

Você pode encontrar madeira de demolição em lojas de materiais de construção ou pesquisar por alguma obra que tenha sido demolida recentemente. Lembre-se que este tipo de madeira tende a ser um pouco mais cara, devido à dificuldade de encontrar a mesma.

Além disso, lembre-se também que a madeira precisa passar por certo tipo de tratamento. Ou seja, ela não é apenas “demolida” e levada para a nova obra. Mas sim, precisa ser selecionada com cuidado.

Dica: A madeira de demolição também pode ser muito utilizada para construção de móveis.

3- Madeira filetada

Você já ouviu falar em madeira filetada? Sabe como usar este tipo de revestimento em sua casa? Então você precisa conhecer esta incrível possibilidade! Pois como o próprio nome já diz, trata-se de painéis de madeira filetada, isto é, com filetes.

Estes filetes, em diferentes tons, promove um acabamento muito diferente e sofisticado. Ideal para você usar em diversos ambientes de sua casa, especialmente na sala de estar e de jantar.

Novamente, este tipo de revestimento combina com a decoração rústica, uma vez que tende a promover um efeito muito mais “rude” do que clean.

revestimento de madeira

Revestimento de madeira para teto

Revestimento de madeira para teto, o clássico forro de madeira é muito bem aproveitado. Ele pode ser encontrado em diversos tipos de madeiras, caberá a você escolher a melhor opção. Neste artigo trazemos exemplos que você pode utilizar para deixar a sua casa ainda mais bonita.

Lembre-se apenas de se atentar para a cor da madeira que você utilizará. Visto que ela deverá combinar com o restante da sua decoração, é claro. De todo modo, com um pouco de planejamento você já terá ótimos resultados.

Revestimento de madeira

Como revestir parede de madeira com papel de parede

Há muitas formas de como revestir parede de madeira com papel de parede. Afinal, há vários tipos de papel de parede que você pode usar para isso. Especialmente aqueles mais resistentes e feitos especialmente para essa função.

Antes de mais nada, você precisa limpar bem a parede para deixá-la receptível ao papel adesivo. Lembre-se que, se a parede estiver suja, o adesivo não vai grudar e você vai perder a sua compra.

Depois, você deverá começar a aplicar o papel de parede de madeira aos poucos. Começando pelas laterais, você terá um melhor controle sobre o que está fazendo. Especialmente se você estiver usando algumas ferramentas importantes, como espátula, espuma ou luvas especiais.

Há muitos modelos de papel de parede no mercado. Essa é uma boa alternativa caso você queira construir um ambiente personalizado. É flexível e fácil de fazer. Afinal, uma parede revestida de madeira nem sempre tem uma fácil execução. Mas com papel de parede, as coisas são diferentes.

Dica: evite o papel contact para esse tipo de revestimento, já que ele tem uma função mais decorativa para objetos. Use vinil adesivo ou papel de parede, esses terão uma cola melhor para a madeira.

Lembre-se que a parede de madeira deve estar limpa e lisa. Uma parede com muitas farpas ou pó, não vai dar certo.

Revestimento de madeira

Como revestir parede de madeira com MDF

O MDF certamente é uma das melhores alternativas para quem não abre mão de usar muita madeira dentro de casa. A madeira é comprovadamente uma excelente alternativa para criar uma casa mais harmoniosa e confortável. É um dos itens essenciais da biofilia.

Se você já tem uma parede de madeira mas ela não tem uma estética tão legal assim, você sempre pode revesti-la novamente. Seja com papel de parede, conforme você aprendeu acima, ou com outros tipos de revestimento, como o MDF.

O MDF pode ser usado para criar um revestimento com acabamento de móvel sob-medida, por exemplo. Basta comprar placas lisas e um revestimento de acabamento, que são as lâminas com textura.

Essas lâminas podem ser facilmente encontradas no mercado, caso você queira fazer o revestimento em casa de maneira caseira. O revestimento de MDF ficará lindo, desde que com um acabamento refinado.

No entanto, se você quer fazer uma coisa mais profissional e de alto nível, não abra mão de contratar uma boa marcenaria. Certamente você conseguirá fazer um ótimo revestimento de madeira no seu ambiente com o requinte do MDF, já que uma parede revestida de madeira é muito charmosa.

Inclusive, veja também como fazer prateleira de madeira na parede: Faça você mesmo!

Interessante como revestir parede de madeira com MDF, não é mesmo?

Revestimento de madeira

Como revestir parede de madeira gastando pouco

Não há uma regra, mas para revestir parede de madeira gastando pouco é fundamental considerar o tipo de material que você vai usar. Alguns tipos de madeira são mais caros do que outros e, portanto, o valor vai depender muito desse detalhe.

Mas uma dica de ouro que você sempre pode considerar, é: escolha madeiras mais simples e, eventualmente, finas. Isso vai gerar um desconto considerável, já que quanto mais grossa a madeira, mais cara ela vai ser. Assim você poderá criar uma camada extra de madeira nova por cima da antiga.

Outra ideia, é usar materiais que você já tem em casa. Se a sua parede de madeira está desgastada ou com aspecto antigo, vale a pena aproveitar uma colagem de tecidos, por exemplo. Nesse caso, será algo semelhante a colar papel de parede, mas com tecido.

Para garantir um acabamento adequado do tecido, o ideal é que você dê uma boa lixada na parede. Não cole sem antes executar um bom acabamento na madeira. Especialmente se ela tiver farpas. As farpas podem perfurar o tecido e não vai ficar bacana.

Outra forma de revestir parede de madeira gastando pouco é fazendo um acabamento com massa corrida. Sim, você pode transformar a parede de madeira em uma textura bem legal de massa corrida. Para isso, dê uma boa limpada/lixada na madeira de modo que a massa corrida grude corretamente. Não passe massa corrida na parede suja, pois ela não vai grudar.

Inclusive, temos um artigo que pode te ajudar nisso: Como Passar Massa Corrida Com Rolo e Rodo?

Há várias formas de como revestir parede de madeira gastando pouco. Escolha o ideal para a sua necessidade.

Revestimento de madeira

Como revestir parede de madeira com PVC

Você sabe como revestir parede de madeira com PVC? Basta comprar o material adequado e assim fazer um revestimento com nível fino de acabamento, como por exemplo, colando papel adesivo por cima caso o PVC seja apenas de base.

Outra forma de revestir parede de madeira com PVC é comprando painéis específicos para esse tipo de revestimento. Hoje em dia, existem inúmeros modelos de painéis de PVC disponíveis no mercado, como é o caso do painel ripado.

Basta comprar a quantidade de material que você precisa e fazer a fixação conforme o manual de instruções que vem junto com o produto. Na maioria das vezes, basta fixar com a própria fita dupla face que já vem junto.

Aprender como revestir uma parede de madeira não é difícil, já que muitos materiais podem ser usados para essa finalidade. Especialmente se a parede já tiver algum bom nível de acabamento. Nesse caso, fica ainda mais fácil, uma vez que você não precisa preparar a parede antes.

O mais indicado é sempre buscar a ajuda de um profissional, como um decorador ou um marceneiro. Eles poderão sugerir boas ideias do ponto de vista técnico. Afinal, eles já têm experiência e sabem como fazer o que você quer de maneira mais eficiente e barata.

Como revestir uma parede de madeira pode exigir algumas habilidades e materiais específicos, conte sempre com gente qualificada para te ajudar!

Vantagens e desvantagens do revestimento de madeira

Agora que você já conheceu diversas possibilidades de revestimentos, para os mais diversos fins, é hora de se atentar para as vantagens e desvantagens do uso da mesma, não é mesmo? Para isso, acompanhe a seguir:

Vantagens

  • Estética: É claro que esta é uma das maiores vantagens de utilizar qualquer tipo de revestimento de madeira. Você se deparará com um acabamento estético praticamente impecável.
  • Acústica: A acústica dos ambientes tende a ser melhor quando há revestimentos de madeira no cômodo.
  • Resistência e durabilidade: A madeira é um dos tipos de revestimento de maior resistência e durabilidade. Você terá um acabamento que, se bem cuidado, permanecerá por muitas gerações.
  • Fácil combinação: Dificilmente você se deparará com algum estilo de decoração que não combine com o acabamento da madeira, não é mesmo?
  • Variedade: A variedade de cores e texturas também é outro ponto que precisa ser destacado.
  • Conforto: O conforto e bem estar que um ambiente com madeira promove, para nós, é incomparável. É como se a madeira fosse capaz de transparecer tranquilidade, leveza e paz.

Desvantagens

  • Preço: Em alguns casos, o investimento feito para a colocação da madeira em casa pode ser um pouco mais elevado. Entretanto, caberá a você fazer uma boa pesquisa até encontrar a melhor opção.
  • Manutenção/ Cuidados: Você pode se deparar com a necessidade de cuidar e manter a madeira com processos bem específicos. Em alguns casos pode ser necessária a contratação de empresas especializadas.
  • Instalação: A instalação também pode ser vista como um ponto a se pensar, visto que ela pode não ser tão rápida como em outros casos.
  • Pragas: Se você não manter o controle de pragas e cupins, poderá encontrar esse problema em sua obra, mais tarde.

Vídeo: revestimento de parede de madeira com gesso drywall

Agora é só você pôr na balança os pontos positivos e negativos e, com isso, usufruir de ótimos resultados no acabamento de sua casa. Qualquer dúvida, deixe um comentário aqui abaixo para que possamos trocar uma ideia sobre o assunto!

Leia também:

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.