Telha Térmica Para Amenizar o Calor

A telha térmica para amenizar o calor pode ser uma alternativa mais econômica, em longo prazo, para diminuir as elevadas temperaturas dentro de casa. Pois é muito comum pensarmos no uso do ventilador ou do ar condicionado quando nos deparamos com o calor dentro de casa, certo?

Porém, estas medidas comuns podem gerar impactos negativos em nossa conta de energia, por exemplo. Dessa maneira, apostar em soluções que impeçam o calor de entrar no ambiente, pode ser a melhor saída. No artigo a seguir, portanto, vamos lhe apresentar a telha térmica para amenizar o calor. E assim, te ajudar a melhorar o conforto dentro da sua casa.

 

Foto: Tirachard / Freepik

 

Alternativas de telha térmica para amenizar o calor

No mercado da construção, podemos destacar o uso das telhas sanduíches como uma alternativa de telha térmica para amenizar o calor. Este tipo de telha possui uma estruturação específica, capaz de “impedir” a passagem do calor para dentro de casa. Veja a seguir:

Telha sanduíche

A telha sanduíche possui este nome por conta da sua estrutura que, de maneira geral, lembra um sanduíche de fato. Uma vez que há dois materiais diferentes compondo a telha em si. A parte interior conta com uma chapa de isopor e a parte externa sela esta chapa com uma chapa metálica.

Este tipo de telha traz consigo um formato diferenciado, capaz de promover a circulação do fluxo de ar quente de uma forma mais interessante. Além disso, vale salientarmos que os materiais que compõem a telha “trabalham” no seu resfriamento durante a noite. Assim, ao longo do dia a absorção de calor diminui, o ar se dissipa mais consideravelmente dentro de casa e não há um acúmulo de calor dentro do ambiente.

Mas, as vantagens desta telha térmica para amenizar o calor não param por aqui. Este material costuma ainda ser mais resistente que outras opções que vemos no mercado. Além de possuir um processo de instalação mais rápido e fácil. Por fim, você ainda tem a disposição um material que pode ser feito sob medida.

Transformando a sua telha comum em telha térmica

Apesar de a telha sanduíche ser uma alternativa muito interessante para quem quer fugir do calor, existem outras opções que podem ajudar neste objetivo. Este é o caso da tinta específica para telhas, que promove o efeito térmico. Assim você não necessariamente precisará trocar todas as suas telhas, investindo alto para isso. E ainda: se você é daqueles que adora pôr a mão na massa, nem precisará contratar alguém para o serviço.

Veja a seguir como transformar a sua telha comum em uma telha térmica:

Aplicando tinta térmica

A tinta térmica específica para telhados é uma alternativa que possui a função de refletir os raios do sol, impedindo, dessa forma, que o calor passe a dissipar dentro das construções. Dessa maneira, ela pode ser aplicada em qualquer tipo de material, sendo uma opção interessante para quem não quer investir na troca do telhado.

A partir disso, esta técnica tem sido muito utilizada nas grandes metrópoles, evitando que a cidade se transforme em uma “ilha quente”. Afinal, sabemos o quanto o acoplado de construções pode desencadear a formação de pontos quentes em uma cidade. O mais interessante é que você mesmo poderá aprender a pintar corretamente e aplicar a tinta.

Assim sendo, este tipo de acabamento acaba promovendo um bem não somente para a construção em si. Mas sim, promove conforto e bem estar para todos aqueles que vivem próximo ao ambiente.

Outras opções para amenizar o calor

A telha térmica para amenizar o calor, bem como o tipo de tinta especial para esta finalidade, sendo ótimas opções para quem procura possibilidades de abaixar a conta de luz, por exemplo. Mas estas não são as únicas alternativas. É possível ainda investir em uma espécie de “forro”, que pode ser colocado abaixo do telhado, e assim ter efeitos satisfatórios.

 

telha térmica para amenizar o calor

Foto: Asier_RelampagoEstudio / Freepik

 

Existem dois materiais que podem desempenhar exatamente esta função. Falamos um pouco mais sobre eles a seguir:

Poliestireno extrudado

O poliestireno extrudado é um material muito parecido com plástico. A sua aparência se assemelha ao de uma espuma mais dura, apesar de ser um material leve. A sua densidade promove um isolamento térmico e acústico muito interessante para o ambiente. Podendo, dessa forma, ser aplicado nas paredes, nas lajes, dentre outras possibilidades.

Subcoberturas

As subcoberturas nada mais são do que uma espécie de manta de alumínio ou foil de alumínio, e possuem a função de promover o isolamento térmico. A aplicação deste material se dá entre o espaço da telha e o forro. Promovendo menos absorção do calor e inibindo que as construções sobrecarreguem as suas temperaturas.

Economia de energia

Cuidar e impedir que as temperaturas fiquem muito elevadas dentro de casa garantem uma maior economia de energia. Utilize estas alternativas em conjunto e perceba os impactos, em longo prazo, na sua conta de luz.

Add Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.