Telha Sanduíche: A Telha Termoacústica Para a Sua Construção

A telha sanduíche chega como uma ótima opção para o seu projeto, complementando de forma eficiente e proporcionando um ótimo acabamento para a sua obra. Também conhecida como telha termoacústica, certamente quando você conhecer todos os benefícios desta opção, irá acrescentar este tipo de telha a sua lista de compras.

Afinal, são estes pequenos detalhes que, na maioria das vezes, nos deixamos levar apenas por dicas escassas e indicações de conhecidos. Desse modo, deixamos de conhecer possibilidades mais interessantes e que poderiam proporcionar melhores resultados para a nossa obra.

Por essa razão, no entanto preparamos este guia completo sobre a telha sanduíche, para que você conheça um pouco mais sobre este material, a fim de fazer uma melhor escolha na hora de comprar a telha para a sua construção. Sendo assim, lhe convidamos a seguir em nosso artigo para que você conheça tudo sobre este tema.

 

telha sanduíche

Conheça tudo sobre a telha sanduíche e descubra se esta é uma boa opção para a sua obra! (Foto: Pinterest)

 

O que é a telha sanduíche?

A telha termoacústica é um tipo de telha capaz de isolar o som e a temperatura no ambiente em que a tem. Sua composição é feita a partir de duas chapas metálicas, que podem ser feitas de galvalume ou aço galvanizado. Contendo, em seu interior, isolantes feitos a partir de EPS ou PUR.

A formulação da telha é simples de entender: há uma camada de telha galvanizada mais um isolante em seu interior, finalizando com mais uma chapa de telha. É por isso que essa telha se chama “sanduíche”, pois a sua composição remete ao sanduíche em si, com duas fatias externas complementadas com algum produto (isolante, nesse caso) no centro.

A espessura do seu isolamento é de normalmente 3 cm, proporcionando um bom revestimento para qualquer ambiente. Não obstante, essa espessura poderá variar de acordo com as suas necessidades e a marca do fabricante.

Qual o tamanho da telha sanduíche?

Como mencionamos, a espessura da telha, no modelo padrão, é de 30 milímetros. Variando de acordo com os desejos dos consumidores e com o objetivo de isolamento. O metro quadrado desta telha, no tamanho padrão, pode chegar a pesar entre 12 a 15 quilos.

Quanto ao tamanho, normalmente você encontrará as telhas sanduíches com 1 metro de largura, enquanto o comprimento pode variar: a partir de 2 metros, até mesmo 8 metros. Portanto, tudo dependerá da real necessidade que você tem para com a sua construção, a fim de garantir a compra do melhor tamanho possível.

Qual a inclinação da telha sanduíche?

Nós sabemos que existe um tipo de inclinação específica para cada tipo de telha. No caso da telha termoacústica, não seria diferente. Para saber qual a inclinação correta da telha sanduíche que você adquiriu, é muito importante que você consulte as instruções do próprio fabricante.

Entretanto, podemos lhe informar que, normalmente, o mínimo de inclinação deste tipo de telha é de 5%, e o máximo, 57%. Claro que, considerando que poderá variar este valor, de acordo com o modelo e o fabricante, como mencionamos.

Quais são as vantagens da telha sanduíche?

Agora que você já conheceu as características principais da telha sanduíche, deve estar se perguntando sobre quais são os reais benefícios do seu uso, não é? Pois bem! Acompanhe a seguir todas as vantagens de utilizar este tipo de telha em sua construção.

 

telha sanduíche

A telha sanduíche proporciona conforto e tranquilidade para o seu lar. (Foto: Pinterest)

 

Economia em longo prazo

Todo mundo sabe que os aparelhos elétricos reguladores de temperatura, como ar condicionado e aquecedor, proporcionam um grande gasto em nossas contas de energia. Desse modo, temos uma boa notícia para você: a telha termoacústica proporciona um melhor equilíbrio na temperatura ambiente, já que possui o efeito isolante.

Por essa razão você precisará investir muito menos em equipamentos elétricos que garante o equilíbrio da temperatura ambiente. Uma vez que os dias quentes não serão mais tão quentes e os frios não serão mais tão frios.

Dispensa o uso de forro

Você sabia que, além de proporciona a proteção térmica, desencadeando economia no consumo de energia, a utilização da telha sanduíche proporciona ainda menos um gasto: aplicação de forro? Pois é! Você nem precisará aplicar forro em sua casa, a fim de garantir um “bom acabamento” para a sua obra.

Afinal, você poderá pintar a sua telha! Isso mesmo! Assim você consegue complementar a decoração de qualquer ambiente sem a real necessidade de aplicar um forro que combine com todo o ambiente. E sabemos que, assim que você resolver trocar a decoração do ambiente, adquirir um novo forro pode lhe custar caro. Enquanto que, no caso da telha sanduíche, você apenas poderá retocar a pintura ou trocar a cor. Interessante, não?

Isolante interno não absorve água

Muitas telhas apresentam um pequeno problema em sua estrutura: absorvem água demasiadamente. E, no caso das telhas sanduíches, este problema não fará mais parte do seu dia a dia. O isolante está, de fato, “isolado” entre as chapas galvanizadas, impossibilitando que a água penetre e possa, de alguma forma, danificar a estrutura da sua telha.

Evita superaquecimento da cobertura

Quando ocorre o superaquecimento de qualquer tipo de cobertura, a tendência é que se estabeleça o tão temido gotejamento. No caso do uso de telhas sanduíches, este problema não fará parte do seu dia a dia. Considerando que, o equilíbrio de temperatura que a telha é capaz de proporcionar, torna-se impossível que a cobertura sofra um superaquecimento e venha gotejar mais tarde, prejudicando a estrutura como um todo.

Conforto acústico

Estamos, ao longo deste artigo, falando sobre a tal “telha termoacústica”, mas ainda não mencionamos este benefício. Pois bem, a telha sanduíche proporciona uma incrível diminuição nos ruídos externos, como carros, buzinas e todos os barulhos externos que possam invadir o nosso lar.

A diminuição é significativa, proporcionando um conforto acústico incrível e muito aconchegante. A diminuição pode ser de até 40 decibéis!

Quais são as desvantagens da telha sanduíche?

É notável que as telhas sanduíches proporcionam ótimos benefícios para qualquer tipo de construção. Porém, é muito importante que também conheçamos as possíveis desvantagens, a fim de fazer uma escolha consciente e que considere todas as contingências envolvidas na construção. Desse modo, acompanha a seguir quais são as desvantagens da telha termoacústica:

Alto investimento na aquisição da sua telha

Infelizmente, como nem tudo são flores, você poderá se deparar com o empecilho do alto valor das telhas sanduíches. Porém, é claro que precisamos pensar em um investimento a longo prazo, já que as telhas proporcionarão economias futuras. Não obstante, se você pensa em investir pouco em sua construção ou reforma, considerando os gastos em curto prazo, talvez esta não seja a opção ideal.

Alto investimento na mão de obra de aplicação

Além de ter um alto valor de aquisição, as telhas termoacústicas podem ainda lhe ocasionar a necessidade de um alto investimento na mão de obra. Isso porque a sua aplicação é um pouco demorada e requer prévia especialização. Com isso, encontrar um profissional qualificado pode lhe proporcionar um maior custo a ser investido nesta parte do processo de sua obra.

 

A telha sanduíche requer alto investimento na compra e na aplicação, embora proporcione economia em longo prazo. (Foto: Pinterest)

 

Difícil processo de reciclagem

Sabemos que, quando pensamos em construir ou reformar, precisamos pensar em todos os aspectos que envolvem também a saúde ambiental. Desse modo, este tipo de telha pode ter outro fator que a desqualifique um pouco: a dificuldade em seu processo de reciclagem.

Considerando ainda que, o seu material isolante não é reciclável, o que significa que o processo de reciclagem das chapas é difícil e caro e ainda o seu material isolante será, simplesmente, descartado na natureza.

Qual o valor da telha sanduíche?

A grande maioria dos fabricantes cobra um valor parecido para as suas telhas sanduíches. Sendo que este valor pode variar desde R$40,00 até R$100,00, por metro quadrado.

Onde encontrar telha sanduíche?

Se você pesquisar em sites como o Mercado Livre, por exemplo, poderá encontrar diversas possibilidades de tamanhos, cores e preços. Apenas lembre-se de tirar todas as suas dúvidas com o vendedor, a fim de garantir a melhor compra possível.

Além disso, em qualquer loja de material de construção na sua cidade poderá lhe entregar a telha termoacústica que você quiser. Basta uma pesquisa ampla para encontrar o melhor valor para você.

Aposte no uso das telhas sanduíches!

Agora que você já conheceu tudo sobre a telha sanduíche é hora de investir nesta possibilidade para a sua obra. Porém, lembre-se de considerar todas as vantagens e desvantagens antes de adquirir qualquer produto, ok? Assim você garante que o resultado será exatamente como você havia esperado, evitando futuras dores de cabeça durante a execução do seu projeto.

Contudo, se você já planejou a sua obra e percebeu a telha termoacústica como uma boa opção, aposte nesta alternativa! Depois nos conte quais foram os resultados obtidos.

Add Comment