Porta Pantográfica: O que é? Como usar?

porta pantográfica é uma ótima opção para deixar a sua casa com a decoração ainda mais completa. Entretanto, nem todo mundo conhece esta tendência e, dessa forma, elaboramos este guia para lhe apresentar tudo que você precisa saber sobre a mesma. Veja a seguir.

porta pantográfica

O que é porta pantográfica?

Antes de qualquer coisa, é importante que você entenda a real função deste tipo de porta. Em linhas gerais, a mesma nada mais é do que um tipo de grade de segurança, com um diferencial de que a sua principal característica é ser retrátil.

Ela pode ser utilizada não somente em portas, como também, em janelas. Promove assim mais segurança, além de cultivar a possibilidade de haver passagem para vistas de paisagens, sem a necessidade de deixar “a porta aberta” de fato.

Além disso, a grade pantográfica pode também melhorar a circulação de ar em um ambiente, visto que assim as janelas e portas poderão permanecer abertas, e ainda haverá segurança e privacidade. O mesmo vale para quem tem pet em casa e não quer que o bichano ou o cachorro saiam, mas necessita de circulação de ar.

Leia também: Tipos de Porta de Entrada – Modelos, Como Escolher

Contudo, trata-se de um material muito versátil e com grandes benefícios, sendo que um deles também será a decoração. Abaixo lhe auxiliaremos na escolha do tipo de porta, além de darmos dicas de uso incríveis. Continue lendo.

porta pantográfica
A porta pantográfica pode ser encontrada nos mais diversos tamanhos, cores e acabamentos. Basta você selecionar a opção mais interessante para a sua decoração e assim criar um harmonioso e muito útil efeito.

Como usar porta pantográfica?

Agora que você já sabe o que é e para que serve a porta pantográfica, é hora de aprender a incluí-la na sua decoração da melhor forma possível. Abaixo lhe daremos algumas dicas para você usufruir da mesma. Acompanhe.

No quarto

Seja um quarto dividido (no caso de crianças, por exemplo), ou um quarto de adolescente, a porta pantográfica pode ser muito bem utilizada. Além de deixar o ambiente com um toque decorativo diferente, ela também servirá para criar cantinhos especiais.

Por exemplo, se houver o cantinho com a escrivaninha, especial para estudos e atividades no computador, a mesma servirá como uma delimitação entre o espaço de dormir e o de estudar/ trabalhar.

Além de deixar o ambiente mais organizado e bonito, este tipo de divisão fará bem, inclusive, para o psicológico do adolescente. Visto que separar o momento de descanso do de atividades é muito importante para garantir um desenvolvimento saudável.

porta pantográfica
Dividir ambientes é uma das formas mais inteligentes de utilizar este tipo de grade. Pois além de promover segurança, a circulação de ar se mantém e a decoração fica ainda mais interessante.

Na sala de jantar

Na sala de jantar, as grades maiores também podem vir como uma possibilidade diferente de compor toda a decoração. Visto que você poderá separar o ambiente em que a mesa está, dos demais móveis e espaços. Logo, você terá beleza e funcionalidade em um só espaço.

O mesmo vale para o caso de sua sala ser muito grande e você querer dividir ela entre espaço da televisão e da mesa de jantar. Assim, basta escolher uma cor interessante para a sua grade e usufruir do efeito que a mesma irá proporcionar.

Divisão de ambientes

Como mencionamos acima, você poderá utilizar muito bem a porta para dividir ambientes diversos em sua casa. Por exemplo, o lavabo poderá ter uma porta pantográfica para separá-lo do corredor.

Além disso, cantinhos em ambientes específicos são sempre bem vindos. O espaço para o café, o cantinho da leitura, entre outras possibilidades poderão muito bem serem criadas a partir desta divisão que não “diminui” nenhum ambiente.

Afinal, você não estará fechando de fato. Além de garantir a circulação de ar por entre as grades, o efeito sanfonado retrátil também permitirá que o ambiente seja grande, caso necessário. Basta abrir e pronto! Você já terá um espaço a mais para receber mais pessoas em sua casa.

porta pantográfica
Seja na porta de entrada ou até mesmo na janela, a grade retrátil traz mil e um benefícios para o ambiente em questão. Visto que promove beleza, segurança, conforto e até mesmo saúde.

Lavanderia

Para dividir a lavanderia das demais dependências da casa, como cozinha, você também pode apostar nesta grade retrátil. Além de manter as delimitações mais organizadas, o toque moderno deixará este espaço ainda mais bonito.

Segurança de pets e crianças

Por fim, você poderá utilizar a porta para promover segurança tanto para pets quanto para crianças pequenas. Afinal, você poderá abrir a porta, garantindo circulação de ar, mas, manterá a segurança com a grade fechada.

Assim, nem os pequenos e nem os pets correrão o risco de saírem para ambientes perigosos, como próximos a piscinas ou até mesmo o lado de fora da casa.

Leia também: Projetos de Piscinas Grandes: Veja 5 modelos

Inspirações de porta pantográfica

Viu só como a porta tipo pantográfica pode ser utilizada de maneiras distintas em sua casa? O que não faltam são possibilidade de incluí-la! Entretanto, para te ajudar um pouquinho mais nas suas mudanças em casa, nós separamos diversas imagens inspiradoras.

Veja a seguir e já salve aquelas opções que lhe parecerem mais interessantes:

porta pantográfica porta pantográfica porta pantográfica porta pantográfica porta pantográfica porta pantográfica porta pantográfica

O que não faltam são opções, não é mesmo? Repare que a porta pantográfica pode ter diversos tamanhos, sendo utilizada para dividir ambientes amplos, como este da última imagem. Certamente você encontrará o modelo ideal para os seus objetivos.

Depois conta pra gente os resultados aqui nos comentários.

Leia também:

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.