Porcelanato Acetinado: Conheça os Benefícios e Vários Modelos

Certamente você já deve ter ouvido falar em porcelanato acetinado. E ainda, se está pensando em construir ou reformar, pode ter cogitado a possibilidade de incluí-lo em sua obra. No entanto, nesta trajetória de escolhas para o novo lar podem surgir dúvidas acerca dos materiais e das possibilidades de uso.

Sendo assim, recorrer a um guia pode ser o primeiro passo para um resultado satisfatório, não é mesmo? Por esse motivo te convidamos a acompanhar o nosso artigo de hoje! Pois nele vamos expor tudo sobre o porcelanato do tipo acetinado, desde suas vantagens, desvantagens e o que é de fato.

Além de trazer inspirações para você, a fim de que torne-se possível considerar – ou não – o uso deste produto em sua construção ou reforma. Acompanhe o nosso artigo abaixo e tire todas as suas dúvidas sobre este assunto:

 

(Foto: Pinterest)

 

O que é porcelanato acetinado?

O porcelanato acetinado é um tipo de piso que chamamos de “piso frio”, fabricado industrialmente. A sua produção é feita a partir de uma placa de porcelana, e o seu acabamento é feito por uma impressora HD, proporcionando o aspecto acetinado da peça.

Esse acabamento é feito a partir de uma esmaltação específica, onde o resultado é uma camada fina, lisa e fosca. Há ainda a possibilidade de gerar acabamentos que lembrem o desenho de pedras naturais, já que o investimento com essas peças “de verdade” poderia ser muito mais custoso. Assim é possível conquistar um ambiente decorado com pedras, sem utilizar uma única pedra natural!

Quais são as vantagens do porcelanato acetinado?

Antes de decidir se esta é ou não uma boa opção para o seu cômodo, é importante considerar todas as vantagens e desvantagens que circundam o material. Portanto, vamos às vantagens:

Baixa chance de manchar

Essa vantagem conta principalmente para quem tem crianças em casa, não é mesmo? Afinal, quando o nosso chão mancha, todo o ambiente e decoração ficam comprometidos. Portanto, esse ponto positivo é muito importante!

E o porcelanato acetinado não mancha graças a sua esmaltação. Já que a mesma impossibilita a porosidade do material, deixando-o mais “liso” e menos suscetível a absorção de produtos que possam ser derramados sobre o mesmo.

Conforto e aconchego

Sabe aqueles ambientes que apresentam muito brilho no assoalho e no piso e, muitas vezes, pode tornar o ambiente menos aconchegante? Pois é. No caso do porcelanato acetinado isso não irá ocorrer.

Afinal, o seu acabamento fosco proporciona um ambiente mais “calmo” e que transparece tranquilidade para quem está ali. Pois a falta de brilho deixa o cômodo ainda mais aconchegante, desencadeando um conforto visual.

Resistência e durabilidade

A resistência deste tipo de porcelanato tende a ser muito maior do que quando comparamos com os demais porcelanatos tradicionais. O seu acabamento proporciona um proteção extra ao piso, evitando que marcas de arranhões e manchas possam aparecer. Assim, pode ser uma boa opção de material para áreas na casa que apresentam maior circulação de pessoas, por exemplo.

Facilidade na hora de limpar

Além da beleza, nós queremos praticidade, não é mesmo? E é exatamente isso que o porcelanato acetinado irá proporcionar para você. O seu acabamento esmaltado proporciona a possibilidade de uma limpeza muito mais rápida e fácil, sem a necessidade de ficar “esfregando” o chão.

Basta um pano úmido e pronto! Você manterá o seu piso sempre limpo e com aspecto de novo, sem ter que se esforçar muito para tal resultado.

Baixa absorção de líquidos

E por falar em limpar, quando usamos água ou outro componente para limpar o chão, o nosso medo é de que o mesmo seja absorvido em demasia, não é? E no caso deste tipo de porcelanato, isso não será uma preocupação. Já que o porcelanato acetinado tende a absorver menos água do que outras possibilidades de pisos.

Não é tão escorregadio

Outro problema que podemos enfrentar quando o assunto é piso e porcelanato, é o fato de serem muito escorregadios. E quando temos crianças, idosos ou pessoas com necessidades especiais em casa, isso pode ser um problemão, não é mesmo?

E no caso do porcelanato acetinado, porém, esse incômodo não será recorrente. Visto que o seu acabamento proporciona uma camada menos lisa e escorregadia, trazendo conforto, beleza e segurança ao mesmo tempo.

 

(Foto: Pinterest)

 

E as desvantagens?

Mas, como sempre nem tudo são flores, temos também algumas desvantagens desta aplicação. E as listamos logo abaixo:

O frio

Apesar de ter inúmeras vantagens, podemos destacar apenas uma – e significativa – desvantagem do porcelanato acetinado: o frio. Assim como qualquer outro piso frio, este material pode se tornar muito gelado no inverno, por exemplo. Mas claro, tudo dependerá do seu gosto e da capacidade de incrementar o ambiente com tapetes, por exemplo.

Modelos de porcelanato acetinado para te inspirar

Agora que você já sabe tudo sobre o porcelanato acetinado, é hora de conhecer vários modelos para se inspirar e escolher o seu! Veja as possibilidades que separamos para você:

 

porcelanato acetinado
(Foto: Pinterest)
porcelanato acetinado
(Foto: Pinterest)
porcelanato acetinado
(Foto: Pinterest)
porcelanato acetinado
(Foto: Pinterest)
porcelanato acetinado
(Foto: Pinteresi)

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *