O que é Aço Corten? Vantagens de usar

Alta resistência à corrosão e grande versatilidade, possibilitando o seu uso em diferentes projetos, são apenas algumas das vantagens do Aço Corten, material que tem sido cada vez mais usado em acabamentos e decoração de áreas externas e internas.

Aço Corten

O que é Aço Corten? Vantagens de usar (Foto: Reprodução internet)

Também conhecido como aço patinável, esse tipo de aço é muito utilizado na construção civil (prédios, pontes, passarelas, viadutos, torres de transmissão, etc.) e também em outros segmentos, como na produção de objetos decorativos e esculturas.

Quer saber mais sobre esse material, conhecer as suas vantagens e descobrir em que ele pode ser utilizado? Basta continuar a leitura para conferir todas essas informações!

O que é

O que é Aço Corten? Trata-se de um tipo de aço que apresenta acabamento naturalmente oxidado, graças ao enriquecimento a partir do uso de elementos como cobre e fósforo, tornando-o muito resistente às ações do tempo.

Descoberto na década de 1930, ele foi desenvolvido originalmente para a indústria ferroviária, já que possibilitava a construção de vagões mais leves. E naquela época, a sua resistência à corrosão ainda nem era conhecida.

o que é aço corten

Esse tipo de aço é muito usado na fabricação de esculturas e objetos decorativos (Foto: Reprodução internet)

Mais tarde, já no final dos anos 1950, o Corten começou a ganhar grande popularidade entre engenheiros e arquitetos, que passaram a aplicar aços de alta resistência e baixa liga nos mais variados tipos de projetos.

Desde então, foram desenvolvidos vários outros tipos de aço com características semelhantes, que passaram a ser conhecidos como aços patináveis.

Vantagens

Entre os benefícios do Aço Corten, o mais conhecido é a já citada resistência à corrosão, fazendo com que o material tenha uma durabilidade muito maior, algo bastante interessante para áreas externas, por exemplo, que estão constantemente sob as ações do sol, da chuva e do vento.

Além disso, ele traz uma aparência natural enferrujada que é muito valorizada em determinados projetos arquitetônicos, deixando-os ainda mais bonitos e atraentes, resultando em uma decoração charmosa e diferente.

vantagens do aço corten

Ele também pode ser usado nas fachadas (Foto: Reprodução internet)

Outras vantagens do Aço Corten são:

  • Dispensa pintura e manutenção, se utilizado em seu estado natural
  • Reduz o impacto ambiental e os custos
  • É muito versátil, podendo ser usado em pequenos objetos decorativos ou em enormes fachadas de prédios industriais
  • Instalação fácil e rápida
  • É 100% reciclável
  • Apresenta maior durabilidade quando comparado ao aço carbono comum

Utilizações do Aço Corten

Bastante indicado para uso em regiões próximas ao mar e locais com alto índice de poluição de dióxido de enxofre, o aço patinável é uma ótima pedida para quem deseja mudar a decoração da casa, utilizando um material diferenciado.

Ele pode aparecer em pergolados que enfeitam jardins e áreas externas, em esculturas e outros objetos decorativos ou até mesmo no piso, ajudando a reforçar o estilo industrial, uma das maiores tendências da decoração atualmente.

aço corten utilidades

Esse aço é muito resistente e tem uma aparência diferenciada (Foto: Reprodução internet)

Móveis de Aço Corten são outra opção interessante, especialmente para a composição de peças contemporâneas e elegantes. O uso do material em portas e portões também não está descartado, pois ele ajuda a aumentar a segurança.

Placas maciças na fachada, placas perfuradas e elementos estruturais também podem receber esse material, ganhando um visual bem diferente.

Add Comment