Piscina de caixa d’água: Como fazer e modelos

Fazer uma piscina de caixa d’água pode ser uma saída bem interessante para enfrentar estes dias de tanto calor que nós, brasileiros, conhecemos bem. Por aqui as temperaturas são extremamente altas no verão e, em algumas localidades, até mesmo no inverno. E, claro, nem todos moram perto da praia ou tem condições financeiras de ter uma piscina de fibra ou de alvenaria em casa.

A solução pra isso? Fazer uma piscina de caixa d’água! Sim, esta pode ser uma excelente alternativa para conquistar um pouquinho de conforto e, claro, deixar o pátio ou área de lazer da sua casa ainda mais bonitos.

No artigo de hoje, vamos aprender o passo a passo simples (simples mesmo!) de como fazer uma piscina caseira com uma caixa d’água que você compra baratinho em qualquer loja de materiais de construção.

Vamos lá?

Piscina de caixa d’água: Como fazer e modelos

piscina em deck de madeira

A nossa piscina de caixa d’água vai ser feita com poucos materiais e em apenas 5 passos práticos. A ideia, aqui, é fazer com que você possa ter um ambiente de relaxamento e conforto em algum cantinho da sua casa, sem que haja a necessidade de construir uma estrutura altamente luxuosa e cara.

Com algumas madeiras, as ferramentas certas e uma caixa d’água grande ou média, você já consegue ter a sua própria piscina, com acabamento charmoso e bonito para que os dias de verão possam ser amenizados com um mergulho confortável.

Veja o passo a passo:

  1. Reserve um espaço do seu quintal ou terraço;
  2. Faça a estrutura inicial com madeira para demarcar a área toda da piscina;
  3. Coloque suportes verticais na altura da caixa d’água;
  4. Posicione a caixa no lugar que ela vai ficar;
  5. Comece a revestir a estrutura com madeira de deck;

Não se preocupe. Vamos explicar cada um destes 5 passos a partir de agora. Então, continue a leitura e comece a fazer a sua piscina de caixa d’água ainda hoje.

Reserve um espaço do seu quintal ou terraço

Antes de mais nada, você precisa saber onde a sua piscina será feita. Se você tem um quintal bem grande, espaço não vai ser o problema. Mas se você não tem um quintal, mas sim, um terraço, você poderá fazer a piscina lá em cima – e vai ficar muito legal!

O espaço reservado precisa ser de, pelo menos, duas a três vezes o espaço da caixa d’água. Esta é uma forma de você conseguir ter um espaço útil para trafegar. Se você quiser, poderá posicionar a piscina no ângulo de 90 graus de duas paredes. Assim ela ficará bem no cantinho e você vai economizar com madeira de revestimento.

Faça a estrutura inicial com madeira para demarcar a área toda da piscina

piscina em deck de madeira

Área escolhida, é hora de começar a trabalhar! O primeiro passo é fazer uma estrutura inicial com madeira para que você possa saber exatamente qual será a estrutura do seu projeto. É como se fosse o fundamento da estrutura, que vai ficar em uma altura do tamanho da caixa d’água.

Você pode usar madeira de telhado para fazer esta estrutura, de maneira que fique bem rígido e firme. Lembre-se que você caminhará por cima da estrutura e ela precisa suportar o peso das pessoas.

Além dos fundamentos, coloque caibros transversais dentro da estrutura quadrada ou retangular que você criou. Isto vai ajudar a manter a estrutura firme.

Coloque suportes verticais na altura da caixa d’água

Depois que você criou a área dos fundamentos, é hora de começar a subir a estrutura. Faça uma estrutura vertical em cada extremidade dos fundamentos, pois é nesta estrutura que você vai fixar, depois, a madeira de revestimento e acabamento. A altura desta estrutura precisa ser da altura da caixa d’água.

Além das extremidades, coloque estes suportes verticais, também, no meio da estrutura, de forma que você possa construir algo bem firme, sem que tudo desmorone depois que estiver pronto.

Quanto mais estruturada for a sua base para imergir a piscina, melhor será o resultado final e a durabilidade do projeto. Lembre-se disso.

Posicione a caixa no lugar que ela vai ficar

Agora que a estrutura de madeira está toda pronta, é hora de colocar a caixa d’água na posição que ela vai ficar. Peça ajuda para mais uma pessoa para este processo, pois a caixa não pode ser simplesmente jogada de cima para baixo na estrutura. Ela precisa ser colocada, de maneira que não quebre ou rache – algo que pode fazer a água vazar logo no início.

Comece a revestir a estrutura com madeira de deck

E por fim, é hora de começar a fazer os acabamentos da estrutura da piscina de caixa d’água. Para isso, você pode usar madeira de pinus ou madeira de deck para piscina.

A melhor madeira é a de deck, pois ela é muito mais resistente e não tem problema com água. A madeira de pinus também funciona, mas a durabilidade dela é bem baixa, muito embora seja bem mais barata.

Depois que as madeiras estiverem todas no lugar, faça uma boa pintura com verniz. Se quiser, poderá passar betume antes mesmo do verniz. Isto ajuda a deixar a madeira mais escurecida e charmosa. E o verniz, como acabamento, deixará um aspecto lindo.

Agora a sua piscina está praticamente pronta. Basta encher de água e começar a aproveitá-la. Se quiser, poderá decorar o deck com plantas. Assim você deixará o ambiente ainda mais charmoso.

Dica: a estrutura da piscina vai ficar alta. Por isso, você pode comprar uma escadinha de dois degraus para ajudar na hora de acessar o deck.

Modelos de piscina de caixa d’água para se inspirar

Para te inspirar, separamos algumas fotos legais de piscinas de caixa d’água. Escolha aquela que você mais gosta e comece o seu projeto ainda hoje!

Piscina de caixa d'água Piscina de caixa d'água Piscina de caixa d'água Piscina de caixa d'água piscina em deck de madeira

Leia também:

1 comentário

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.