Palmeira Fênix (Roebelenii): Como cuidar?

A Palmeira Fênix ou Roebelenii, como é conhecida cientificamente, é uma planta extremamente bonita. De forma geral, você encontrará a planta em locais em que a incidência do sol seja constante. Ou seja, locais externos, muitas vezes enfeitando fachadas de casas ou mesmo de empresas.

Por conter este visual mais estético e que pode compor muito bem o ambiente, ela vira opção para quem está construindo ou mesmo montando um projeto de jardinagem ou paisagismo em casa. Mas, como cuidar dela da forma certa? É isto que vamos entender a partir de agora. Acompanhe o texto.

 

palmeira fênix

Palmeira Fênix (Roebelenii): Como cuidar?

Os primeiros passos para aprender a cuidar de uma palmeira fênix é justamente entender a planta de uma forma geral. Esta é uma palmeira muito fácil de cuidar. Não há grandes segredos nem dificuldades na hora de plantar, adubar ou podar. No entanto, é muito importante que isto seja feito de uma forma regular e correta.

Que é justamente o que iremos aprender aqui agora. A palmeira fênix é nativa da Tailândia e do Vietnã. Assim sendo, é uma planta que “sobreviveu” em ambientes diferentes daquele que ela foi gerada pela primeira vez. O que a torna forte. Porém, isto não significa dizer que basta plantá-la e seu trabalho acabou. Não é bem assim.

Com um tronco fino e inclinado, este tipo de palmeira é muito utilizada para decoração de quintal e áreas internas e externas, pois a elegância acaba predominando. Veja abaixo como cuidar dela da forma certa.

 

palmeira fênix

Onde e como plantar?

A palmeira fênix é uma planta muito versátil. Você poderá plantá-la em ambientes internos e externos. No entanto, você precisa se atentar para um ponto crucial: o sol. A planta precisa e prefere muita luz solar e natural, pois como ela é de ambiente “praiano”, por assim dizer, a fotossíntese precisa acontecer com ainda mais intensidade e o sol é quem irá ajudar neste processo.

Assim sendo, você poderá colocá-la em jardins ou mesmo em áreas de lazer que tenham sol durante boa parte do dia. No entanto, é recomendado que você plante-a em covas com uma profundidade razoável para que, desta forma, as raízes encontrem nutrientes orgânicos mais rapidamente.

No mesmo buraco, coloque pelo menos um litro de esterco misturado em água. Isto fará com que a planta cresça ainda mais rica. Junto desta mistura, você poderá acrescentar areia, que ajudará no processo de fixação da planta. Depois, basta cobrir com a terra que sobrou.

É importante que você regue a planta pelo menos uma vez por dia até que ela esteja bem firme no solo. Após isso, duas vezes por semana será o suficiente.

 

palmeira fênix

A adubação e a poda

A palmeira fênix requer um cuidado ainda maior no quesito adubação. Após se passarem pelo menos seis meses do plantio, é preciso fazer a adubagem novamente. Mas desta vez, com composto rico em nitrogênio. Isto dará ainda mais vida longo a planta! Repita este processo de seis em seis meses.

Já com relação a poda, você deve sempre fazer com materiais esterilizados. Desta forma, você garante a proteção contra contaminações. Feito isso, basta cortar as folhas amareladas ou murchas no caule e deixar a sua palmeira fênix com aspecto de nova.

Estes são os cuidados básicos da planta. Fazendo da forma certa, com certeza a sua casa ganhará muito em estética, pois a planta é linda. Boa sorte!

Add Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.