Laje Treliçada: O que é? Quais as vantagens?

laje treliçada, assim como outros modelos de lajes pré-moldadas, costumam apresentar diversos benefícios para a obra. Ela pode ser usada em diversos fins, desde que se considere alguns critérios de porte, por exemplo. Para entender como a mesma funciona, quais os benefícios e quando usar, acompanhe este guia completo e entenda.

laje treliçada

O que é laje treliçada?

A laje treliçada teve a sua criação na Europa, com o intuito de solucionar algumas problemas que as lajes pré-moldadas comuns costumavam apresentar. Tratam-se de opções que são mais baratas que outras alternativas de laje de concreto que conhecemos. Além disso, permitem vencer grandes vãos, com um peso muito menor e menos mão de obra.

Por conta destes pontos, a laje do tipo treliçada tem sido cada vez mais utilizada em obras dos mais diversos tipos.

Para que você entenda um pouco mais sobre a mesma, atente-se as características específicas:

  • A laje treliçada é composta por um tipo de armadura de ferro em formato de treliça;
  • A mesma é preenchida com lajotas cerâmicas para pequenos vãos;
  • Há a possibilidade de preencher os espaços entre as vigotas com isopor;
  • Caracteriza-se como uma opção de isolamento térmico e acústico;
  • A espessura e ferragem dependem exclusivamente do vão a ser vencido e a carga que estará sobre a laje.
laje treliçada
Foto: Reprodução

Vantagens da laje treliçada

Agora que você já entendeu o que é a laje treliçada, é hora de conhecer todas as vantagens que a mesma pode apresentar para a sua obra. Veja a seguir:

Economia

Este modelo de laje conta como uma ótima opção para quem está procurando economizar na hora de construir. Isso porque além de ser mais barata em si, ela ainda gera outras economias de um modo indireto. Por exemplo, a partir de uma redução na necessidade de mão de obra, além de uso de materiais de construção em menor escala.

Esta laje apresenta ainda a vantagem de menos escoramento, fazendo com que haja uma redução nos custos agregados, tornando uma opção bastante econômica. E quanto menos investimentos em materiais e maior otimização de espaço e serviço, melhores resultados, é claro.

Leveza

Este é um dos tipos de lajes mais leves do mercado da construção civil. Isso acontece pois a mesma pode contar com o uso de isopor e cerâmica, não necessitando do concreto que é utilizado nas lajes comuns, por exemplo. Assim, torna o serviço mais leve e fácil.

Além disso, uma estrutura menos pesada é capaz de gerar mais agilidade na hora de desenvolver vigas, pilares e fundações, para que assim recebam uma carga menor. Consequentemente há uma diminuição na demora da construção e economia, novamente, de materiais.

Facilidade de utilizar na obra

Na hora de fazer a distribuição das tubulações hidráulicas e elétricas, a laje treliçada tem se mostrado como uma opção que facilita o trabalho do operador. Torna assim tudo ainda mais rápido e simples.

laje treliçada

Conforto acústico e térmico

Oferece ainda um melhor conforto térmico e acústico para a construção como um todo. Como consequência, gera benefícios de curto, médio e longo prazo. Ou seja, não traz vantagens apenas para a construção, como para a obra como um todo.

Adapta-se a diversas estruturas

Você pode utilizar este modelo de laje para diversos tipos de construções, sendo que a mesma tem a capacidade de adaptar-se à diversas necessidades. Com isso, invista nessa possibilidade se busca economizar independente do tipo de construção que esteja sendo feita.

Leia também: Cruzeta para escora: O que é? Como usar?

Possui deformação menor

Se você está procurando algo que tenha uma deformação menor, que cause menos trincas e rachaduras, por exemplo, esta é a opção mais adequada. Uma vez que a mesma minimiza o surgimento deste problema.

Facilidade no transporte

Transportar os materiais de construção e lajes pré-moldadas pode ser uma tremenda dor de cabeça. Em contrapartida, este modelo de laje costuma ser muito leve e prático de usar. Com isso o transporte também se torna facilitado e você não terá tantos problemas quanto a isso.

Execução ágil e otimizada

Vivemos em um tempo onde economizar o mesmo é muito importante para garantirmos bons resultados em qualquer trabalho ou tarefa. No caso da construção civil, este tipo de laje otimiza o seu serviço e torna tudo ainda mais rápido, finalizando antes do tempo do que quando comparamos com outras lajes.

Indicações

Para não errar na hora de apostar na possibilidade, trouxemos algumas considerações que devem ser levadas em conta. Assim, você saberá se a sua obra poderá ou não receber este tipo de laje. Pois embora a mesma seja bastante versátil, ela está alinhada a um tipo de porte específico. Sendo que as características esperadas são:

  • Indicadas para obras residenciais, comerciais e industriais;
  • Obras de pequeno e médio porte;
  • Construções que não ultrapassem o limite de 12 metros.

Se a sua obra estiver dentro destes parâmetros, você poderá usufruir dos benefícios da laje treliçada sem medo.

Como é feita a laje treliçada?

Agora que você já sabe tudo sobre este modelo de laje, é hora de aprender a como pôr a mão na massa e desenvolver a mesma. Acompanhe o nosso passo a passo:

  1. Defina as peças que serão utilizadas;
  2. Defina a orientação das peças, baseando-se nas características do projeto arquitetônico;
  3. Definido o projeto estrutural, a equipe de orçamento de obra, planejamento e controle deve comprar os materiais;
  4. Feito isso, deve-se definir como será feita a execução da obra;
  5. Feito isso, disponha as placas com largura média de 12 cm e treliças metálicas e fixe-as a elas sobre cimbramento (formas e escoras);
  6. Seguidamente, são colocados entre as estruturas os elementos de preenchimento;
  7. Acima da estrutura de preenchimento, deve-se dispor armaduras complementares;
  8. Nesta etapa as tubulações hidráulicas e elétricas são dispostas em seus devidos lugares;
  9. Feito isso, é hora do capeamento em massa de concreto de pequena espessura sobre o enchimento e com maior espessura onde há nervuras sobre as treliças;
  10. Pronto! Você já terá finalizado o seu projeto de laje treliçada.

Lembre-se que este é apenas um breve passo a passo e que o adequado é que você sempre conte com o auxílio de um profissional para uma execução mais qualificada e efetiva.

Leia também:

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.