Garagem caixote – Conheça as melhores ideias para seu projeto

A garagem caixote é uma alternativa de arquitetura para garagens modernas. Ela consiste em um design quadrado ou retangular, semelhante a uma caixa de concreto. Esse modelo de garagem é versátil com diversas ideias de plantas baixas de casa térrea. Desde as casas geminadas, que são mais estreitas, até os modelos com casas sem muros ou portão ao redor.

Este modelo de garagem caixote costuma ser construído de concreto, evidenciando o formato fechado nas laterais e que apresenta mais privacidade para o ambiente.

A seguir, entenda tudo sobre garagem caixote.

Garagem caixote – Veja quando este modelo é indicado

garagem caixote

Construir uma garagem exige planejamento. Não só estrutural, mas arquitetônico também. Por isso, existem modelos que são mais indicados para um tipo de residência. Entre alguns exemplos está a garagem de caixote.

Sua arquitetura versátil e moderna é perfeita para casas com planta térrea, podendo fazer um desnível com telhado embutido, que promove todo o charme para a fachada da casa. Abaixo, selecionamos algumas dicas e modelos de casas em que a garagem caixote é indicada. Acompanhe as sugestões e veja se elas podem ser adicionadas no seu projeto de garagem.

Ideal para casas pequenas 

Um dos projetos de casa que combinam com a garagem caixote são as plantas pequenas, principalmente os modelos de plantas quadradas e sem espaço na lateral da casa. A ideia para este projeto é aproveitar ao máximo o design da casa, valorizando a fachada com uma garagem estilosa.

Aqui você poderá escolher entre uma garagem para um ou mais carros, construindo uma garagem mais comprida que a parte da frente da casa. Contudo, um modelo de casa para combinar com este estilo de garagem é a planta em forma geométrica, com uma fachada moderna e elegante mais alta que a garagem.

Casas com planta quadrada 

As casas com planta quadrada são perfeitas para construção de uma garagem caixote. A ideia é aproveitar os primeiros cômodos da casa e projetar a garagem neste mesmo limite. Aproveite também o muro da residência para construir o telhado da garagem estilo caixote, posicionando a cobertura na mesma altura. 

Você pode escolher entre fechar as laterais da garagem ou deixar o acesso mais visível para a porta da residência. Uma dica é apostar nos projetos arquitetônicos de casas com níveis, permitindo que o telhado da garagem seja mais baixo que da casa e/ou do hall de entrada.

garagem caixote

Casa com espaço limitado na lateral 

Para quem possui um terreno bem grande, construir uma casa com espaço limitado lateral é uma ótima ideia de projeto. Aqui você aproveita para usufruir da melhor metragem de área externa para colocar uma piscina, área de lazer com pergolado e até a construção de um campinho de futebol na residência.

Com uma boa metragem de terreno, é possível projetar uma garagem para mais de um carro, utilizando a ideia de garagem caixote para usar no projeto.

Garagem separada da residência 

Muitas pessoas gostam da ideia de ter uma garagem separada da casa, sendo a sugestão de garagem caixote uma opção moderna de design. Com a garagem separada da residência, não pense que a ideia não fará sentido. Pelo contrário, esse projeto fica incrível com casas de terrenos grandes e no meio de árvores.

Sabe aquelas casas de filmes com um caminho até a residência? Essa é a ideia de garagem para apostar, adicionando o projeto logo na entrada do terreno ou ao lado de casa com área de lazer na frente.

Casas geminadas com garagem caixote

As casas geminadas com garagem caixote são indicadas para terrenos compridos e estreitos. Inclusive, também é uma dica para casas estilo sobrado. Nesta ideia, a garagem fica em frente à porta de entrada, formando um modelo de caixa fechada que pode ser colocado um portão vazado.

Se a casa tiver um espaço lateral, aproveite para projetar o design da garagem de caixote mais comprido proporcionando uma visão de profundidade.

garagem caixote

Ótima ideia para ter mais privacidade

Podendo ter um estilo de profundidade, a garagem caixote é uma ótima ideia para casas que exigem mais privacidade. Principalmente as residências de esquina com fluxo de pessoas e carros. Para trazer mais privacidade para a residência, será preciso investir no fechamento das laterais da garagem e em um portão de entrada que combine com a fachada da casa em geral. Essa ideia de garagem tipo caixa também combina com residências com área estreita até a calçada. 

Dicas para combinar com garagem caixote

Agora que você já conhece os modelos de plantas residenciais que combinam com este estilo de projeto, veja algumas dicas para combinar com a garagem caixote, proporcionando uma fachada valorizada e moderna.

Faça um jardim externo 

Se você escolher a garagem caixote, aproveite para fazer um jardim externo bonito, com gramados, pedras que fazem os caminhos da garagem e da entrada. Veja qual o estilo de revestimento que combina com o design da residência, apostando em canteiros com flores e arbustos na entrada da residência. 

Construa um caminho com pedras

O caminho com pedras é uma excelente aposta de paisagismo para quem possui uma entrada de garagem mais comprida. Além de decorar a fachada da casa, esse caminho de pedra também ajuda a preservar a limpeza da garagem, já que o revestimento não terá contato com barro ou areia. Vale a pena também adicionar uma área de concreto, sendo uma ótima alternativa para quem quer economizar. 

Combine revestimentos na fachada da casa 

Além de combinar o caminho de pedras com a garagem, combine os revestimentos na fachada da casa com a garagem de carro. Aproveite as pedras naturais para decorar a parede que divide a garagem da casa, adicione jardim suspenso e uma textura de parede que compreenda o estilo do projeto. 

garagem caixote

Aposte em telhados diferentes

Outra dica para combinar com garagem de caixote é apostar em telhados diferentes, como por exemplo, os telhados com níveis. Este tipo de projeto é perfeito com esse estilo de garagem, principalmente em telhados embutidos.

Para valorizar ainda mais a fachada da casa com garagem caixote invista em iluminação, deixando a entrada da casa com aspecto moderno e sofisticado.

Leia também:

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.