Exaustor | Para que serve, Modelos de Exaustor

Você sabe o que é um exaustor? Ou então, sabe os modelos que existem? Neste artigo, vamos te ensinar tudo. Acompanhe para entender um pouco mais sobre este assunto, seja se você está curioso ou precisa adquirir para colocar na sua casa ou empresa.

Exaustor – Para que serve?

Se você está neste artigo, é sinal que está buscando mais informações sobre um produto técnico e que ajuda o ambiente de diversas formas. O exaustor é um produto muito importante para instalar em casas ou empresas. Ele basicamente é responsável por tornar um local mais agradável e ventilado.

Seu uso assemelha-se muito ao ventilador e aos benefícios do umidificador. Entretanto, o ventilador apenas ventila o ar e o umidificador umedece. E o exaustor faz a função de substituir o ar quente ou frio em um ambiente. Veja abaixo como ele funciona.

 

exaustor

Como funciona?

Para que possamos explicar de maneira muito simples e objetiva para você, precisamos entender como o ar se concentra nos cômodos de nossa casa ou empresa. Por exemplo, em um local fechado que não tem circulação de ar de forma adequada, o calor sempre estará mais concentrado na parte superior. Isto acontece por um simples motivo: o peso. Sim, os ares possuem peso e o peso do ar quente é menor. Portanto, ele flutua.

Desta forma, um exaustor terá a simples função de expulsá-lo do ambiente e trocá-lo pelo ar externo que, teoricamente, estará mais frio. Ou seja, nada mais é do que uma troca de ares. Entretanto, nem sempre a tarefa será feita com perfeição. Pois uma série de critérios também precisam ser enxergados. Por exemplo, se o ar externo estiver mais quente que o interno, a troca de ares vai acontecer do jeito errado e o calor vai entrar! Ou seja, este não será um bom método de economizar na conta de luz e ainda deixará o ambiente ruim.

Modelos de exaustor

Para que possamos compreender melhor a questão dos exaustores, vamos aos exemplos. Temos basicamente dois modelos presentes: os industriais e os residenciais. Eles possuem funções muito semelhantes. Porém, com tamanhos, proporções e gastos completamente diferentes. Veja abaixo.

 

exaustor

Industriais

O exaustor industrial é muito comum em empresas que possuem grandes galpões e armazéns. Como você já sabe, ele tem a função de trazer ar mais fresco para o lado de dentro, uma vez que um local extremamente grande teria muitas dificuldades de se manter gelado apenas com o uso de ar-condicionado.

Existem diversos modelos de exaustores industriais, sendo eles:

  • Centrífugo
  • Axial
  • Eólico
  • Transmissão
  • Fan Cooler

 

exaustor

Residenciais

Já o exaustor residencial é mais simples. Porém, cumpre a mesma função. Tudo que vai diferenciá-los é basicamente o tamanho e capacidade de troca de ares. Geralmente o exaustor residencial será instalado em cozinhas, lavações, banheiros ou locais que possuem pouca ou nenhuma circulação de ar externo. Eles serão úteis para expulsar o ar quente ou até mesmo gorduras e cheiros da cozinha. Por isso, escolha um modelo que combine com a decoração para que haja harmonia no design interno.

A instalação do exaustor requer um pouco de trabalho. Geralmente você precisará fazer uma pequena reforma na casa ou no ambiente, visto que o item precisa ser alocado no teto ou na parede. No entanto, não há segredos. Basta alocar e fazer as conexões elétricas. Boa sorte.

Add Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.