Benefícios do Umidificador: Saiba quais os melhores

Você sabe quais são os reais benefícios do umidificador de ar? Este é um texto para te ajudar justamente neste ponto. Vamos aprender alguns critérios que precisam ser levados em consideração na hora da compra. Além disso, vamos explorar como você pode escolher o modelo certo de acordo com a sua necessidade. Acompanhe.

Benefícios do umidificador

Os benefícios do umidificador de ar são inúmeros. Você poderá não só ter um ambiente mais climatizado, mas também é útil para ajudar pessoas com alguns problemas respiratórios. Este aparelho é responsável por deixar o ar menos seco. Ou seja, há locais em nossa casa que podem ficar extremamente ressecados devido ao clima ou até mesmo a planta da casa. Por isso, um projeto que previna este tipo de situação é fundamental.

No entanto, sempre podem haver múltiplas saídas para uma resolução de problema, não é mesmo? E o umidificador de ar acaba sendo muito útil neste sentido. No entanto, aprender como operá-lo corretamente é fundamental. Caso contrário, aquilo que veio para salvar e ajudar pode, na mesma proporção, piorar o que já é ruim. Acompanhe o texto para entender os benefícios e em seguida veja os cuidados necessários. Vamos lá?

benefícios do umidificador

Facilitação na respiração

Este é o primeiro tópico que deve ser levado em consideração. A facilitação da respiração por meio de um bom umidificador de ar é incrível. Conforme mencionamos ao início deste texto, pessoas com problemas como asma ou outras situações respiratórias podem dormir ou viver mais tranquilas. Ainda mais se elas estiverem vivendo em regiões em que a umidade é muito baixa durante boa parte do ano, como Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, oeste de São Paulo, Tocantins e Minas Gerais.

O ambiente fica refrescado

Consequentemente a umidificação deixará o ambiente refrescado. Ou seja, pode ser muito mais confortável para as pessoas de um modo geral utilizarem um espaço que não está quente e seco ao mesmo tempo. Este na verdade é um dos melhores benefícios do umidificador, visto que todos poderão aproveitar.

Ótimo custo benefício

Diferentemente de um ar-condicionado, por exemplo, o umidificar de ar possuí ótima relação de custo e benefício. Você estará adquirindo um equipamento extremamente potente com pouco consumo e ótimos resultados. Tanto para pessoas com problemas respiratórios como para simplesmente melhorar uma condição seca em alguma região específica do país, o umidificador é ótimo e você deve constatar isso de forma prática.

Cuidado com o uso em excesso

Agora que já explicamos alguns dos principais benefícios do umidificador de ar, é hora também de entender um pouco dos problemas que ele pode causar. Sabemos que qualquer utilização de qualquer elemento ou substância em excesso pode ser danoso para a saúde. E o mesmo é válido para o umidificador. Usar com prudência é o que recomendam a maioria dos especialistas. Ou seja, um ambiente muito úmido e por muito tempo também pode ser maléfico para a saúde humana.

Por exemplo, se um aparelho ficar ligado em excesso, a aparição de fungos e mofo pela casa pode ser vista rapidamente. Enquanto o umidificador poderia ajudar uma pessoa com problema respiratório, como a asma, ao mesmo tempo ele poderia piorar o quadro. Visto que a casa agora está em uma situação tão ruim quanto se estivesse seca.

Não deixe o aparelho ligado por mais de 4 horas e evite de deixá-lo sob estantes ou próximo de livros e paredes. O excesso de umidade próxima desta região poderá ser ruim para o reboco de parede e para papéis próximos. Outro ponto importante para ficar atento é com relação a limpeza e manutenção. É recomendado que você limpe-o a cada 6 meses. Assim evitará a proliferação de bactérias e uma possível infestação no ambiente. Use sempre água filtrada! Esta é outra dica para conter as bactérias e não deixá-las pelo ar.

benefícios do umidificador

Como escolher o melhor umidificador de ar?

Entendemos os benefícios do umidificador, entendemos os cuidados que devemos tomar antes de utilizá-lo, mas, qual seria o modelo mais indicado? Esta pergunta pode ter uma série de respostas. Dependerá muito da situação da sua casa, da sua região, do seu estilo de vida, de possíveis problemas respiratórios, etc. O que você precisa entender, na verdade, são os modelos disponíveis para que você compre o que for mais indicado de acordo com suas necessidades. Acompanhe.

Modelo ultrassônico

Este é o tipo de umidificador mais moderno do mercado. Ele produz pouquíssimo barulho e distribui a umidade em forma de vapor pelo ar. Se a ideia é colocar no seu quarto para ter noites de sono mais tranquilas, é uma ótima opção.

Modelo evaporativo

Em contrapartida, este modelo é muito mais barulhento. Ele é constituído por um ventilador que distribui a umidade no ar. Esta umidade é vinda de uma esponja, um pano ou papel (dependendo do modelo) que absorve a água do reservatório.

Modelo central

Se você estiver morando em uma casa com automação residencial, certamente poderá instalar um umidificador já embutido no projeto. É semelhante a um ar-condicionado e os controles ficarão instalados em uma parede, por exemplo.

benefícios do umidificador

Modelo impulsor

O modelo de impulsor trabalha com um disco que faz suas rotações em alta velocidade. Desta forma, é liberado gostas de água no ar.

Modelo vaporizador

Este talvez seja o modelo mais comum e simples encontrado no mercado. Funciona de forma semelhante a um chuveiro quente em uma casa. Ou seja, a água do reservatório é esquentada e jogada para o ar em forma de vapor. Exatamente da mesma forma que ocorre em um banheiro fechado ao tomar um banho muito quente.

Use com prudência e eficiência

Os benefícios do umidificador são muitos. No entanto, é de suma importância que você utilize com prudência. Como mencionamos anteriormente, da mesma forma que ele pode ser útil e benéfico, pode ser ruim. Principalmente se você tiver problemas respiratórios. Afinal, todo excesso não é positivo. Assim como o excesso de clima seco pode deixar seu nariz irritado ou sangrando, o excesso de umidade é capaz de proliferar fungos e mofos que causarão alergias e outros problemas.

Add Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.