Automação Residencial: Benefícios de Ter em Casa

Com a tecnologia em constante avanço, certamente você já deve ter ouvido falar em automação residencial. Mas, como funciona este tipo de automação? Ou então, que benefícios posso usufruir a partir desta tecnologia?

Estas questões são importantes e precisam ser respondidas antes de nos engajarmos em um projeto de automação para o nosso lar. Assim, podemos adequar as nossas necessidades as disponibilidades deste tipo de tecnologia.

 

automação residencial

 

O que é a automação residencial?

Em linhas gerais, automação residencial nada mais é do que o processo de automatizar as mais diversas tarefas corriqueiras em nosso lar. A partir de um sistema estruturado e planejado de acordo com as necessidades do morador, é possível criar um desempenho otimizado para o seu lar.

Dessa forma, geram impactos expressivos na rotina diária dos moradores, promovendo benefícios significativos e muito interessantes. A Casa Inteligente é responsável por transformar a nossa maneira de compreender o nosso lar. É responsável por nos conectar a pontos específicos da organização burocrática de nossa casa. Mas, além disso, é responsável por promover, para nós humanos, menos responsabilidades.

Quais são os benefícios da automação residencial?

Existem diversos benefícios atrelados ao uso da automação em nossa residência. No entanto, podemos destacar alguns pontos que tornam esta tecnologia uma ideia inovadora e que realmente impacte positivamente o dia a dia dos moradores de qualquer casa.

Não importa o tamanho do seu lar. Não importa o tamanho dos seus cômodos. A Casa Inteligente pode fazer parte da vida de pessoas com lares imensos e lares pequenos. Isso porque a inteligência parte do pressuposto de promover resultados efetivos de acordo com a realidade do morador.

Isto é, é estabelecido critérios pela própria pessoa que pretende adquirir a tecnologia para a sua casa. E assim, não necessariamente precisará acoplar todas as tecnologias disponíveis. Mas sim, poderá optar por aquelas que realmente façam sentido e gerem valor para elas mesmas.

Visto isso, vamos a nossa lista de benefícios da automação nas residências:

Conforto

Poder controlar a luminosidade, garantir que a temperatura se adéque de uma maneira eficiente, bem como estabelecer critérios de circulação de ar, podem promover o conforto no seu dia a dia.

Você passará a notar uma melhora expressiva no seu bem-estar, uma vez que poderá tornar diversas tarefas mais automáticas. E assim, as preocupações diminuem. Basta você pisar em um cômodo para que a luz acenda. Basta você selecionar, pela tela do seu smartphone, qual a temperatura e quantidade de luz que deseja: e assim lidar com um ambiente otimizado para você.

Esqueceu de apagar a luz antes de se aconchegar na cama? Tudo bem! Com o celular por perto você poderá fazer isto sem precisar levantar. Do mesmo modo, esqueceu a luz da sala acesa? Em alguns instantes, ao perceber a falta de movimento no ambiente, ela apagará por si só.

Gerando, dessa maneira, além do conforto que é essencial para nos sentirmos bem em nossos lares, teremos ainda uma redução de custos em nossa conta de energia.

Segurança

Com a possibilidade de automatizar as fechaduras e janelas de nossa casa, por exemplo, podemos programar que as mesmas sejam trancadas quando quisermos. Assim, você não precisa sair de casa com aquela preocupação de que fechou ou não fechou tal porta.

Ou então, você desconfia que deixou o ferro ligado na tomada… O que você faz? Bem, com a automação você pode decidir por cortar a energia destas tomadas, a partir de procedimentos simples e automáticos. Assim, pode garantir que não haverá nenhuma consequência a partir do seu esquecimento.

Mas, para além disso, podemos trabalhar com os detectores de fumaça, os alarmes de incêndio, dentre tantas outras formas de enaltecer a segurança em nosso lar. Promovendo uma proteção eficiente e duradoura para nós e toda a nossa família.

 

 

Otimização do tempo

Otimizar e automatizar as nossas tarefas diárias é, sem dúvida, o sonho de muita gente. Nós estamos sempre em busca de alternativas e maneiras de tornar os nossos trabalhos corriqueiros mais fáceis, práticos, rápidos e muito eficientes. Dessa forma, vamos elaborando estratégias que visam este objetivo, mas, muitas vezes, não atingimos êxito.

O que fazer diante disso? Bem, a automação pode ser uma peça chave para este objetivo. Afinal, já pensou você automatizar aquelas tarefas corriqueiras que, quando somadas uma a uma, são capazes de atrapalhar o seu dia a dia, gerando uma quebra no fluxo do seu tempo? Pois é! A automação residencial pode ser usada, portanto, para uma finalidade de otimização do nosso tempo.

E nos dias atuais nós sabemos o quanto este ponto é muito importante para termos uma vida sempre bem estruturada e equilibrada.

Mas, que tipos de automações posso ter?

Nos ficou claro que automatizar as coisas pode ser interessante e um ótimo investimento em longo prazo. Mas, para entendermos um pouco mais, listamos abaixo as possibilidades de automação para você visualizar mais fielmente os efeitos positivos que destacamos. Veja:

  • Ar condicionado: Temperatura ambiente que se adéqua as necessidades reais. Ou seja, não fica muito frio, bem como não fica muito quente. Mas mantém um equilíbrio.
  • Áudio e Vídeo: Música ambiente; Televisão.
  • Controle de Presença através de sensores específicos.
  • Cortinas, Persianas e Toldos: Fechar as janelas; Abrir as cortinas em determinado horário, bem como fechá-las.
  • Fontes, Chafariz, Piscina.
  • Iluminação: Luzes apagam em determinado horário; Acendem com sensor de movimento; Etc.
  • Irrigação: Jardim, por exemplo.
  • Lareira: Acender, apagar, tamanho da chama, etc.
  • Projetor, lift e telão.
  • Ventilação.

Existem muitas formas de usufruir dos benefícios da automação em sua casa. Experimente criar um plano que se adéque as necessidades reais da sua família para ter bons resultados.

Add Comment