Emboço | Como aplicar Emboço | Medidas para fazer o Emboço

O emboço é uma estratégia extremamente útil para proporcionar ainda mais segurança a obra. Com esta técnica, você garante uma série de benefícios. Entretanto, para fazer o emboço do jeito certo, você precisará seguir algumas regras e medidas fundamentais. Por isso, acompanhe o texto e saiba como fazer.

Emboço – O que é?

Muita gente confunde o emboço com o simples fato de rebocar a parede. Mas a verdade é que as duas técnicas são semelhantes, mas com funções distintas. O emboço seria a segunda etapa de um processo convencional de reboco. Tudo começa pelo chapisco, depois o emboço e finalmente o reboco final. Desta forma, para entender como fazer emboço, você precisa mais do que nunca entender o significado desta etapa da obra.

Ele serve para nivelar e proporcionar ao reboco uma estrutura ainda mais sólida. Após fazer o chapisco na parede, você precisa nivelar antes de rebocar. E o emboço serve justamente para esta finalidade. Além disso, há diversos outros fatores importantes que fazem do emboço um passo fundamental na constituição do reboco. Acompanhe.

 

emboço

 

A importância do emboço

Uma das principais características do emboço, como mencionado anteriormente, é proporcionar mais solidez e estrutura ao reboco convencional. No entanto, há pedreiros que preferem abrir mão desta etapa da obra. Seja para poupar tempo ou recursos. Entretanto, este pode ser um erro grave que custará diversos outros recursos ao proprietário da casa ou da obra no geral. Veja abaixo duas proteções extras proporcionadas pelo emboço.

Proteção acústica

Todo mundo sonha em ter uma casa com proteção acústica, não é mesmo? Entretanto, o que poucos acabam levando em consideração é o fato de que a forma como o reboco é feito, pode garantir este benefício.

A partir do momento que o emboço é feito da forma correta, a espessura da parede garantirá um bloqueio natural do som. Ou seja, o ambiente ficará isolado acusticamente. Tanto de dentro para fora, quanto de fora para dentro.

Proteção térmica

Além do isolamento acústico, o emboço garante proteção térmica. Este é mais um benefício extremamente útil para quem vive em regiões que fazem muito calor ou muito frio. A proteção térmica garante que a temperatura externa não entre com tanta força, garantindo muito mais conforto para sua casa. Caso o reboco fosse feito diretamente no tijolo, sem chapisco e sem emboço, as chances de calor e frio entrarem nos ambientes seriam muito grandes.

Composição do emboço

Como falamos, o emboço é uma forma de estruturar a parede para receber o reboco. Ou seja, é uma espécie de pré-reboco. O que nos faz entender que a composição dele é de cimento, areia, água e cal. Criando, assim, uma mistura efetiva no desenvolvimento da estrutura do acabamento com reboco.

No entanto, há diversas alternativas no mercado para que você opte pela que faça mais sentido para sua obra. Você poderá encontrar massas prontas para esta finalidade, sem a necessidade de fazer as misturas manuais. Além disso, você pode optar por misturas mais ou menos fortes, com ou sem cal. Tudo vai depender do objetivo da obra e a localização. Por isso, conte sempre com ajuda especializada para fazer a melhor escolha.

 

emboço

 

Emboço – Como aplicar corretamente?

Agora que você já entendeu qual a importância do emboço e qual a diferença dele para o reboco, é hora de entender como aplicá-lo corretamente. Para isso, você precisará acima de tudo, ter a base de chapisco já preparada. Depois, siga o passo a passo.

  1. Aguarde o chapisco secar para que você possa aplicar o emboço;
  2. Prepare a massa de emboço de acordo com as especificações da marca;
  3. Inicie a colocação do emboço sob a superfície do chapisco;
  4. Com a ajuda de uma colher de pedreiro, você pode seguir o mesmo processo de colocação de reboco;
  5. Preencha toda a parede até que tenha consistência suficiente para alisar com ajuda de uma colher de pedreiro e de réguas;
  6. Depois de liso, preencha os locais que possuem falhas;
  7. Agora é só esperar secar por alguns dias para, somente depois, iniciar o acabamento com reboco.

Emboço – Medidas para fazê-lo

Como o emboço é uma prévia do acabamento, você precisa prepará-lo da forma certa. Caso você opte por fazer a massa caseira, misture todos os materiais de forma que crie uma massa homogênea e, após isso, inicie a colocação na parede.

A mistura correta pode variar de acordo com o objetivo. Uma parede externa como um muro, por exemplo, não precisa de uma massa tão consistente para isolar acusticamente. Entretanto, se o emboço for feito para o reboco interno, é recomendado que a mistura seja bem concentrada para o resultado ser satisfatório.

Um detalhe importante que precisa ser levado em consideração, é o fato de que o emboço básico precisa ter uma espessura de 1cm a 2,5cm. E isto é o que dará base a massa. Para fazer 17 metros quadrados de parede, por exemplo, você precisará de 1 lata de cimento (veja aqui tipos de cimento), 2 latas de cal e 8 latas de areia média.

Ou seja, a mistura fica 8 por 1 (8 latas de areia para 1 de cimento). Com estas informações, basta fazer a soma da metragem necessária para sua obra e colocar a mão na massa.

 

emboço

 

Alguns cuidados importantes

Agora que você já entendeu como aplicar e como desenvolver a massa para o emboço, é importante levar em consideração alguns cuidados na hora de iniciar a obra. Se você é inexperiente e está buscando entender como o serviço pode ser feito, lembre-se sempre de usar equipamentos de segurança individual (EPI), como luvas e óculos.

Além disso, é de suma importância que você tenha o amparo de algum profissional técnico que possa ajudar escolher as melhores marcas e as melhores espessuras de acordo com a sua obra. Como mencionamos anteriormente, cada obra é única e merece uma atenção também exclusiva. O emboço de um muro externo é diferente do emboço de uma sala de estar, por exemplo.

Entretanto, este é um serviço simples que pode ser feito por qualquer pessoa. Por isso, se você estiver começando agora, não desista na primeira tentativa. É uma questão de prática para que, em poucas horas, você consiga dominar a tarefa. Boa sorte!

Add Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.