Cuidados com o piso de madeira: Tudo que você precisa saber

Muita gente ainda não sabe quais são os cuidados com o piso de madeira que garantirão a “longa vida” do mesmo. Afinal, apesar de ser um acabamento muito resistente e de qualidade, o mesmo precisa de atenção para que não fique riscado e manchado.

Além disso, o brilho do piso só será garantido com os cuidados necessários. E, por conta disso, elaboramos este guia para que você saiba como deixá-lo impecável. Acompanhe a seguir.

cuidados com o piso de madeira

Cuidados com o piso de madeira

Abaixo dividimos os cuidados com piso de madeira em três etapas: aquela que será feita todos os dias; as limpezas mensais e as de longo prazo. Atente-se a cada uma delas para usufruir de bons resultados.

Cuidados diários

Os cuidados diários não exigem muita atenção no sentido de investir muito tempo na limpeza. Mas sim, pequenas considerações é que farão toda a diferença no final. Para isso, no dia a dia, você deverá:

  • Utilizar vassoura com cerdas macias, pois se a mesma proporcionar muito atrito com o chão, as chances de marcá-lo é muito grande.
  • Coloque tapetes de crochê em pontos estratégicos da casa, especialmente em regiões onde há uma grande circulação de pessoas. Visto que o excesso de atrito dos calçados com o chão poderá provocar marcas.
  • Cuidado para não derrubar líquidos no chão, pois você poderá acabar manchando o piso por conta disso. Portanto, se derramar qualquer tipo de líquido, seque-o imediatamente. Caso sinta necessidade, limpe com um pano semi úmido e seque bem em seguida.
  • Não arraste móveis, mesmo que eles possuam rodinhas. Este atrito pode marcar o chão de uma maneira irreversível, de modo que nem a cera será o bastante para recuperar.
  • Utilize feltro nos pés das cadeiras e mesas. Assim, caso as mesmas venham a ser “mexidas” ou empurradas, o piso não sofrerá tantos danos.

O segredo é, basicamente, manter o chão limpo com uma vassoura macia e tomar muito cuidado para não arranhar com atritos diversos.

Cuidados mensais

Os cuidados mensais podem ser um pouco mais intensos, pois além de proteger o piso, você também irá enaltecer a beleza do mesmo. Acompanhe:

  • Utilize pelo menos uma vez por mês a cera para piso de madeira. Entretanto, é importante salientar que depois de aplicar a cera 3 vezes, você deverá remover a mesma antes de iniciar o processo pela quarta vez. Além disso, leia bem a embalagem do produto, a fim de não adquirir um tipo de cera que não seja compatível com a madeira.
  • Intercalando com a cera, uma vez ao mês você pode passar um pano semi úmido no chão, apenas para remover impurezas que possam estar mais “presas”. Mas, cuidado para não encharcar, ok? Pois isso poderia manchar o seu piso de um modo muito intenso.

Basicamente, nesta etapa você deverá focar na higienização do piso. Do mesmo modo: utilizando os produtos corretos e nunca encharcando o chão.

Leia também: Diferença Entre Piso Vinílico e Piso Laminado

cuidados com o piso de madeira

Cuidados de longo prazo

Por fim, temos os cuidados de longo prazo. Eles são igualmente importantes para manter o seu piso sempre bonito e em bom estado.

Nesta etapa, uma boa pedida é você contratar empresas especializadas na higienização de piso de madeira. E, com isso, permitir que o mesmo receba um cuidado especial.

Além disso, um cuidado que refletirá no longo prazo é o uso de sapatos. Se você não utilizar calçados dentro de casa, perceberá que em um tempo a aparência do piso melhorará, e muito, visto que você estará apostando em nossas dicas anteriores.

Como higienizar corretamente?

Como mencionamos no decorrer do artigo, a limpeza com pano úmido, uma vez ao mês, somados a cera que você também aplicará uma vez a cada 30 dias, já é uma boa pedida para manter o piso limpo e bonito. Entretanto, no dia a dia, você poderá:

  • Utilizar o aspirador de pó: Desde que, obviamente, não encoste/ esfregue o cano do aspirador no chão, pois isso poderia acabar riscando o mesmo.
  • Utilizar uma vassoura macia: Para varrer as sujidades todos os dias, com delicadeza, sem pressionar as cerdas no chão.
  • Passar um pano de algodão seco: O pano de algodão será uma boa pedida para além de remover o restante do pó que possa estar por ali, você ainda estará lustrando a cera.
  • Lustre a cera: Além do pano úmido, você pode utilizar os conhecidos “esfregões”, ou até mesmo uma enceradeira, para deixar o seu piso ainda mais bonito, brilhante e bem cuidado.

Veja mais: Tipos de Forro de Madeira: Veja vantagens e Desvantagens

cuidados com o piso de madeira

Quanto ao que não deve ser feito, atente-se:

  • Nunca utilize nenhum tipo de ferramenta de limpeza que seja abrasivo, como escovas, esponjas e outros utensílios. Lembre-se: se riscar o chão, dependendo da gravidade, pode ser irreversível.
  • Não utilize produtos de limpeza que não foram feitos para madeira: A gente sabe que muita gente mistura desinfetante na água em que utiliza para limpar o chão. Todavia, você não deverá apostar nessa possibilidade, pois, dependendo do piso e até mesmo da composição do produto o efeito pode ser rebote e o seu chão ficará todo marcado e manchado.

Com esses cuidados com o piso de madeira, certamente você terá uma casa impecável!

Modelos para te inspirar

Agora que você já aprendeu a cuidar corretamente do piso de madeira, é hora de conhecer alguns modelos que poderão lhe inspirar. Afinal, se você ainda está em dúvida se utiliza ou não este tipo de piso, veja as imagens e tire suas conclusões!

cuidados com o piso de madeira
Uma sala de jantar sofisticada e com a decoração impecável, que possui uma harmonia e tanto com o piso de madeira.
cuidados com o piso de madeira
O tapete embaixo dos móveis é uma boa maneira de impedir que os mesmos risquem o piso.
cuidados com o piso de madeira
A madeira promove ao ambiente uma beleza incomparável.
cuidados com o piso de madeira
Aqui notamos uma decoração um tanto mais elegante, que enaltece os tons terrosos.
cuidados com o piso de madeira
Este piso com um acabamento mais fosco remete a conforto e bem estar.

Quanta opção linda, não é mesmo? Lembre-se: o piso de madeira, além de lindo, é muito aconchegante. Além de que o mesmo não fica muito frio no inverno, e tampouco quente no verão. A acústica do ambiente também costuma ser melhorada com este tipo de revestimento no chão.

Esperamos que este conteúdo possa ter te ajudado. Até a próxima!

Leia também:

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.