Como escolher uma construtora para a sua obra: 10 dicas

Você sabe como escolher uma boa construtora para a obra? Esta é, sem dúvida, uma das questões mais importantes que todas as pessoas que estão começando a construir, se fazem. Afinal, a escolha da construtora é um passo importantíssimo rumo a concretização dos objetivos, literalmente.

Então, para entender mais sobre o assunto, continue a leitura deste artigo e saiba como encontrar boas opções no mercado. Vamos lá?

construtora para a obra

Construtora para a obra – Como escolher a melhor com 10 dicas práticas

A escolha de uma construtora para a obra passa por muitos critérios técnicos. Mas também, alguns critérios bastante diversificados, levando em consideração aspectos humanos, práticos, de flexibilidade e também de criatividade. E por isso, é importante que você tenha um guia correto do que avaliar primeiro, segundo e terceiro.

Veja a lista:

  1. Avalie o histórico da construtora;
  2. Veja se não há imbróglios fiscais e financeiros;
  3. Entenda o prazo de entrega da construtora;
  4. Não assine contratos sem ler;
  5. Contrate a construtora com ajuda de um profissional do mercado;
  6. Prêmios e certificações podem ajudar na tomada de decisão;
  7. A construtora faz maquetes da obra?;
  8. Não deixe de acompanhar a obra atentamente;
  9. Exija um contato humanizado e bem informativo durante a obra;
  10. A construtura oferece garantia do serviço?;

Vamos explicar o que cada um desses passo quer dizer na prática. Continue a leitura do artigo.

Avalie o histórico da construtora

O primeiro passo que você precisa considerar para escolher uma boa construtora que vai fazer a sua casa, prédio ou qualquer projeto de engenharia, é o histórico. É a partir de um histórico competente, profissional e bastante vasto é que você poderá fazer uma escolha consciente e muito mais segura.

As construtoras que já estão há algum tempo no mercado vão poder oferecer uma gama de obras finalizadas para que você avalie e veja se a melhor opção é realmente aquela. Então, faça uma lista de opções e veja estes aspectos antes de mais nada, ok?

Para aquelas construtoras que não tiverem um histórico (pois começaram há pouco tempo), avalie os profissionais e empreendedores – o histórico que não está na empresa, certamente estará nos profissionais.

construtora para a obra

Veja se não há imbróglios fiscais e financeiros

O segundo passo bastante importante que deve ser considerado para a escolha de uma construtora competente, é olhar para as situações fiscais da empresa. Este pode ser um processo um pouco mais técnico e chatinho, mas certamente fará toda diferença no decorrer da obra, uma vez que qualquer tipo de empecilho financeiro poderá atrasar ou limitar o serviço de maneira geral.

Entenda o prazo de entrega da construtora

O prazo de entrega está totalmente relacionado com o critério acima. Ou seja, aquelas empresas que estão endividadas ou mesmo com alguma limitação financeira, certamente terão mais dificuldades de entregar uma obra dentro do prazo prometido. Portanto, esteja ciente disso e escolha uma empresa que tenha bastante compromisso neste sentido.

Uma dica interessante, neste caso, é buscar informações com pessoas que já fizeram algum tipo de serviço com esta construtora. As recomendações e depoimentos podem ajudar bastante na sua tomada de decisão.

Não assine contratos sem ler

Infelizmente, um dos erros mais comuns entre as pessoas que escolhem empresas ruins para se trabalhar, é a leitura do contrato. Muitos contratos são assinados sem que haja uma leitura técnica das cláusulas, de forma que ele esteja verdadeiramente cumprindo com uma função de compromisso com ambas as partes.

Há construtoras que indicam diversos tipos de possibilidades, que confundem o cliente e liberam a construtora de algumas responsabilidades que são essenciais para que haja, ali, uma compra segura. Preste atenção nisso e, se precisar, contrate um especialista para fazer esta leitura de contrato junto com você.

Leia também o nosso artigo sobre construir sozinho ou com construtura.

Contrate a construtora com ajuda de um profissional do mercado

A contratação de uma construtora é sempre um passo bastante sensível. Ou seja, é um momento crítico de uma obra, visto que é esta tomada de decisão que definirá o andamento de toda a obra. Portanto, se você não sabe muito bem como escolher, não hesite de pedir ajuda para um profissional que entenda do assunto. Pode ser um engenheiro, por exemplo.

construtora para a obra

Prêmios e certificações podem ajudar na tomada de decisão

Por mais que as empresas premiadas e certificadas vão ter um custo mais elevado de mão de obra, saiba que escolhe-las pode ser uma grande economia no longo prazo, visto que a obra terá muito mais respaldo. Então, se na sua cidade há construtoras certificadas e com premiações por órgãos fiscais competentes, não deixe de levar isto em consideração.

A construtora faz maquetes da obra?

As maquetes não são obrigatórias para uma obra sair do papel de forma profissional e competente. No entanto, se a construtora oferecer este benefício para a sua obra, não recuse. Principalmente se o seu projeto for um empreedimento imobiliário, que precisa de muitos recursos futuros para as vendas.

Veja aqui como fazer maquetes passo a passo.

Não deixe de acompanhar a obra atentamente

Depois que a obra já se iniciou, um processo bem importante que você precisa dedicar tempo, é o acompanhamento. Sim, você deverá acompanhar a obra de perto, mesmo que você não entenda nada de construção. Isto fará com que você sinta o projeto acontecendo, o que cria boas sensações de expectativa. Ver a evolução da obra é bem legal!

Exija um contato humanizado e bem informativo durante a obra

Durante a obra, a construtora precisa oferecer um contato bastante humanizado. Por exemplo, o ideal é que a construtora tenha um CRM especializado no atendimento de seus clientes, para informar a todo momento o andamento da obra em si, informar o que está acontecendo e possíveis problemas que, querendo ou não, vão acontecer.

A construtura oferece garantia do serviço?

E por fim, não deixe de consultar as garantias que a construtora oferece. Este é um passo bem importante na hora de escolher uma construtora para a obra, pois a garantia faz com que você sinta mais confiança na hora de contratar o trabalho. Construtoras que não oferecem nenhum tipo de garantia certamente não vão ter um bom respaldo no mercado – mesmo que o trabalho delas seja competente.

Leia também:

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.