Casa Inteligente – O que é e como funciona?

Você já ouviu falar de casa inteligente? Pois bem, esta é uma categoria de residências que está ganhando cada vez mais mercado. Hoje em dia é comum ter uma série de aparelhos tecnológicos que facilitam muito a nossa vida. E um exemplo disso, são os smartphones. Há alguns anos atrás, ninguém imaginaria que eles fariam tantas tarefas e ao mesmo tempo.

E é justamente a partir deste ponto de vista que podemos entender a casa inteligente como uma excelente forma de automatizar algumas funções. E não pense que a automação é apenas para “enfeitar”. Ela pode cumprir uma série de melhorias que nós, humanos, nem sempre conseguimos. Afinal, a tecnologia está aqui para ajudar. E, pensando nisso, vamos te ajudar a entender mais como você também pode se beneficiar dos sistemas de automação residencial.

 

casa inteligente

Casa inteligente – O que é?

Para começar a entender o que é uma casa inteligente, basta imaginarmos uma casa não inteligente. Em uma casa convencional, tudo precisa ser feito de forma analógica e manual. Por exemplo, acender as luzes, fechar as janelas ou trancar as portas. É assim que a grande maioria das pessoas aprendeu a viver em suas residências.

Agora, para entender o que faz uma casa projetada para ser inteligente, basta pensar ao contrário: todas as funções mais básicas e simples são feitas por computador. E no início, pode parecer desnecessário. Afinal, qual o motivo de ter um computador para acender a luz, sendo que você mesmo pode fazer, não é mesmo? Pois bem, há diversos motivos para você considerar o projeto. Veja abaixo.

Segurança e controle

É muito grande a segurança e controle que uma casa automatizada oferece. Ela é capaz de manter uma série de controles devidamente em ordem. Como por exemplo, se houver algum curto no disjuntor de uma lâmpada, assim que você acender, pode explodir na sua mão.

Em uma casa inteligente, isto não acontece. Pois há um sistema de prevenção de acidentes que pode acionar o desligamento automático do sistema elétrico, caso esteja em curto. Ou seja, mesmo que você não perceba, haverá uma inteligência artificial trabalhando e zelando pelo seu conforto e bem-estar. Um projeto de casa simples dificilmente conseguiria manter tudo em dia desta forma.

 

casa inteligente

 

Esquecimento

E se você tivesse um sistema que corrigisse um problema de esquecimento que você eventualmente pode ter? Por exemplo, esquecer o gás ligado ou a janela aberta em um dia de chuva não precisa mais ser preocupante. Afinal, uma casa automatizada pode facilmente entregar este tipo de correção para o proprietário.

Os tipos de janela que você poderá ter na sua casa facilmente manterão o ambiente seguro e livre das chuvas. Afinal, com um simples comando a distância você poderá ordenar que o sistema feche-as. E, assim, sua casa fica segura!

Facilidades no dia a dia

Além da segurança e de fatos de esquecimento, você poderá implementar uma série de facilidades no dia a dia da sua casa. Com o tempo, você terá muito mais tempo para focar em outras coisas e planejar o seu dia sem tantos incômodos. Por mais que o simples ato de “trancar a porta” possa ser breve, isto pode consumir uma energia grande de você, por ter que manter uma rotina em dia para que tudo isso possa ser feito sem esquecimentos.

Sistemas de uma casa inteligente

Os sistemas básicos de uma casa automatizada são inúmeros. E, para que eles possam ser devidamente implementados, você precisa saber como escolher um engenheiro que faça projetos neste sentido. Afinal, a casa precisa ser preparada para isso. Por mais que é possível instalar em uma casa mais “antiga”, por assim dizer, quando o projeto já é embutido, tudo fica mais fácil.

Veja alguns exemplos:

 

casa inteligente

 

Irrigação de jardim

A irrigação de jardim é um dos pontos mais interessantes para uma boa casa inteligente. Este é um serviço que precisa ser feito. Seja por você ou seja por algum funcionário que você possa vir a contratar. Logo, gera custos e trabalho de alguma forma. Por isso, uma das vantagens de automatizar um sistema é justamente o longo prazo. Pois a tecnologia suprirá demandas que antes precisariam ser pagas. E, com o tempo, você não terá mais custos com isso.

Alarme e segurança

O alarme e segurança da casa de modo geral são pontos muito importantes. Por mais que existam diversos modelos de fechaduras eletrônicas (o que já é um passo interessante rumo a mais segurança), a automação é ainda mais precisa. Pois ela não só identifica os cômodos que ainda estão abertos, como trava e destrava de forma automática.

Por exemplo, se você sair e esquecer de trancar algo, basta consultar o sistema modular para verificar se está tudo de fato fechado. Se não estiver, basta fechar e trancar. Tudo de forma digital.

Controle de janelas

Conforme já mencionamos anteriormente, o controle das janelas faz toda diferença em uma casa segura. Se a sua casa for grande, esta tecnologia é ainda mais importante. Afinal, muitas vezes é difícil de controlar todos os cômodos. E tudo seria (e é) mais fácil, se tivesse um sistema que informasse o que está aberto, o que está fechando, o que está trancado e o que está destrancado.

 

automatização residencial

 

Iluminação dos cômodos

Enquanto houver iluminação natural na sua casa, durante o dia, um sistema eletrônico talvez não se faça tão importante. Porém, conforme vai escurecendo, que tal se as luzes acendessem sozinhas? E o melhor: somente nos ambientes em que você estiver ou determinar? Pois bem, uma casa inteligente faz isso.

E isto é muito interessante inclusive pelo fato de esquecer uma luz ligada em um cômodo que não precisaria. Além de ajudar a economizar na conta de energia, o sistema automático garante a segurança do ambiente, mantendo as luzes apagadas onde não precisam estar acessas.

Inteligência para economizar e otimizar

Muito interessante os sistemas de casas inteligentes, não é mesmo? Pois bem, agora que você já entendeu um pouco mais, que tal entrar em contato com um engenheiro para fazer um orçamento do projeto? Lembre-se que um investimento agora para um futuro mais econômico pode ser uma ótima alternativa. Boa sorte!

Add Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.