Como Pintar Moldura de Gesso 3D?

Aprenda em nosso artigo o que é, e como pintar moldura de gesso 3D, com dicas simples e fáceis. E assim, crie ambientes incríveis no seu lar, ou simplesmente transforme aquele já existente. Afinal, é importante tomar todos os cuidados e precauções necessárias para sua parede ficar profissionalmente bonita e com os acabamentos finos do gesso 3D bem feitos. Acompanhe todas as informações

O que é moldura de gesso 3D?

Uma tendência de decoração para o interior, é a moldura de gesso 3D. Além de ser um diferencial e deixar o ambiente lindo, essa técnica pode ser utilizada quando queremos renovar uma parede ou mesmo dar vida para uma parede esquecida dentro de casa.

Entretanto, a moldura de gesso 3D exige algumas técnicas para ficar bonita e bem-feita. Caso contrário, o que poderia ser um diferencial maravilhoso, pode se tornar algo desajeitado e feio dentro de casa.

 

como pintar moldura de gesso 3d

 

Como pintar moldura de gesso 3D?

Basicamente, o processo de como pintar moldura de gesso 3D é semelhante a pintura de uma parede convencional. Porém, atente-se na lista abaixo para alguns pontos importantes que diferenciam a pintura em gesso 3D para a pintura comum.

1- Comece a preparar a área de pintura isolando o ambiente

Antes de iniciar o processo de pintura, é importante isolar as áreas que você não quer pintar. Pois é comum que a tinta saia da área do gesso pela ferramenta que vamos usar. Afinal, não queremos danificar móveis ou paredes já pintadas, não é mesmo?

Você pode isolar a área com jornal nas áreas maiores, como no chão ou paredes laterais. Se tiver alguma janela, pode cobrir também com jornal ou um lençol. E com o auxílio da fita adesiva, você poderá cobrir superfícies menores, como cantos de janela, cantos na parede, etc.

2- Analise o gesso e, caso precise, lixe as superfícies necessárias

Esse passo não necessariamente será obrigatório, visto que dependerá do material que você utilizar. Você poderá comprar uma placa de gesso pronta, ou então mandar fazer através de um gesseiro.

Ambas já possuem acabamento fino. Entretanto, você poderá verificar e analisar as superfícies antes de pintar. Caso note pontos ásperos ou cantos com imperfeições, você poderá corrigir usando uma lixa pequena.

Se a lixa não resolver e continuar notando imperfeições, poderá usar inclusive massa corrida. Dessa forma, prepare a massa e use uma espátula para corrigir possíveis buracos ou defeitos no gesso. Depois, para deixar ainda mais linear, poderá lixar também a área corrigida com massa corrida.

3- Use um pulverizador para pintar

Agora que já está tudo preparado, é hora de separar as ferramentas. A melhor maneira de pintar o gesso 3D, é usando um pulverizador.

Ele será uma boa opção, principalmente pelo fato de projetar a tinta de forma linear na parede. Visto que alguns modelos de gesso 3D possuem superfícies que dificultam a penetração da tinta ou apresentam relevos profundos. E assim, certamente o pulverizador será a ferramenta certa para o trabalho.

Porém, o pincel não está dispensado. Ele pode sim ser usado em alguns casos, mas a qualidade fina do acabamento talvez não fique conforme planejado. Além de poder deixar a parede marcada, dificilmente você terá acessos a todos os cantos do gesso utilizando um simples pincel.

Entretanto, é você quem decide. Cada projeto é único e demandará um estilo de pintura.

 

 

4- Inicie a pintura com o fundo preparador

Tudo pronto, hora de começar o trabalho. Assim como em uma parede comum, você precisará iniciar com um fundo preparador. Porém, não pode ser qualquer fundo. Terá que ser um especial para gesso.

Ou seja, quando você for adquirir os materiais para o trabalho em uma loja de materiais de construção, deixe claro para o vendedor o que você está procurando e explique o seu projeto. Assim sendo, ele poderá ofertar o melhor produto para um trabalho bem feito.

Visto isso, passe o fundo preparador já usando o pulverizador. Como geralmente este fundo é branco, provavelmente não terá muita diferença na parede, visto que o gesso também é branco. Mas você conseguirá identificar as áreas que ainda não passou.

Assim que passar em tudo, espere o fundo secar para continuar a pintura. O tempo médio de secagem do preparador vai variar de produto para produto. É importante que você leia a embalagem para ter estas informações e poder planejar o trabalho. Afinal, não queremos um trabalho mal feito, não é mesmo?

5- Escolha uma tinta da sua preferência e mãos à obra

Depois da secagem do fundo preparador, é hora de começar a parte mais divertida: dar vida a parede. Aqui a cor vai da sua preferência. Escolha uma cor que combine com o ambiente de acordo com seus móveis e decoração já existentes.

Entretanto, é importante você também prestar atenção para comprar o produto correto. Pergunte ao vendedor da loja de materiais de construção ou da loja de tintas pelo melhor modelo de tinta para gesso.

Ela pode ser fosca, acrílica ou semi-brilho. Isso ficará ao seu critério, de acordo com o que mais combinar com o seu ambiente. Coloque a tinta no pulverizador e vá pintando a parede de forma linear, de um lado para o outro. Faça de um modo que distribua bem a tinta entre todos os relevos e superfícies.

A necessidade de mais uma demão vai depender da qualidade do gesso e da tinta. Espere secar a primeira demão para avaliar a necessidade de passar a segunda. Geralmente ela será necessária, até para dar mais consistência na pintura.

 

como pintar moldura de gesso 3d

 

Cuidados com o novo ambiente

Renovar a decoração interna da nossa casa sempre faz a gente se sentir ainda mais confortável e a vontade. E saber como pintar moldura de gesso 3D é simples, não é?

Entretanto, evite o contato direto com o cheiro que poderá ficar na sua casa. O cheiro da tinta geralmente pode demorar algum tempo para sair completamente. Abra as janelas e deixe o ar circular para que não cause irritações ou alergias em você ou em pessoas que frequentam a sua casa.

Add Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.