Como Lavar Máquina de Lavar Roupas | Limpeza Interna e Externa

Saber como lavar máquina de lavar roupas corretamente é muito importante para garantir que as nossas peças saiam sempre limpinhas e cheirosas. Porém, nem sempre sabemos qual é o melhor procedimento de limpeza, não é mesmo? Então acompanhe o nosso artigo de hoje e aprenda a como limpar a sua máquina de uma maneira rápida e eficiente.

Como lavar máquina de lavar roupas

É importante salientarmos que cada marca e cada máquina de lavar necessita de cuidados específicos e que precisam ser bem pensados. Ou seja, alguns tipos de máquinas podem necessitar de uma limpeza mais pesada, enquanto que outras podem ficar bem limpinhas com cuidados bastantes simples. O ideal é que você sempre leia o manual de instruções do produto.

Porém, é claro que vamos lhe ensinar um passo a passo de como limpar muito utilizado, e que normalmente funciona com todos os tipos de máquinas. Continue lendo e aprenda.

 

 

Como lavar máquina de lavar roupas: parte interna

A parte interna é, costumeiramente, a parte mais manchadinha da máquina de lavar. Afinal, a utilizamos tanto que muitas vezes nem damos tempo para que tudo seque direitinho, não é? Pois bem, para acabar com as manchas e com o acúmulo de sujeiras, você precisará seguir a nossa receita caseira:

Materiais necessários para a limpeza interna

  • 500 ml de água sanitária;
  • Água filtrada;
  • Duas colheres de sopa de sabão em pó ou uma tampinha de sabão líquido concentrado;
  • Uma colher de chá de bicarbonato de sódio;
  • 1 tampinha de álcool líquido;
  • Uma escovinha pequena.

Modo de limpar internamente

  1. Misture o álcool, o bicarbonato de sódio, o sabão líquido e a água sanitária, mexendo bem.
  2. Despeje essa mistura diretamente no cesto da máquina de lavar.
  3. Remova as gavetinhas e o filtro de fiapos.
  4. Programe a sua máquina no nível alto de água, na lavagem pesada (de um só enxágue), com agitação turbo.
  5. Ligue a sua máquina de lavar e deixe-a trabalhar todo o processo do início ao fim.
  6. Enquanto isso, utilize a escova e um pouquinho de sabão líquido para esfregar bem toda a gavetinha que você removeu anteriormente. Enxágue até remover todos os resíduos.
  7. Lave em água corrente o filtro de fiapos e, caso haja necessidade, utilize a escova para uma limpeza mais profunda.

Dica: Pode ser que dependendo do estado da sua máquina, uma única lavagem pesada não seja o bastante. Se notar que ainda há bastante sujidade na parte interna, repita o processo até notar o efeito desejado.

Como lavar a parte externa da máquina

A parte externa da máquina é muito mais fácil de limpar, convenhamos. Porém, é preciso que esta limpeza seja feita da maneira correta, pois muita gente acaba prejudicando o eletrodoméstico ao utilizar produtos abrasivos. Portanto, atente-se para as nossas dicas:

Materiais para a limpeza externa

  • Um borrifador limpo;
  • Sabão neutro;
  • Pano úmido;
  • Pano seco;
  • Esponja macia.

Como fazer a limpeza externa

  1. Primeiramente, borrife a sua máquina com água filtrada, de um modo que apenas a umedeça. Cuidado para não encharcar, ok? É preciso borrifar uma quantidade pequena, que apenas “amoleça” as sujidades.
  2. Em seguida, aplique uma quantidade equivalente a uma colher de sopa de sabão neutro diretamente na esponja macia.
  3. Utilize a esponja para esfregar, suavemente, toda a parte externa da sua máquina. Evite a parte elétrica e os motores, obviamente. Esfregue levemente, apenas para remover a sujeira.
  4. Feito isso, remova toda a espuma com o auxílio de um pano úmido. Lave-o e torça-o, repetindo o processo de remoção de espuma.
  5. Assim que você já tiver tirado grande parte da espuma, finalize com um pano seco e macio. Seque bem todo o eletrodoméstico e certifique-se que não há respingos de água ou acúmulo de líquidos próximo as partes elétricas e aos fios.

 

 

Importante: Sempre higienize a parte externa da sua máquina com o eletrodoméstico desligado. Do mesmo modo, aguarde pelo menos 2 horas para ligar novamente a máquina, assim você se assegura que não estará exposto a um possível choque elétrico.

De quanto em quanto tempo devo lavar a máquina?

De maneira geral, uma máquina de lavar não costuma se sujar em excesso. Apenas uma limpeza profunda a cada 4 meses já é o bastante. Há quem faça a limpeza interna apenas uma vez ao ano. Porém, a limpeza externa pode ser feita com mais frequência, conforme você perceber que a máquina apresente acúmulo de pó ou possíveis manchinhas.

Leia também: Piso drenante – Qual o melhor

Posso usar detergentes e outros produtos de limpeza no lado externo?

Não aconselhamos. Simplesmente porque a parte externa não possui todo o revestimento que a parte interna apresenta. E, desse modo, não está preparado para receber qualquer tipo de produto que possa ser abrasivo e muito agressivo para o acabamento.

como lavar máquina de lavar roupas

Posso esfregar as partes internas da máquina?

Se por algum acaso você notar que partes que a água não entra em contato também apresentem sujidades, você pode sim limpar. Porém, cuidado para não aplicar produtos abrasivos nestas áreas. Elas não são projetadas para este tipo de contato. E o ato de esfregar também pode entrar neste quesito. Você pode até limpar, mas tente fazer isso de uma maneira mais leve. Além disso, lembre-se de fazer esta limpeza com a máquina desligada, inclusive da tomada, ok?

Leia também: Como limpar vidros

Não encontro o filtro de fiapos, e agora?

Algumas máquinas não apresentam o filtro de fiapos, e as que apresentam normalmente possuem o mesmo no centro do seu cesto. Caso você não encontre, procure informações no manual de instruções ou pesquise na internet utilizando o nome da marca e o modelo da sua máquina de lavar.

Leia também: Lavanderia em casa – como organizar e decorar

De quanto em quanto tempo o filtro de fiapos deve ser limpo?

O filtro de fiapos deve ser limpo sempre após o término de um dia de trabalho da máquina. Caso você deixe acumular por muito tempo, pode ser que o filtro não dê conta de manter os fiapos presos a si, o que faz com que a máquina comece a soltar fiapos nas suas roupas, prejudicando-as.

 

como lavar máquina de lavar roupas

 

Viu só como lavar máquina de lavar roupas é super simples? Com alguns passos bem fáceis você já poderá deixar tudo pronto e organizado em sua lavação.

Add Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.