Flor Onze-Horas: Como cuidar da onze-horas

Se você já é apaixonado ou apaixonada por plantinhas, sabe o quanto a flor onze-horas é atrativa. Afinal, ela é uma planta muito resistente, que cresce facilmente em vários tipos de climas e terrenos. E se não bastasse, é uma flor linda e que deixa a nossa casa decorada sem fazer muito esforço.

Só que assim como qualquer projeto de botânica precisa receber cuidados específicos, com a flor onze-horas não é diferente. E nós vamos te ajudar a entender melhor todo este processo para que você possa começar a cultivar suas plantinhas, quem sabe, já nos próximos dias.

Acompanhe!

Flor onze-horas: Como cuidar da onze-horas passo a passo

flor onze-horas

Fazer uma decoração com plantas pode ser o sonho de muitas pessoas que moram em casas térreas ou apartamentos. Afinal, trazer plantinhas para dentro de casa ou para as proximidades, é uma forma de deixar o ambiente muito mais bonito e confortável de todos os pontos de vista.

A flor onze-horas é uma excelente alternativa para quem busca possibilidades únicas de decoração, visto que ela é muito bonita, colorida e altamente resistente – pois pode viver no sol quente que não vai murchar ou queimar. Pelo contrário, ela vai se abrir!

Afinal, o nome da flor não é por acaso. Flor das onze-horas significa, na prática, que este é o horário preferido da planta para se abrir e florir lindamente em seu jardim. Quando o sol está alto e em uma posição bem luminosa, a flor percebe e se abre. E quando o sol vai embora ou sai da posição certa, ela se fecha.

E a partir de agora, em 5 simples passos, você vai aprender a cultivar lindas onze-horas. Acompanhe!

Pode ser cultivada no sol ou na sombra

Diferente de algumas plantas, como a flor crisântemo ou flor violeta, a onze-horas pode ser cultivada em vários tipos de climas e ambientes. Na verdade, ela é bem flexível quanto a temperatura, visto que é uma planta da família das suculentas. E isto, obviamente, ajuda a deixá-la mais resistente.

Então, não importa se você quer deixar ela em uma estufa ou em um floral comum de parede: ela vai sobreviver. O mais importante, neste caso, é que a planta perceba a luminosidade do dia para que possa agir naturalmente, se abrindo e florindo perto das onze horas da manhã.

Além disso, claro, ela precisa receber os cuidados básicos que todas as plantas precisam: terreno, adubação, regas e replantio. Falaremos disso a seguir. Continue lendo.

O terreno precisa ser uma mistura de terra e areia

flor onze-horas

Para que a sua flor onze-horas possa crescer de maneira linda e exuberante, você não pode esquecer de dar a ela o que ela realmente precisa: alimento! Neste caso, o alimento da flor onze-horas é o terreno em que ela será plantada, que pode ser uma mistura de terra e areia – meio a meio.

Isto será o suficiente para que a planta tenha alimento para crescer saudável e de maneira pura, sem que haja interferências de bactérias e outros agentes que poderiam danificar as raízes.

Você pode plantar as flores em vasinhos de decoração e também pode plantar no seu canteiro plano, no chão. Ela cresce tranquilamente em ambos os locais. Dica: deixa a planta em um lugar que ela possa ficar pendurada, de forma que ela cresça para baixo, em formato de cascata. Ficará linda!

Caso você queira aprender como fazer um canteiro em casa, recomendamos a leitura deste artigo: Como fazer canteiro para flores em casa.

As regas devem acontecer de acordo com a incidência do sol

Depois de oferecer a planta um terreno saudável e cheio de nutrientes, não podemos esquecer da hidratação dela, não é mesmo? Por ser uma planta suculenta, ela não precisa ser regada todo dia. Afinal, a planta consegue se manter hidratada de maneira bem inteligente, sem que haja a necessidade água a todo momento.

Para a flor das onze-horas, o indicado é que você regue-a no máximo 3 vezes na semana, caso o sol esteja muito forte. Se o sol não estiver tão forte assim ou for uma semana nublada, apenas 2 regas na semana serão suficientes.

Nunca deixe o terreno da flor encharcado, pois isso pode fazer com que as raízes apodreçam e, assim, a planta vai morrer. Regue apenas de forma linear, até que a terra absorva a água. Somente isso.

Faça uma adubação de composto orgânico a cada três meses

flor onze-horas

Assim como a grande maioria das plantas, a flor das onze-horas também precisa se alimentar com nutrientes orgânicos importantes, que estão presentes nos compostos que você encontra em floriculturas.

Recomendamos que você faça uma adubação com compostos orgânicos de três em três meses. Pergunte ao profissional da floricultura da sua cidade o que é melhor para o clima da região – pois isto pode variar de local para local.

Mas de maneira geral, os compostos orgânicos comuns e húmus de minhoca vão ser o suficiente para que a sua plantinha continue firme e forte para as próximas florações.

Cultive a onze-horas em um ambiente externo, preferencialmente

E por fim, uma dica que pode ajudar, mas que não é obrigatória: plante sempre a sua onze-horas em locais externos, pois elas podem atrair abelhas! Sim, as flores são bem chamativas para as abelhas e elas podem facilmente infestar o ambiente. E se o ambiente for dentro de casa, você pode se incomodar bastante.

Além disso, plantar a onze-horas do lado de fora da casa é interessante pois ela vai conseguir interpretar melhor a luminosidade do dia, de forma que possa se abrir e florir lindamente.

Leia também:

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.