Como Instalar Placa de Gesso 3D

Saiba como instalar placa de gesso 3D de um jeito simples, prático e que evite ao máximo a sujeira em sua casa. Afinal, como estamos falando de gesso, a primeira impressão é que o pó e a sujeira vão proliferar no ambiente. Mas a verdade é que você conseguirá fazer o serviço tranquilamente e sem muito estresse. Acompanhe para saber mais.

 

como instalar placa de gesso 3d

Trabalho foto criado por welcomia – br.freepik.com

 

Como instalar placa de gesso 3D

Você pode até achar que aquelas paredes lindas de gesso são extremamente caras e inacessíveis. Mas a verdade é que, com pouco dinheiro, você conseguirá montá-las na sua casa de forma prática. Além do mais, você mesmo poderá instalá-las. Basta um pouco de paciência para tirar algumas medidas e pronto.

No entanto, alguns materiais específicos serão necessários. Por isso, prepare as seguintes ferramentas antes mesmo de iniciar o trabalho:

  • Trena;
  • Lápis;
  • Nível;
  • Serrote;
  • Espátula;

Estes são apenas os materiais necessários para auxiliar no processo. No entanto, você ainda precisará comprar as placas de gesso e também a cola para fixá-las na parede. Assim sendo, encontre o modelo ideal de placas de gesso da sua preferência e faça a compra. Você também precisará de cola específica para colar gesso. Coisa que encontrará fácil em lojas de materiais de construção.

1- Calculando a área de colagem

Como instalar placa de gesso 3D, sem saber as medidas? Pois é. Antes de qualquer coisa, você precisará medir o ambiente que você pretende instalar as placas. Estas medidas lhe auxiliarão para comprar a quantidade correta de placas. No entanto, você precisará multiplicar a altura pela largura da parede. O resultado, será a área em metros quadrados que você deverá comprar.

Sendo assim, indique as medidas para um vendedor na loja e ele com certeza ajudará você no processo. Além das placas de gesso 3D, você deverá adquirir a quantidade de massa necessária para cobrir toda área de colagem. Use a medida de metros quadrados para adquirir a quantidade correta.

2- Hora de nivelar a colagem

Agora que você já possui todas as informações necessárias para comprar os materiais nas medidas corretas, está na hora de iniciar o nivelamento da parede que será personalizada. Neste processo, você precisará do lápis, da trena e do nível.

 

como instalar placa de gesso 3d

Parede foto criado por welcomia – br.freepik.com

 

Antes de mais nada, será preciso tirar a medida da placa de gesso. Vamos tomar por exemplo, que esta placa possua 35 cm de largura. Assim sendo, pegue a trena e meça 35 cm a partir do canto da parede. Marque com um lápis. Agora, pegue o nível e nivele-o rente a marcação de forma vertical na parede, até estar reto. Faça uma marcação rente ao nível de fora a fora, como se o nível fosse uma régua. Pronto, agora você sabe exatamente o limite que cada peça de gesso deverá ocupar.

3- Iniciando a colagem

Depois de separar todos os materiais, nivelar a parede e fazer todas as marcações necessárias, podemos começar, de fato, a colocar em prática a técnica de como instalar placa de gesso 3D.

A primeira coisa a fazer, é preparar a massa. Como ela será uma massa ao estilo colante para gesso, basta misturar com água ou de acordo com as especificações do fabricante. Como falamos, peça ajuda ao vendedor da loja de materiais de construção para escolher um modelo que seja adequado para sua parede e a placa de gesso 3D.

Assim que massa estiver pronta e com consistência adequada, ou seja, nem muito dura, nem muito mole, vamos instalar a primeira placa. Basta pegar a espátula ou colher de pedreiro para colocar a massa no verso da placa de gesso e colocar na parede. Lembre-se de respeitar as marcações que você fez. Elas que irão guiar todo o processo até o final, garantindo a perfeição do alinhamento. Vá colando uma por uma até completar a parede.

 

 

Note que, provavelmente, restarão alguns locais em que será necessário o recorte da placa. Assim sendo, basta medir esta área e cortar as placas de acordo com a medida. Usar o serrote para este trabalho pode ser uma boa solução. No entanto, tome cuidado para não forçar demais a placa, pois poderá quebrar. Procure um serrote com dentes menores e mais finos, para evitar ao máximo a danificação do material.

Assim que o restante das placas estiverem cortadas, basta seguir o mesmo processo anterior: um pouco de massa e a colagem. Viu só, não é tão difícil entender como instalar placa de gesso 3D, não é? A única coisa que você precisará se atentar, é que fique devidamente instalado e alinhado. No entanto, temos mais algumas coisas para fazer. Acompanhe.

4- Aplicando rejunte e finalizando o serviço

Sua parede deve estar com um visual muito mais bonito neste momento. No entanto, ainda podemos melhorar o serviço. Recomendamos que você cole as placas o mais próximo uma da outra possível. Desta forma, além de deixar mais bonito, você precisará aplicar o mínimo de rejunte para finalizar o processo.

Assim sendo, aqui não tem segredo. Basta pegar a massa de rejunte da cor das placas de gesso 3D e prepará-la para uso. O preparo também pode ser com um pouco de água, até criar densidade suficiente para preencher as frestas.

No entanto, tome cuidado para preencher todas as frestas 100%. Pois, como o gesso é totalmente liso e com uma textura sólida, será muito visível caso você deixe em aberto alguma fenda. Pois, poderá ficar destacado no ambiente, e você não quer isso, não é? Afinal, queremos que você aprenda da forma correta como instalar placa de gesso 3D.

Por fim, para aplicar o rejunte, basta usar os dedos ou uma espátula menor. Vá colocando a massa nos locais necessários e limpando as laterais ao mesmo tempo. A percepção de finalização será muito maior quando este processo estiver concluído. Pode ter certeza.

Espere tudo secar durante um ou dois dias e, após isso, você já pode iniciar a pintura. Escolha uma cor da sua preferência ou que combine com o ambiente que você está reformando. Já ensinamos como pintar parede de gesso 3D e você pode aprender tudo lá.

Entretanto, se você optar por não pintar a parede, sem problemas também. Afinal, o branco do gesso também é charmoso. A única coisa que você pode fazer para agregar no visual, é passar uma lixa super fininha, apenas para tirar os relevos do rejunte. Pronto, você aprendeu como instalar placa de gesso 3D. Aproveite!

Add Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.