Como Fazer Uma Estante de Madeira Barato

Muitas vezes os móveis que temos em casa não representam exatamente o que precisamos. Hoje você vai aprender como fazer uma estante de madeira barato. Assim, você poderá economizar, fazer um móvel do seu agrado e, claro, dar um toque especial ao ambiente. Afinal, objetos personalizados são únicos e exclusivos. Acompanhe para aprender.

Como fazer uma estante de madeira barato

Nem sempre encontramos a estante perfeita nas lojas de móveis espalhadas pela cidade. Ou até mesmo na internet. Ou a medida não é compatível com o ambiente. Ou o modelo não combina com o restante da decoração. Ou você simplesmente não encontra o modelo desejado e necessário.

 

como fazer uma estante de madeira barato

 

Mas, essa dificuldade pode estar com os dias contados. E se você mesmo aprendesse como fazer uma estante de madeira barato? Pois saiba que é completamente possível e viável. Você mesmo pode projetar e criar sua estante. No artigo de hoje, vamos apresentar um jeito de você construí-la aí mesmo na sua casa.

Porém, alguns cuidados devem ser tomados. Um deles, é entender a real necessidade do móvel. Você precisa ter em mente qual a função da estante antes mesmo de projetá-la. Pois somente assim você poderá escolher as madeiras corretas e mais indicadas e, até mesmo, o formato final da estante.

Ferramentas necessárias

Você não vai precisar de muita coisa, por incrível que pareça. Fizemos uma rápida lista de materiais que você precisará ter em mãos para fazer uma estante de madeira barato. Lembrando que a marca das ferramentas fica ao seu critério. Afinal de contas, queremos otimizar o máximo possível o trabalho.

Porém, caso não encontre a ferramenta necessária na sua casa, de repente uma sugestão é pedir emprestado a um amigo. Assim, você otimiza o máximo possível o preço da sua nova estante. Ou, caso você for comprar alguma ferramenta, pesquise entre várias lojas de materiais de construção. Afinal, pesquisa é sempre o melhor caminho para encontrar o melhor preço. Vamos à lista.

  1. Madeira de pinus – ou de sua preferência.
  2. Parafusadeira
  3. Parafusos grandes
  4. Serrote ou serra manual elétrica
  5. Lápis
  6. Trena
  7. Tinta ou verniz
  8. Pincel

A princípio, isso é tudo que você precisará para aprender a como fazer uma estante de madeira barato. A madeira, vamos optar por pinus. Pois é uma madeira barata e útil para estes tipos de trabalhos. Embora seja uma sugestão, a madeira poderá ficar ao seu critério. Se desejar, pode escolher outro modelo que mais lhe agrade. O processo será o mesmo.

Entretanto, a madeira será peça fundamental para termos sucesso em longo prazo com nossa estante. Portanto, opte por uma madeira que não seja tão simples e que seja mais resistente a ação do tempo.

1- Medindo a sua estante

Se você estiver com tudo preparado e separado, mãos à obra. A primeira coisa a fazer, é saber o tamanho que você quer que sua estante fique. Vamos dar um exemplo básico de uma estante de 2 metros de altura, por 60 centímetros de largura. Será uma estante alta com 4 prateleiras de 50 centímetros de espaço de uma pra outra.

A primeira coisa a fazer, é iniciar a medida das madeiras. Leve em consideração que provavelmente as tábuas virão todas em um tamanho padrão. Para comprar a quantidade correta, meça todas as partes da prateleira para saber a metragem necessária.

No nosso exemplo, vamos utilizar 2 tábuas de 2 metros nas laterais e 4 prateleiras de 60 centímetros. Logo, a quantidade de madeira que precisamos comprar é de 6 metros e 40 centímetros. Caso você não deseje fazer uma estante nestas dimensões, poderá seguir a lógica para o cálculo. Assim, comprará somente o necessário para o seu projeto.

 

como fazer uma estante de madeira barato

 

2- Montando o protótipo

Separe uma das tábuas de 2 metros e coloque no chão. Vamos pegar a trena para medir a distância entre as prateleiras. Meça 50 centímetros de distância entre cada prateleira e faça uma marcação em forma de risco com lápis. Repita o processo para as 4 prateleiras. É nesta marcação que iremos parafusar as prateleiras em seguida.

Agora que você já demarcou as prateleiras, está na hora de tirar as medidas de cada uma delas. Pegue mais uma tábua inteira e faça marcações para serrar as prateleiras. Como falamos, elas terão 60 centímetros. Você precisará de 4. Assim que fizer as marcações, pegue a serra manual e faça os cortes necessários. Se preferir, poderá fazer estes cortes em uma área externa. Visto que é muito provável que acumule pó devido a utilização da serra.

3- Parafusando as prateleiras

Agora que já está tudo demarcado e as prateleiras cortadas, está na hora de parafusar as primeiras peças. Vamos começar parafusando as prateleiras nas demarcações que você fez anteriormente. Neste momento, é recomendado que você peça ajuda para alguém. Você precisará manter a tábua de madeira de 2 metros erguida para parafusar as prateleiras.

Por mais que existam jeitos de como fazer uma estante de madeira barato, sempre precisaremos demandar tempo e esforço. Para facilitar o processo, vamos instalar a prateleira superior e depois a inferior. Assim, criamos resistência na peça e podemos continuar o trabalho sozinho. Assim que você parafusar todas as prateleiras, você precisará virar a peça para parafusar o outro lado. Repita o processo até que a estante de madeira comece a ganhar forma.

 

como fazer uma estante de madeira barato

 

Parece difícil, mas quando este processo estiver concluído, verá que sua estante estará praticamente pronta. Ela deverá ficar com uma prateleira no chão, que servirá de suporte. Duas prateleiras centralizadas, que serão o ponto central da peça. E uma prateleira superior, que será para manter a estrutura firme.

4- Vamos aos acabamentos

O principal acabamento da sua estante nova vai ser a pintura. E ela poderá ser feita de diversas formas. O indicado, antes mesmo de iniciar este processo, é lixar a madeira. Como as tábuas geralmente virão direto da madeireira, elas podem não ter tratamento algum. Ou seja, elas virão no estilo rústico.

Entretanto, você poderá, inclusive, usufruir dessa situação. Como no nosso exemplo usamos tábuas de pinus, você poderá pintar com verniz. Uma boa pintura com verniz preservará o rústico da madeira, proporcionando um acabamento bonito. Porém, se você achar que o verniz e a madeira crua não combinam com seu ambiente, poderá usar a criatividade e pintar com a cor que quiser.

Pronto, agora você já sabe como fazer uma estante de madeira barato. Basta posicioná-la onde você achar viável e começar a usar. Aproveite!

Add Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.