Como fazer forno à lenha: Passo a passo e modelos

Aprender como fazer forno a lenha é uma das coisas mais legais que você poderá fazer, se o seu sonho é produzir seus próprios pães e bolos na sua casa. Afinal, um forno a lenha é uma peça verdadeiramente única e que deixa qualquer área de lazer muito mais charmosa e aconchegante.

E o mais legal é que você não precisa se preocupar com trabalhos muito complicados. A construção é bastante simples e vamos entendê-la a partir de agora. Continue lendo.

Como fazer forno à lenha

Como fazer forno à lenha: Passo a passo de um modelo redondo

Para aprender como fazer forno a lenha passo a passo, siga a nossa explicação abaixo. O modelo que vamos ensinar aqui é o modelo de forno redondo, que parece um iglu. Este formato é bastante comum e garante uma temperatura muito mais linear em sua área interna, sempre pensando na excelência de seus alimentos.

Veja o passo a passo.

Como fazer forno à lenha

Como fazer a massa para assentar os tijolos de barro

O primeiro passo para começar a construir seu próprio forno a lenha é pensar na massa. A massa para este tipo de revestimento não pode ser de concreto ou cimento puro, pois o cimento pode não ser resistente o suficiente para o calor.

Neste caso, utilize, também, barro de telha e areia grossa, juntamente com cal e açúcar. O açúcar pode parecer estranho, mas ele é bem útil para fazer com que o cimento não seque imediatamente e crie uma estrutura ultra sólida, que pode ser facilmente rachada com o calor. O açúcar dá mais vida útil ao concreto frente ao calor.

Veja também nosso artigo sobre tipos de cimento para entender melhor.

Tenha uma base redonda feita com concreto (servirá como mesa)

Depois que você entender mais sobre o tipo de cimento específico para forno a lenha, podemos partir para iniciar o projeto em si. Então, você precisará fazer um tipo de mesa, que é onde o forno será instalado. Neste caso, é bem importante que a mesa seja feita de concreto ou algo muito resistente, para aguentar o peso do forno.

Pense que esta será a estrutura de todo o projeto. Então, faça-a com carinho.

Coloque um compasso de madeira no centro da mesa para delimitar a circunferência

Para os fornos redondos, recomendamos que você utilize um tipo de compasso de madeira no centro da sua mesa (estrutura do forno). Este compasso será usado somente para delimitar as áreas do forno, visto que você não conseguirá passar uma linha, como no assentamento de tijolos convencional.

Vá girando o compasso, de modo que ele guie cada tijolo colocado.

Coloque a primeira remessa de tijolos

Agora, comece a colocar a primeira remessa de tijolos sobre a estrutura (mesa) que você criou. No entanto, deve ser apenas uma camada, de forma que se crie uma espécie de buraco no meio da estrutura. Este buraco é bem importante para o próximo passo, pois é ali que será feita a base do forno de forma que esta base retenha calor. Continue lendo.

Use cacos de vidro e sal para criar a superfície do forno a lenha

No buraco que a primeira remessa de tijolos criou, você vai preencher com cacos de vidro. Pode ser vidro de garrafas, janelas e o que for. O vidro tem uma função bem importante na base do forno, pois ele é feito de areia e a areia é uma ótima retentora de calor – algo que precisaremos no forno depois.

Preencha com cacos de vidro de modo que você consiga finalizar o processo com tijolos normalmente, na altura da primeira leva de tijolos – feita no passo anterior. É importante criar uma base reta, mesmo com os cacos de vidro em baixo, ok?

Faça a boca do forno já pensando na chaminé

Depois que a estrutura interna do forno estiver criada, você vai precisar fazer a portinha (ou a boca) do forno. Esta portinha pode ser feita de acordo com o seu gosto pessoal: pode ser redonda, quadrada ou oval. É você quem vai decidir. O mais importante é que ela tenha uma chaminé logo em cima, para que a fumaça saia por ali.

Termine de assentar os tijolos para fechar o forno todo

Agora que a estrutura básica está toda pronta (base, boca e chaminé), você deverá terminar de assentar os tijolos no seu forno, de modo que feche-o completamente, como se fosse um iglu.

Existem tijolos específicos para este tipo de trabalho, com acabamentos arredondados e pontiagudos, de forma que não seja um problema fazer a estrutura redonda.

Com o forno montado, aplique resina de impermeabilização

Depois que o seu forno estiver de pé e todo fechado, é hora de fazer os acabamentos. Você pode raspar com uma espátula simples, de forma que elimine os excessos de barro e cimento. Após isso, você poderá usar um impermeabilizante especial para telhas de barro. Este produto ajudará a criar uma estrutura impermeável, de modo que a água da chuva não entre no forno e o calor se mantenha lá dentro.

Dica: antes de fazer este processo, deixe o seu forno secar por cerca de 2 semanas. Antes desse tempo, pode ser que o barro e o cimento ainda não estejam completamente secos, ok?

Modelos de forno a lenha que você pode fazer em casa

Este foi o passo a passo para que você faça o seu próprio forno a lenha redondo. E para te inspirar ainda mais, veja alguns outros modelos de forno que você poderá fazer na sua casa, de forma que consiga assar seus pães e bolos de maneira artesanal. Acompanhe.

Como fazer forno à lenha Como fazer forno à lenha Como fazer forno à lenha

Leia também:

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.