Mão Francesa – O Que é, Modelos e Fotos

Se você está neste artigo procurando o significado e a função de uma mão francesa, está no lugar certo. Afinal, sintetizar em apenas uma palavra ou expressão, pode ser muito superficial ou simplório. Portanto, te convidamos a seguir em nosso guia e assim aprender tudo sobre este item tão importante: a mão francesa.

Mão francesa – o que é?

A mão francesa nada mais é do que um apoiador de prateleira. Sim, é um suporte comprado em lojas de materiais de construção para apoiar prateleiras em cima. Entretanto, nem sempre a mão francesa teve esse mesmo significado. Obviamente, o nome já sugere que o objeto tenha vindo da França. E lá, ele era usado em forma de braço ou mãos, para ser o suporte de vasos com flores.

No Brasil, a peça ganhou uma nova função além de ser um suporte para vasos. Como já falamos, aqui você encontrará a mão francesa para apoiar prateleiras e decorar seus ambientes.

Modelos de mão francesa

Existem diversos modelos de mão francesa. Desde os mais clássicos, até os mais básicos e tradicionais, que servem somente de suporte, sem viés decorativo. Aliás, do ponto de vista francês, essa peça deveria mesmo ser rebuscada, detalhada e não apenas como serventia para segurar prateleiras. Mas sim, também como decoração para o ambiente.

Tanto é que esta peça ganhou características autênticas pelo mundo inteiro devido ao seu poder de impacto nas construções da época em que ela foi popularmente conhecida. Veja os exemplos a seguir para entender melhor:

Modelo 1

Este é um modelo básico de mão francesa, cumprindo seu único e principal objetivo, embora tenha um acabamento rústico que certamente combinará com ambientes externos ou até mesmo cantinhos orgânicos na sua casa.

 

Modelo 2

Já este modelo, segue muito semelhante com o modelo francês de fato. Tem um acabamento em estilo Rococó, que lembra ornamentos e acabamentos estéticos franceses.  Embora tenha o mesmo objetivo do primeiro modelo, este já está muito mais dentro do conceito clássico que a peça sugere.

 

 

Modelo 3

Já este modelo é totalmente inovador, mas sempre partindo do mesmo objetivo e origem. Esta peça é um sinal dos tempos, em que as influências do passado ainda estão evidentemente presentes, mas com uma visão contemporânea em uma mistura de design decoração.

 

 

Estes foram três exemplos práticos da quantidade de modelos de mãos francesas que você poderá encontrar no mercado de construção civil. Como falamos, a peça não é simplesmente um objeto para suprir uma necessidade. Você pode reunir o útil ao agradável e transformar algo banal, em uma peça decorativa.

Planejando de acordo com a sua decoração

Agora que você já sabe o que é uma mão francesa e também já viu algumas inspirações, é hora de começar a planejar e pensar qual modelo mais combinará com a sua decoração.

Vá a uma loja de materiais de construção da sua confiança, peça ajuda para um vendedor e escolha o melhor modelo com calma, observando o estilo arquitetônico da sua casa e os móveis de cada cômodo. Isso fará com que você crie uma harmonia e não simplesmente pendure suas prateleiras em qualquer lugar.

Se tiver qualquer dúvida, pode nos deixar um comentário que vamos responder para tentar te ajudar. Mãos à obra!

Add Comment