Como consertar parede descascando: Passo a Passo

Saber como consertar parede descascando é muito importante para mantermos o acabamento em nossa casa sempre bonito e renovado. Pois sabemos que o efeito de parede com bolhas ou inchadas é muito desagradável, além de proliferar fungos que podem ser prejudiciais para a saúde dos moradores.

Com isso em mente, fizemos este guia simples e fácil de entender para você pôr em prática o conserto da sua parede. Acompanhe a seguir e recupere aquele ambiente em sua casa.

como consertar parede descascando

Como consertar parede descascando

Abaixo vamos lhe ensinar objetivamente como consertar parede descascando para que você possa dizer adeus a este problema tão incômodo e desconfortável. Vamos lá!

1- Entenda qual é o problema real e elimine-o

Antes de qualquer coisa, é de extrema importância que você compreenda qual é a causa raiz do problema. Isto é, não adianta apenas amenizar o sintoma se você não sabe qual é a “doença”, não é mesmo?

Para tanto, você deverá investigar o real motivo da umidade em excesso. Neste artigo nós explicamos como você pode fazer este diagnóstico. E depois de feito, você deverá eliminar o problema. Por exemplo, se for um cano com vazamento, será necessário providenciar a troca do mesmo para, apenas depois disso, fazer a “cura” da sua parede.

2- Raspe com a ajuda de uma espátula de aço

Vamos supor que você já conseguiu encontrar a causa da umidade em sua parede e, no entanto, é chegado o momento de recuperar a mesma, retirando o que está descascando. Para isso você deverá utilizar uma espátula de aço.

como consertar parede descascando

Vá removendo toda a parte que está descascando e até um pouco mais, não removendo apenas onde há o problema, mas sim, em um espaço que a recuperação não fique diferenciando o “novo” do “antigo”.

Além disso, lembre-se de utilizar luvas de proteção para evitar que você machuque as mãos durante o processo, ok?

3- Nivele o local com a lixa adequada

Depois que você remover todo o excesso que já está descascando, chegará o momento de você fazer o nivelamento do local. Para tanto, é adequado que você utilize o tipo de lixa que mais se enquadra ao tipo de parede que você estará lixando.

Do mesmo modo, utilize óculos e luva de proteção para garantir o seu conforto e bem estar. Lixe até perceber que a parede está novamente nivelada e com um acabamento um tanto mais liso.

4- Elimine a poeira no local

Quando lixamos uma parede, automaticamente nos deparamos com uma poeira em excesso no local. Por isso o uso de máscara também é recomendado durante o processo. Além disso, você deverá remover essa poeira com o auxílio de um pano macio e limpo.

Afinal, você não poderá simplesmente aplicar um novo produto sobre a parede que ainda possui uma camada de pó que possa atrapalhar a aderência, não é mesmo?

5- Aplique massa corrida, se necessário, e nivele-a

Se você fizer uma raspagem muito aprofundada na parede, talvez seja adequado que você aplique massa corrida para um acabamento mais fino. Para tanto, você deverá nivelar a mesma logo em seguida, garantindo um efeito mais suave e bonito. Para este caso, a lixa deve ser fina e o lixamento deve ser feito com leveza e cuidado.

6- Utilize o selador acrílico ou o fundo selador

Depois que a massa já estiver seca e lixada, é hora de utilizar o selador acrílico, ou então, se você não aplicou a massa corrida, é preciso que você aplique um fundo selador. Estes dois tipos de selante serão utilizados para promover um acabamento que evita o acúmulo de umidade na parede.

7- Pinte e decore como quiser

Por fim, você já poderá pintar e decorar a sua parede como quiser. Invista em algo diferenciado, como as pinturas geométricas ou aplique um lindo papel de parede. Pois agora que você já sabe como consertar parede descascando, já poderá deixar a sua casa ainda mais bonita e renovada.

Leia também:

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.