Pintura Geométrica – Dicas e Inspirações

Você já ouviu falar em pintura geométrica? Quer conhecer um pouco mais sobre esta técnica que tem conquistado milhares de amantes da decoração por todo o mundo? Então não deixe de acompanhar o nosso artigo de hoje.

Nele vamos lhe explicar o que é este tipo de pintura, como você mesmo pode fazer em casa e ainda lhe daremos dicas importantes para não errar na hora de escolher. Afinal, quando pensamos em construir, reformar ou apenas mudar a “cara” de um ambiente em nossa casa, nada como uma pintura nova para deixar tudo ainda mais renovado e bonito.

E se você adora este tipo de mudança, e está em busca de uma opção simples, porém linda, para a sua casa, então veja a seguir tudo sobre a pintura geométrica.

 

(Foto: Pinterest)

 

O que é pintura geométrica?

A pintura geométrica nada mais é do que formas e traços geométricos, combinados entre si, que proporcionam um acabamento mais moderno e sofisticados para pintura da sua casa. Pode ser utilizado em qualquer ambiente, proporcionando diversos efeitos.

Há quem utilize esta técnica, por exemplo, como um “item falso” na decoração. Ou seja, aplica as formas geométricas acima da cama, como uma cabeceira, ou utiliza as formas como um mural de fotos. Além de utilizar como painel para televisão, entre outras possibilidades.

Como escolher a melhor pintura geométrica?

Agora que você já sabe o que é a pintura geométrica, deve estar se perguntando sobre como escolher a melhor opção para a sua casa, não é mesmo? Para isso você apenas precisará se pautar em alguns pontos específicos, que descrevemos logo abaixo:

De acordo com o cômodo escolhido

O primeiro passo para escolher a pintura perfeita para a sua casa é pensando em que cômodo a mesma será feita. Assim você consegue estipular a parede que melhor poderá ser decorada, bem como a finalidade, de fato, da pintura.

Por exemplo, como mencionamos, você pode utilizar as formas geométricas como uma peça falsa na sua decoração. Ou então, simplesmente como uma pintura que sirva de peça chave para a sua decoração. É ela quem será a principal do cômodo.

Quando você decidir entre essas opções, poderá partir para a próxima consideração na hora de escolher a sua pintura.

De acordo com o tamanho do cômodo

Não dá para pensar em fazer enormes formas geométricas em um cômodo pequeno que já está todo carregado. Ou seja, se o ambiente que você escolheu para tal decoração for muito pequeno, você precisará planejar ainda mais minuciosamente a sua pintura.

Pois você precisa ter em mente que, em um quarto pequeno, por exemplo, você poderá carregar demais e deixar a decoração pesada caso o mesmo já tenha muitas prateleiras, cortinas, móveis, etc.

Ou seja, a sua pintura precisa, neste caso, ser um pequeno complemento. Apenas na parede da cabeceira, um detalhe no canto da casa, enfim. No caso de cômodos maiores, que a sensação que traz é de estar “meio vazio”, a pintura geométrica de maior escala pode ser muito interessante.

Portanto, escolhendo o cômodo e planejando a área que terá a sua decoração, poderemos partir para a escolha das cores. Vamos lá:

 

(Foto: Pinterest)

 

As cores que mais combinam

Não dá para simplesmente fazer formas geométricas vermelhas em um quarto que já tem bastante verde na decoração, não é? Portanto, crie uma paleta de cores para o ambiente. Brinque com as tonalidades das cores já presentes na sua decoração.

É claro que você pode sim usar cores diferentes, mas o que estamos querendo dizer é que a pintura precisa seguir sim uma harmonia. Caso contrário, apenas parecerá que a sua parede está gritando com a sua decoração, e não é esse acabamento que você quer, não é mesmo?

A pintura como decoração principal

Anteriormente nós mencionamos que você precisa escolher a área total da sua pintura, para não exagerar ou deixar a desejar na sua decoração. Mas, além disso, você pode pensar a pintura geométrica de duas formas:

  • Como o item decorativo principal: Neste caso, a pintura será primordial na sua decoração. Ou seja, você deve planejá-la para que a mesma seja a “primeira a ser vista” ao entrarem em sua casa. Assim você a torna como a “peça” mais importante, e os demais itens decorativos servirão apenas de complemento no ambiente.
  • Como item decorativo secundário: Diferente da opção anterior, este caso será exatamente o inverso. Você terá outro item decorativo como a peça principal no ambiente (um sofá, uma cadeira, um vaso, etc.). A sua pintura, no entanto, servirá como complemento dessa decoração. Ou seja, as cores precisam ser mais clarinhas que o item principal, bem como o tamanho da sua arte não pode “apagar” o restante da decoração.

Em suma, tudo sempre estará baseado em uma questão de harmonia e equilíbrio.

Como fazer pintura geométrica na sua casa

Agora que você já sabe tudo sobre pintura geométrica, é hora de pôr a mão na massa e criar aquela arte incrível na parede da sua casa. Veja a seguir o nosso passo a passo:

Materiais

  • Plástico, lona ou jornal para proteger móveis e o chão;
  • Bandeja de pintura;
  • Rolinhos de lã para pintura;
  • Fita crepe para demarcar as formas;
  • Tintas.

Preparação

A preparação é muito importante para que todo o processo atinja êxito. Veja a seguir:

  • Forre todos os móveis e áreas da sua casa que você não irá pintar. Esse ponto é muito importante para que você não tenha o trabalho de limpar mais tarde;
  • Aplique a fita crepe como a demarcação das formas. Desenhe triângulos, quadrados, retângulos, enfim.

Pintura

Agora chegamos a parte mais divertida da nossa decoração com figuras geométricas:

  • Despeje um pouco de alguma das tintas na bandeja;
  • Com o auxílio de um rolinho de lã limpo, pinte algumas formas, aleatoriamente;
  • Em seguida, utilize outra tinta para outras formas, e assim por diante;
  • Vá criando uma harmonia das cores, com algum “esquema” que deixe o acabamento mais padronizado;
  • Aguarde a secagem da primeira demão e reaplique todas as tintas;
  • Aguarde a secagem plena da tinta, antes de remover a fita crepe;
  • Depois é só remover e pronto! A sua parede estará linda, renovada e com uma decoração incrível.

Inspirações de pintura geométrica

Agora que você já conheceu tudo sobre a pintura geométrica, é hora de conhecer inspirações para utilizar na decoração da sua casa. Veja as que separamos para você:

 

(Foto: Pinterest)

(Foto: Pinterest)

(Foto: Pinterest)

(Foto: Pinterest)

(Foto: Pinterest)

(Foto: Pinterest)

(Foto: Pinterest)

(Foto: Pinterest)

(Foto: Pinterest)

 

Add Comment