Cerca Viva: Modelos, Tipos, Preços e 60 Fotos

A cerca viva é um dos elementos mais bonitos, práticos e baratos para construir algum tipo de decoração externa. Seja na sua área de lazer ou mesmo em algum espaço aberto, elas são ótimas! No entanto, é importante saber escolher os modelos certos e também entender como você pode posicioná-los para que cresçam da forma certa.

Além disso, há alguns modelos que são mais indicados para alguns projetos de arquitetura e outros modelos indicados para outros. Pois há diversos estilos de verdes e até mesmo floridos. E isto precisa ser levado em consideração. Principalmente se você busca uma ordenação equilibrada.

Por isso, acompanhe o texto e saiba tudo sobre o assunto!

 

cerca viva

Cerca viva – Onde utilizar

A cerca viva é um elemento de muita beleza e simpatia para utilizar em qualquer lugar externo da sua casa. Além disso, a planta é super prática. Você pode facilmente colocá-la para crescer em qualquer área que você queria preencher ou mesmo separar. Veja abaixo algumas ideias que você pode colocar em prática.

Delimitação de áreas

Quando estamos construindo nossa casa, nem sempre conseguimos ter uma ideia ampla de como algumas áreas ficarão após o término da obra. Por mais que a planta da casa esteja definida, muitas vezes algumas coisas acabam sendo deixadas para depois ou mesmo nem sendo feitas, como por exemplo, muros ou outros acabamentos “menos importantes”.

E é justamente nestes momentos que a cerca viva pode vir para ajudar. Por exemplo, se você tiver uma área externa que precise de algum tipo de divisão, mas não quer construir ou reformar o local, você pode facilmente usar a praticidade de uma cerca viva para a ocasião!

Além de ficar muito bonito e, dependendo do modelo, até florido, é uma forma de economizar muito na mão de obra e materiais de construção. Afinal, tudo que você precisará providenciar é a planta em si e algum lugar para ela crescer bonita e saudável. O resto, é por conta dela!

 

cerca viva

Camuflar itens desnecessários

Seja em uma casa ou em um apartamento com área aberta, sempre vai ter aquele espaço com coisas que você gostaria que não ficassem em evidência. É muito comum com o passar do tempo a gente ir acumulando coisas em garagens ou mesmo em ambientes de lazer.

No entanto, chega um momento que não queremos mais que estas coisas fiquem expostas. E neste caso, é de suma importância que consigamos ter uma boa ideia para acobertar ou mesmo guardar os itens, não é mesmo? Assim sendo, mais uma vez a cerca viva poderá ajudar neste aspecto.

Com ela, é possível que você delimite uma área e coloque objetos para que, com o tempo, a cerca vá crescendo e escondendo. Esta é mais uma ótima alternativa para que você não precise escolher um modelo de muro e construí-lo do zero!

Na decoração do ambiente

Outro ponto muito interessante que você pode utilizar a cerca viva, é na simples decoração de ambientes externos. Sim, você não precisa dar uma utilidade prática cheia de razões para ter uma planta que é linda na sua casa. Basta você simplesmente querer! Este já é o motivo principal.

E por isso, a decoração ganhará um charme todo especial quando você optar por implementar elementos da natureza! Você poderá apostar em colocar a cerca viva em paredes na área de festas, na área da piscina, na garagem, no muro da sua casa ou mesmo no jardim residencial. Ficará lindo, com certeza!

 

cerca viva

Modelos de cerca viva – Qual escolher?

Existem diversos modelos de cerca viva. Cada um deles pode ser utilizado em algum lugar específico. Por exemplo, existem modelos mais floridos, existem modelos mais espaçados, existem modelos mais preenchidos. Todos eles são lindos, mas devem ser utilizados de acordo com a arquitetura ou design da sua casa.

É claro que não existe regra fixa para isso. Ou seja, você poderá utilizar o modelo que quiser. Pois o que importa, na verdade, é você gostar! Assim sendo, separamos uma lisa com alguns modelos que você encontrará no mercado. Veja abaixo.

1- Modelo amor agarradinho

Esta cerca viva se entrelaça facilmente em qualquer suporte de arame. Se o seu objetivo é deixar o ambiente mais colorido e preenchido com flores, o amor agarradinho vai fazer sucesso!

2- Modelo primavera

O modelo primavera é lindo! Ele é uma sugestão para usar no lugar do amor agarradinho. No entanto, este modelo de cerca viva possui muito mais flores e deixará o ambiente bem mais “pesado”, no sentido de volume. Por isso, é importante fazer uma leitura prévia para ver se o local não ficará carregado demais.

3- Modelo bruxinho

Talvez o modelo bruxinho seja o mais “modelável”. As folhas verdes permitem que você crie diversas esculturas ou mesmo uma parede reta com as folhas bem aparadas. Ficará lindo para locais em que o objetivo seja delimitar uma área ou mesmo criar um muro!

 

cerca viva

4- Modelo camélia

O modelo camélia é também muito lindo. Ele irá gerar flores que podem ser utilizadas como decoração do espaço. É um pouco diferente do modelo primavera e amor agarradinho, pois as flores são um pouco mais espaçadas.

5- Modelo bambu

O modelo bambu, acredite ou não, também é considerado uma forma de cerca viva! Afinal, se você plantar o bambu um ao lado do outro de forma simétrica, ele crescerá de forma muito similar a um muro, proporcionando também uma forma de fechar ambientes ou construir muros. Este, por sua vez, tem o bônus de ser bem alto!

6- Modelo laurotino

Em formato de arbusto, este modelo de cerca viva possui flores bem simétricas. Aqui o diferencial fica por conta do ótimo cheiro que as flores deixam no ambiente!

Preços da cerva viva

Você sabe quanto custa uma cerca viva? Pois bem, existem diferentes valores. Cada modelo terá um preço e você deverá, antes de mais nada, fazer uma pesquisa em diversas floriculturas da sua cidade, apresentando o seu projeto. A camélia, por exemplo, pode custar a partir de R$ 70. Já o bambu pode ser muito mais caro, sendo encontrado a partir de R$ 400.

60 fotos para te inspirar

Agora que você já teve uma ideia maior sobre modelos de cerca viva, é hora de se inspirar! Separamos 60 fotos para que você idealize seu projeto dos sonhos e tire-o do papel. Acompanhe.

 

cerca viva

cerca viva

cerca viva

cerca viva

cerca viva

cerca viva

cerca viva

cerca viva

cerca viva

cerca viva

cerca viva

cerca viva

cerca viva

cerca viva

cerca viva

cerca viva

cerca viva

cerca viva

cerca viva

cerca viva

cerca viva

cerca viva de cactus

cerca viva

cerca viva

cerca viva

cerca viva

cerca viva

cerca viva

Fotos: Pinterest.

Add Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.