Calçadas de casas – Modelos e dicas

Conheça os tipos de calçadas de casas para arrasar na decoração externa residencial, considerando não só a beleza da fachada, mas também a segurança e acessibilidade que precisam ter os revestimentos.

Existem vários tipos de calçadas de casas, como por exemplo, pisos antiderrapantes, madeira, pedras, tijolos, piso de cimento e grama, cada qual com diversos tamanhos, formatos e cores.

Por isso, antes de escolher o projeto mais bonito para a entrada, certifique-se de que a calçada irá combinar com a fachada da casa, tipo de paisagismo e também a segurança para os pedestres.

Quer saber quais os melhores modelos e dicas para usar na calçada da casa? Então continue a leitura e veja as inspirações que separamos para você.

Calçadas de casas com cerâmica

A cerâmica é um material resistente, tradicional e versátil, podendo revestir projeto paisagismo em geral, inclusive as calçadas de casas.

Você já deve ter observado os pisos de cerâmica em diversos locais públicos e na área externa de casas, pois este revestimento é prático de limpar e muito econômico comparado aos diversos tipos de materiais que existem para calçadas.

Uma dica é usar a cerâmica para piso externo com a peça inteira, ou então, em forma de mosaico como a inspiração de desenho da foto abaixo.

Calçadas de casas com cerâmica

Note que a cor do piso da calçada combinou perfeitamente com a entrada da residência, assim como, o pequeno canteiro verde ao lado do portão.

Calçadas de casas com madeira

A madeira é um ótimo material quando utilizado em projetos de paisagismo, principalmente para compor um ambiente externo rústico e ao mesmo tempo moderno.

Muito utilizada também em reformas e construção, a madeira para calçada de casa precisa combinar com outros tipos de elementos, como por exemplo, grama, pedras, canteiro de flores e folhagens.

Para promover um ambiente seguro para passagem de pessoas, será necessário escolher elementos que complementam a inspiração, como por exemplo, um caminho de jardim com pedras e calçada de madeira.

Calçadas de casas com madeira

Além de deixar o espaço mais seguro, a madeira promove um aspecto de local mais naturalista, ideal para jardins com elementos de terra, água e flores.

Veja também como pintar porta de madeira.

Calçadas de casas com pedras

As pedras são ótimas alternativas para usar em revestimento de calçada de casa, pois em sua grande maioria, elas são altamente resistentes, bonitas e dão um up no paisagismo na frente da casa.

Existem vários tipos de pedras para modelos de calçadas de casas. Uma delas é a pedra Miracema, o mesmo revestimento usado nas fachadas residenciais.

Outra opção é o estilo da pedra portuguesa, um tipo de revestimento comum em áreas urbanas, principalmente no formato de mosaico português. Essa ideia também pode ser usada em casas, já que o design do estilo pode ser bem variado. Veja esse modelo.

Calçadas de casas com pedras

Além das pedras Miracema e mosaico português, as calçadas residenciais ficam lindas com piso de pedra São Tomé e pedra ardósia, ideais para ambientes minimalistas e que necessitam de um revestimento antiderrapante.

Calçadas de casas com tijolinhos

Se você prefere um ambiente externo mais rústico, uma alternativa será apostar nas calçadas com tijolinhos. Isso mesmo, os tijolos podem servir como revestimento e também combinar com o seu projeto de paisagismo.

Além de ser um material resistente, os pisos de tijolos são, por vezes, mais baratos que alguns tipos de pisos externos.

Calçadas de casas com tijolinhos

Esse modelo de calçada combinado com pedrinhas combinou perfeitamente com a área externa da casa, inclusive, com os vasos e canteiros de flores coloridas. Uma outra dica, é plantar grama esmeralda para acentuar com os tijolinhos da calçada.

Calçadas de casas com cimento ou paver

Um outro modelo de calçada de casa com baixo investimento é a de cimento, uma ideia versátil e tradicional para usar como revestimento externo residencial.

O projeto de calçadas de cimento para casa é bem simples, basta aplicar o material e nivelar para que fique tudo reto. Essa também é uma oportunidade para usar a criatividade, podendo adicionar detalhes, como por exemplo, pedras, restos de pisos, entre outras opções.

Calçadas de casas com cimento ou paver

Já o paver, são aquelas peças pré-moldadas muito usadas em calçadas públicas e também nas residenciais.

Além de um efeito único, a calçada de paver é bem segura, com modelos de peças ideais para seguir as normas de segurança e acessibilidade urbana.

Nas casas, as calçadas de paver são elegantes, versáteis e também modernas, veja você mesmo o exemplo de calçada residência com piso intertravado (paver) abaixo.

Calçadas de casas com cimento ou paver

Calçadas de casas com grama

Se quiser investir em um projeto de paisagismo verde e naturalista, a sugestão aqui é investir nas calçadas de grama.

Espaços com gramado são sempre muito bonitos, mas devem ser cuidados com frequência para conservar sua beleza.

No caso das gramas para calçadas, o ideal é utilizar outros elementos que combinem segurança e beleza com a acessibilidade do caminho.

Calçadas de casas com grama

Por isso, para criar uma calçada com grama, use elementos como pedras, madeira, concreto e cerâmicas antiderrapante, a fim de combinar com o estilo do quintal e também da fachada da casa.

Calçadas de casas com porcelanato

Para um acabamento sofisticado e moderno, o piso de porcelanato promove um toque de beleza, mas também de resistência.

Apesar de o investimento com piso de porcelanato em área externa ser mais caro, o resultado é um revestimento brilhante, combinando com estilo minimalista de casa.

Esse revestimento é muito usado em mansões, edifícios de luxo e comerciais, trazendo modernidade ao ambiente e elegância para uma calçada residencial diferenciada.

Calçadas de casas com porcelanato

Note que a maioria de modelos de calçadas de casas apresentadas aqui no artigo possuem elementos que combinam com acessibilidade do espaço. Por esse motivo, antes de escolher o material para a calçada, avalie alguns aspectos como:

  • Qual a metragem do espaço para receber o tipo de calçada escolhida;
  • A dica de material deve ser escolhida com o intuito de harmonizar com a fachada da casa e trazer segurança;
  • Perceba que alguns modelos de pisos precisam ser combinados para dar certo, e os resultados são incríveis.

Lembre-se que quando se trata de uma calçada pública, a melhor opção são os revestimentos com pavers, que garantem acessibilidade ao pedestre e combinam com praticamente todas as entradas de casas.

Gostou dos modelos de calçadas de casas mostrados aqui no artigo? Então comenta aqui embaixo: qual a sua inspiração preferida?

Leia também:

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.