Carpete de Madeira: Benefícios e Modelos

O carpete de madeira é, sem dúvida, um item que traz um ar sofisticado, bonito e ainda proporciona um isolamento térmico interessante para o ambiente. Dessa forma, tem sido muito utilizado como um bom substituto para o piso de madeira tradicional.

Afinal, sabemos que quando estamos tratando de uma reforma, o piso de madeira entra quase que sempre como uma peça chave. Porém, pouca gente conhece o carpete de madeira, e o quão melhor pode ser a sua aplicação, quando comparada ao piso em si.

E, pensando nisso, montamos este guia completo para você aprender tudo sobre o carpete de madeira, quais são as suas vantagens e ainda conhecer modelos incríveis para inspirar! Depois é só escolher o seu favorito e transformar qualquer ambiente em algo novo. Acompanhe abaixo:

Diferença entre carpete de madeira e piso de madeira

Um primeiro ponto que precisamos destacar é a diferença entre o piso de madeira e o carpete. Pois, apesar de ser duas coisas diferentes, muita gente ainda confunde a finalidade dos dois produtos.

Pisos de madeira

Os pisos de madeira são subdivididos em categorias diferentes de produtos. Afinal, podemos encontrar diversos pisos, provenientes de várias madeiras diferentes. Entre as mais comuns, temos o ipê, amêndola, carvalho, peroba, etc.

Cada qual apresenta durabilidade e resistência diferenciada. Quando você vai adquirir uma madeira para piso, é possível consultar a resistência do mesmo.

Com diversas possibilidades de produto, o piso de madeira ficará a critério do consumidor que irá investir na peça. Afinal, podemos utilizar tábuas de madeiras inteiras, como também fazer a aplicação de tacos.

Esse suporte para os nossos pés traz uma característica confortável, além de ser perfeito para quem gosta de pisos que mantém uma temperatura mais agradável. No entanto, um ponto a considerar é o custo do produto, já que são sempre mais elevados que as demais opções de mercado.

O piso de madeira, no entanto, apresenta a funcionalidade de poder ser “raspado”, com o decorrer do tempo. O que faz com que o seu assoalho fique sempre com uma “cara nova”, como se fosse recém aplicado.

Há ainda quem opte pelo assoalho de madeira em si, o que dá ainda mais resistência a estrutura. Já que o mesmo é feito com madeira natural maciça e resistente, com uma durabilidade, digamos, “infinita”, pois tudo dependerá dos cuidados com o assoalho.

No entanto, há ainda a possibilidade de aplicar tábua corrida e parquets, por exemplo. Porém, como mencionamos, o custo da aplicação (e muitas vezes da manutenção), pode ser elevado. Além de requerer certa atenção constante, a fim de manter o chão sempre lustrado e bonito.

Carpete de madeira

Já o carpete de madeira, por sua vez, é um tipo de “lâmina” instalado no contrapiso, ou então, acima de um piso frio. Diferente das opções anteriores, ele não tem a necessidade de ser “colado” ou parafusado no chão. A sua aplicação é muito rápida, fácil e não requer que você “deixe” a sua casa, para uma determinada reforma. O que seria impossível no caso do piso de madeira.

O carpete de madeira é, no entanto, encaixado, uma peça a outra, com a possibilidade de encaixe macho e fêmea. O que dá sustentabilidade e reforço para toda a estrutura do carpete.

A única desvantagem é que este tipo de aplicação não apresenta um isolamento acústico muito interessante. Porém, apresenta, ainda assim, uma infinidade de benefícios, que destacamos no próximo tópico. Acompanhe:

 

(Foto: Pinterest)

 

Benefícios do carpete de madeira

Os benefícios do carpete de madeira são grandes, e temos certeza que você ficará ainda mais tentado em aplicar esta técnica na sua casa.

Custo de aplicação

O custo para aplicar o carpete de madeira é muito menor que o do piso, por exemplo. Considerando a sua facilidade de aplicação e rapidez, você precisará investir muito menos na mão de obra, além de se “incomodar” menos com o processo de aplicação. Afinal, é possível conviver no ambiente em reforma sem grandes incômodos, já que a aplicação é por encaixe, e não a partir de colagem ou com o uso de parafusos.

Custo do produto

Além de trazer uma economia no que diz respeito a aplicação, temos ainda um custo reduzido do próprio produto em si. Afinal, estamos tratando de um produto não tão denso quanto uma tábua de madeira, por exemplo. Além de requerer menos materiais para a implantação em si.

Isolamento térmico

Para quem convive em casas ou apartamentos onde, no inverno, o piso pode ser muito gelado, esta é a solução. O isolamento térmico do carpete de madeira proporciona um conforto a mais ao toque, deixando o ambiente mais equilibrado até mesmo nos dias mais frios.

Aspecto estético

É claro que, quando pensamos em reformar ou repaginar algum cômodo de nossa casa, estamos pensando também no aspecto estético. E o carpete de madeira é um pacote completo! Pois o seu revestimento dá um ar mais clássico ao ambiente, deixando-o, ao mesmo tempo, confortável, bonito e aconchegante. Perfeito para quem curte um ambiente com aparência mais rústica, por exemplo.

Fácil limpeza

A limpeza do carpete de madeira é super prática e simples, com um pano um pouco úmido você já conseguirá remover o pó e as sujeiras que estiverem no chão. Necessitando assim, de menos tempo “esfregando” ou aplicando ceras, por exemplo, e o chão sempre estará brilhante e iluminado.

Dispensa decoração extra

Escolhendo um bom e bonito carpete de madeira, a decoração extra pode, sem dúvida, ser descartada. Afinal, um bonito desenho de madeira é capaz de deixar o ambiente ainda mais aconchegante e com uma decoração impecável. Logo, não haverá necessidade de muitos itens a mais para decorar o seu cômodo.

Estabelece contraste

Dependendo da cor e da tonalidade do carpete que você escolher, é possível proporcionar um bonito contraste com os seus móveis. Por exemplo, se a sua casa conta com móveis de cores mais claras, prefira se engajar na implantação de um carpete mais escuro, e vice versa. Assim você complementa a decoração, além de valorizar todos os itens que você já tem em casa.

Ilumina o ambiente

O reflexo e o brilho que um bom carpete de madeira pode proporcionar geram um ambiente iluminado e aconchegante. “Clareando”, desse modo, o cômodo como um todo, e destacando todo o seu investimento decorativo.

Acolhimento e aconchego

Os pisos de madeira são clássicos, não é mesmo? Na casa dos avós ou dos tios, por exemplo, a maioria das pessoas tinham contato com este tipo de revestimento. Portanto, por que não trazer este acolhimento que a folha da madeira proporciona para dentro da sua casa? E ainda: de uma maneira rápida e menos custosa, é possível conquistar o aconchego e o acolhimento que os ambientes de madeira proporcionam.

 

(Foto: Pinterest)

 

Infinitas formas e possibilidades

Por fim, outro fator interessante é a infinidade de formas e possibilidades que se pode conquistar com o aplique do carpete de madeira. É possível utilizar formas geométricas, peças que lembrem madeira de demolição, ou peças que remetam a tacos, etc. Tudo dependerá do seu gosto e, obviamente, da criatividade na hora de montar um ambiente único!

Modelos de carpete de madeira

Já ficou claro para nós que a aplicação do carpete de madeira pode ser uma opção interessante para quem busca praticidade, beleza, conforto e economia. No entanto, é chegado o momento de escolher o modelo ideal para o seu lar. Separamos algumas possibilidades para que você possa se inspirar e escolher o carpete ideal para você. Veja as opções abaixo:

 

carpete de madeira

(Foto: Pinterest)

carpete de madeira

(Foto: Pinterest)

carpete de madeira

(Foto: Pinterest)

carpete de madeira

(Foto: Pinterest)

carpete de madeira

(Foto: Pinterest)

 

Escolha o seu carpete de madeira e mãos a obra!

Agora que você já conheceu tudo sobre o carpete de madeira, é hora de colocar a mão na massa e transformar aquele cômodo da sua casa em algo totalmente novo! Partindo de um baixo investimento, e de uma gama de possibilidades, com certeza o resultado será bonito e aconchegante. Depois é só nos contar como foi esse processo e o que você achou do carpete de madeira.

Add Comment