Como tornar a casa mais fresca no verão?

Aprender a como tornar a casa mais fresca no verão é crucial para economizar na conta de luz. Afinal, com as altas temperaturas que em muitos locais faz ao longo do ano, o ar condicionado acaba se tornando um verdadeiro luxo.

Por isso, investir em medidas mais simples pode ser a saída. E para te ajudar, elaboramos este guia com dicas infalíveis que, quando combinadas, deixam a sua casa ainda mais fresquinha!

como tornar a casa mais fresca no verão

Passo a passo de como tornar a casa mais fresca no verão

Abaixo trouxemos pequenas formas de como tornar a casa mais fresca no verão. Entretanto, lembre-se que é preciso pôr em prática não apenas uma única dica, como também é importante combinar diversas medidas diferentes. Assim, certamente você conquistará um ambiente mais fresco e confortável.

1- Invista em plantas e folhagens

Não é de hoje que aprendemos que as plantas e folhagens por si só são capazes de refrescar um ambiente. Basta lembrarmos das aulas de ciências na escola, quando o professor falava sobre a importância das árvores nas tuas.

Sendo assim, este é um bom primeiro passo para você deixar a sua casa mais confortável e refrescante. Entretanto, cuidado com os excessos! Encher a casa com plantas muito grandes pode deixar o aspecto pesado, o que eleva o calor e a sensação de abafado.

2- Aposte em persianas e feche-as durante as entradas de sol

Quando o sol estiver no auge, ao longo do dia, experimente fechar as suas cortinas persianas. Mas, além disso, você pode também fechar as suas janelas durante este período.

Esta é uma das formas de como tornar a casa mais fresca no verão de uma maneira simples. Afinal, a dinâmica é prática: Se você fechar e não permitir a entrada dos raios de sol, os mesmos não aquecerão a sua casa.

3- Utilize tecidos mais leves

As cortinas, almofadas e roupas de cama precisam contar com tecidos mais leves e que não sejam tão quentes. Um exemplo é você apostar no uso de tecidos feitos apenas de algodão. Além de serem leves e baratinhos, eles são mais gelados ao toque, trazendo mais conforto e bem-estar.

4- Desfaça-se das lâmpadas incandescentes

Se você quer mesmo saber como tornar a casa mais fresca no verão, pare e reflita sobre o quanto as suas lâmpadas e a iluminação pode estar sendo responsável pelo calor que você tem sentido. Pois é! Por isso recomendamos que você se desfaça das suas lâmpadas incandescentes o quanto antes, e troque-as mais especificamente por lâmpadas de LED. O resultado é imediato.

como tornar a casa mais fresca no verão

5- Cores claras absorvem menos calor

Uma coisa é certa: As cores claras podem absorver menos o calor, quando comparadas com as cores mais escuras. Sendo assim, se você tiver a oportunidade de pintar a fachada de casa, ou então, utilizar papel de parede mais claro dentro de casa, aposte!

6- Permita a ventilação à noite

Assim como durante o dia as janelas precisam estar fechadas, durante a noite acontece o inverso. É claro que na hora de dormir você poderá fechar, especialmente se não houver grades nas janelas. Entretanto, você pode usar as janelas abertas assim que o sol se pôr. Permita, dessa forma, que haja uma circulação de ar mais fresquinho.

7- Utilize um umidificador

Uma das formas simples de como tornar a casa mais fresca no verão é utilizando o umidificador. Ele deixará o ambiente mais equilibrado, porém, você terá o gasto elétrico com o mesmo. Embora ele possa servir apenas nos momentos de calor mais intenso.

8- Troque os tapetes

Os tapetes, assim como todos os tecidos da casa, precisam ser trocados de maneira eficiente. Afinal, será muito desconfortável pisar sobre um tapete felpudo em um dia com quase 50 graus, não é mesmo? Por isso, durante o verão você pode apostar em passadeiras e tapetes de E.V.A.

9- Faça uma limpa e tire os excessos

Você sabia que um dos maiores incômodos no calor é a bagunça e a falta de espaço que a mesma provoca? Pois é! Por isso, procure fazer aquela faxina na sua casa, retirando objetos que possam estar apenas ocupando espaço, otimizando assim os cômodos. Assim, a circulação de ar melhora, o conforto é maior e o calor diminui.

como tornar a casa mais fresca no verão

10- Cubra sofás e poltronas

Se você possui sofás e poltronas com tecidos grossos e quentes, até mesmo de couro, opte por cobrir com tecidos mais leves, como os de algodão que mencionamos anteriormente. Assim você mantém a beleza do móvel, mas sem perder o conforto que ele poderá proporcionar nos momentos de descanso.

11- Fontes dentro de casa são bem-vindas

Se você quer aprender a como tornar a casa mais fresca no verão, preste atenção nesta dica de decoração: As fontes são muito bem-vindas neste sentido! Posicione-a em pontos estratégicos, especialmente nos locais mais quentes da sua casa e veja os resultados.

12- Reduza o uso de aparelhos eletrônicos

Cuidado com o uso exagerado de aparelhos eletrônicos. Como eles precisam de energia, muitas vezes podem ser mais quentes que o normal. Assim, quando somamos o calor provocado por cada um deles, nos deparamos com um excesso dentro de casa. Por isso, use o essencial.

13- Abuse de ventiladores

Em contrapartida, use e abuse de ventiladores de teto e comuns. Apesar de eles não refrescarem de fato o ambiente, são capazes de espalhar o ar gelado que fica mais próximo ao chão, enquanto o de teto faz a circulação melhorar. Logo, o abafado diminui e você se sente muito mais confortável.

14- Aposte em espelhos d’água

Você já ouviu falar sobre espelhos d’água? Pois bem, este tipo de espelho nada mais é do que pequenos frascos, bacias e baldes com água fria, espalhados pela casa. Você pode, inclusive, colocar gelo sempre que a água esquentar um pouquinho.

Assim você terá ambientes mais frescos e confortáveis. Porém, lembre-se de trocar a água com frequência, ou acrescente água sanitária, vinagre e bicarbonato de sódio. Isso impedirá a proliferação de mosquitos.

como tornar a casa mais fresca no verão

15- Use e abuse de itens de vidro

Você sabia que o vidro tem o poder de absorver o calor para si, deixando o seu espaço em volta mais aconchegante? Pois é! Portanto, utilize espelhos para ampliar e refrescar cômodos, assim como vasos de vidro com folhagem. Logo você estará unindo diversas dicas de como tornar a casa mais fresca no verão de uma só vez!

16- Lembre-se de refrescar a si mesmo

Não podemos deixar de mencionar a importância de refrescarmos a nós mesmos nos dias mais quentes. Mas como isso é possível? Bem, você pode beber bastante líquido gelado, sugar gelo e usar compressas frias na nuca e pescoço. Afinal, se você conseguir diminuir a sua temperatura, terá mais conforto como um todo.

17- Que tal o isolamento térmico?

Se você quiser investir um pouco mais no passo a passo de como tornar a casa mais fresca no verão, invista na instalação de um isolamento térmico. Isso porque ele manterá a temperatura da sua casa mais equilibrada, diminuindo a necessidade de uso de ar condicionado, por exemplo.

como tornar a casa mais fresca no verão

De qualquer forma, você poderá ter um investimento maior no começo, mas os resultados em médio e longo prazo fazem tudo valer mais a pena.

18- Atente-se aos revestimentos

Por fim, outra dica para quem quiser reformar e assim apostar em formas de como tornar a casa mais fresca no verão desde o princípio: Pense nos revestimentos. Isso porque opções como porcelanato e granito tendem a ser mais frescos e geladinhos do que piso térmico.

Sendo assim, invista em todas as nossas dicas e usufrua de um dia a dia mais fresco e tranquilo.

Leia também:

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.