Cimento ou argamassa? O que usar?

Muita gente ainda tem dúvida sobre usar cimento ou argamassa, tendo em vista que ambos estes materiais de construção apresentam características semelhantes. Desse modo, é de suma importância que você entenda quais são as diferenças para nunca errar na escolha. Acompanhe a seguir e saiba mais.

Veja também cimento refratário e suas utilizações.

cimento ou argamassa
Handyman prepare cement use for construction

Cimento ou argamassa? Entenda as diferenças e características

Antes de qualquer coisa, é de suma importância que você entenda as diferenças para que possa escolher entre cimento ou argamassa. Veja logo abaixo:

Cimento

Não importa o tipo de cimento que você utilizará, uma coisa sempre estará envolvida com qualquer opção: Trata-se de algo primordial e de suma importância em uma obra. Desse modo, ele possui uma característica mais estrutural, e conta com as seguintes funcionalidades:

  • Utilizado em quase tudo dentro de um canteiro de obra;
  • Fundamental para construção de paredes e estruturas;
  • Seu uso é tanto vertical quanto horizontal;
  • É utilizado no assentamento de blocos;
  • Utilizado para elaborar o concreto armado e outros tipos de concreto;
  • Utiliza-se também na criação de reboco.

Argamassa

A argamassa também é essencial para qualquer construção. Entretanto, suas funções se diferem um pouco do cimento, tendo em vista que ela não é preparada para que seja feito o concreto. De todo modo, suas funções principais são:

  • Assentar tijolo, blocos cerâmicos, azulejos, revestimentos de paredes, granitos, pisos cerâmicos e porcelanatos.
  • Corrige ondulações, nivelando tetos, pisos e paredes.

De modo geral, podemos dizer que a argamassa é muito mais utilizada em detalhes finais e acabamentos em uma obra. Entretanto, isso não retira e tampouco diminuí a sua importância na hora de construirmos.

Vale ressaltarmos ainda que a argamassa também não é a mesma coisa que rejunte, embora muita gente confunda ambos. O rejunte é para, de fato, dar o acabamento no assentamento de pisos, porcelanatos e afins. Desse modo, possui uma composição um pouco diferente da de argamassa.

Dessa maneira, você deverá adquirir ambas as opções se a sua ideia for trocar o piso da sua casa, por exemplo. Para assim ter um efeito qualificado.

Qual opção usar?

A partir da diferenciação e de todas as características que apresentamos acima, fica evidente que cada produto possui uma funcionalidade e benefícios. Desse modo, tudo dependerá do que você deseja pôr em prática em sua obra. Por exemplo, se você quer rebocar uma parede, precisará do cimento. Em contrapartida, se quiser assentar porcelanato, a argamassa será a requisitada.

É de suma importância que você utilize o material de construção alinhado ao que você precisa, para não ocasionar efeitos rebotes que possam deixar sua estrutura prejudicada. Afinal, se você assentar uma parede de tijolos apenas com argamassa, é bem possível que a estrutura fique duvidosa e frágil, é claro.

Desse modo, procure sempre adquirir, além do material correto, marcas e opções que sejam de qualidade. Assim você evita o retrabalho mais tarde. Além disso, a escolha de profissionais e de mão de obra qualificada também conta nesta etapa, ok? Não se esqueça disso!

Leia também:

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.