Concreto refratário: O que é e como fazer

O concreto refratário é uma matéria-prima altamente resistente às temperaturas e costuma ser usado em placas pré-moldadas em formato do elemento a ser construído. Esse é um material especial produzido por empresas de cimento e argamassa e também pode ser feito sua mistura em casa.

Quando confeccionados por empresas, esse tipo de material passa por diversas modificações, que resultam em um produto fabricado sob medida, específica para sua utilização. Quer saber mais o que é e para que serve o concreto refratário? Então é só continuar a leitura do post de hoje do Tudo Construção.

concreto refratário

Concreto refratário – Entenda o que é este material

Se você procura um produto resistente às temperaturas, que não cause deformidades e perda de propriedades quando utilizado, o concreto refratário é um material indicado com essas características. Ele é fabricado com ou sem a adição de cimento de aluminato de cálcio em diferentes proporções.

Por isso, existem vários tipos de concreto refratário no mercado, sendo diferenciados pelo teor de cimento de aluminato de cálcio adicionado em sua composição. Muitas empresas produzem além do concreto, tijolos, tubos e conexões refratárias, ideais para exposições químicas que necessitam de um produto com maior durabilidade.

Esses fabricantes de produtos refratários possuem um maquinário especializado com alta tecnologia, profissionais experientes e conhecimento em normas técnicas padrões do mercado da construção civil.

Veja também o que é concreto vassourado.

Para que serve o concreto refratário?

A produção de produtos refratários é ideal para atender as necessidades da sua obra, e como vimos, o concreto refratário possui diferentes tipos. Em sua composição é moderada a quantidade de cimento, podendo ser alta ou até ausente dessa matéria-prima tão usada na construção civil.

Este é um material usado tanto na indústria quanto nas reformas ou construções de casas e áreas de lazer. O concreto refratário é bastante usado na construção de churrasqueira, forno ou fogão à lenha, fornos de pizza tipo iglu ou tradicionais. Já em segmentos industriais como siderúrgicas, petroquímicas e fundições, o concreto refratário também é bastante usado por causa de sua resistência às temperaturas.

Saiba que esse tipo de concreto pode suportar temperaturas de até 1400 ºC, enquanto o concreto normal suporta até 300 ºC. Por esse motivo, o concreto é ideal para construção de estruturas que terão contato direto com fogo tanto na construção de churrasqueiras caseiras como também no revestimento de fornalhas de empresas, por exemplo.

concreto refratário

Como fazer concreto refratário?

Além de comprar a mistura de concreto refratário pronta, saiba que é possível produzir sua própria massa em apenas 30 minutos. Diferente do concreto regular, você consegue produzir essa mistura do zero, com apenas alguns materiais que listamos abaixo.

  • Tijolos triturados.
  • Areia.
  • Hidróxido de cálcio.
  • Cimento.
  • Água.
  • Betoneira.
  • Pá.

Para começar a fazer o concreto refratário caseiro, você vai precisar de um local adequado com espaço para usar a betoneira e a quantidade de areia, tijolos e água indicados. Acompanhe o passo a passo fácil para fazer concreto refratário para usar na sua obra de churrasqueira, fogão ou forno à lenha caseiro.

Depois, veja também o que é concreto polido.

  1. Coloque na betoneira ainda desligada 3 pás de tijolos triturados.
  2. Adicione duas pás de areia junto aos tijolos quebrados.
  3. Ligue a betoneira para misturar os componentes.
  4. Coloque também duas pás de cimento.
  5. Depois adicione ½ pá de hidróxido de cálcio.
  6. Deixe que os ingredientes se misturem a seco.
  7. Vá adicionando aos poucos 6 litros de água, colocando 1 litro a cada momento.
  8. Com a betoneira ainda ligada, perceba a massa homogênea se formando até resultar em uma massa argilosa.
  9. Caso a massa ainda esteja seca e em flocos, adicione um pouco mais de água.
  10. Permita que tudo se misture até chegar no resultado esperado.

Depois de pronta é só tirar a massa da betoneira e começar a usar no seu projeto, aproveite para escolher um revestimento resistente para o elemento construído com concreto refratário.

concreto refratário

Vantagens do concreto refratário na sua obra

Como vimos acima, o concreto refratário é muito usado na construção civil residencial e também na industrial. Veja a seguir algumas vantagens do concreto refratário na sua obra, envolvendo resistência às altas temperaturas, baixo custo de investimento e versatilidade desse material.

Concreto refratário alta temperatura

Uma das grandes vantagens do concreto refratário é a alta durabilidade do material, incluindo as altas temperaturas e resistência às mecânicas pesadas. Isso ocorre devido ao processo de preparo da massa, bem como a maleabilidade da mistura podendo ser acrescentado cimento de aluminato de cálcio em diferentes e diversas quantidades.

O cimento refratário alta temperatura é ideal para projetos de churrasqueiras, por exemplo.

Secagem rápida após a moldagem

Saiba também que essa massa é conhecida pela sua secagem rápida após a moldagem, em apenas 24 horas já poderá utilizar a estrutura. O interessante é que nela podem ser usados revestimentos bastante diversificados, como por exemplo, cerâmica, pedras naturais e entre outros. Mas cuidado: os revestimentos também devem ser indicados para locais com alta temperatura.

Baixo custo e benefício do produto

Um dos pontos altos desse material é seu baixo custo e benefício, podendo ser produzido de forma artesanal, como o passo a passo que ensinamos acima. Mas quando produzido por uma empresa, o valor poderá ser mais alto. Porém, a vantagem é uma massa correspondente às suas reais necessidades.

Cabe salientar que o concreto é capaz de ser fabricado conforme suas necessidades, com mais ou menos cimento na sua composição. No entanto, outros componentes podem ser adicionados à fórmula, aumentando a durabilidade e funcionalidade do material.

Versatilidade do material para sua obra

Esse é um dos materiais mais versáteis para sua obra, resistente às variações de temperatura e com mínimas dilatações do material. Ou seja, o concreto refratário pode ser usado em peças delicadas e também em estruturas que precisam aguentar toneladas.

Facilidade na manipulação do material

Para usar o material, saiba que não necessita de uma pessoa especializada. Você mesmo pode manipular a massa em sua obra. Se você comprou direto com o fabricante, priorize as orientações do mesmo, assim você evita imprevistos que possam atrasar a sua obra. Além disso, o concreto refratário também poderá ser encontrado em placas de concreto pré-moldado prontas para churrasqueira, lareiras e até fornos para pizza.

Alguns modelos de peças pré-moldadas já vem prontas para instalar e com revestimentos para combinar com seu espaço.

Veja também o que é melhor: cimento ou argamassa? O que usar?

Vídeo: massa para churrasqueira que não trinca

Como fazer concreto refratário para churrasqueira

O cimento refratário alta temperatura, ou concreto refratário alta temperatura, é o material necessário para que você possa montar uma churrasqueira. Afinal, conforme você já entendeu até aqui, esse é um produto altamente eficaz para ambientes com temperaturas descontroladas.

Veja como fazer a massa de cimento refratário para churrasqueira – e aproveite o mesmo conceito para fazer massa para outros projetos semelhantes que você vai precisar usar cimento refratário.

Para entender como fazer concreto refratário para churrasqueira, você vai precisar de:

  • Cimento refratário (que você encontra em empresas especializadas da sua região ou lojas de material de construção);
  • Areia refratária, que terá a mesma condição de durabilidade do cimento;
  • Água.

Já para o processo de mistura e produção do cimento em si, você vai precisar fazer o seguinte, em 5 passos (é bem simples):

  1. Misture o cimento e a areia, sendo que a areia deve ser a maior quantidade: 3 partes de areia para 1 parte de cimento refratário.
  2. Faça uma mistura seca com o objetivo de garantir que os dois materiais sejam diluídos ainda sem água. Isso vai ajudar a deixar o cimento bem misturado depois.
  3. Vá adicionando água aos poucos. Não pare de mexer, pois a água precisa ser 100% diluída. Caso contrário, você ter´á problemas com a massa.
  4. O objetivo é que o cimento fique em uma condição pastosa: sem estar muito mole, mas sem estar muito arenoso. Ele precisa grudar e moldar.
  5. Depois que o cimento estiver pronto, você já pode usar para assentar os tijolos da churrasqueira ou mesmo fazer o reboco.

Dica importante: nunca acenda o fogo sem antes deixar o cimento secar 100%. Se ele não estiver curado e maturado, vai rachar.

Leia também:

1 comentário

  • Olá tudo bem fiquei na dúvida ao ler as orientações e passo a passo do concreto
    É que no caso do concreto refratário que inclui o tijolo triturado na mistura não se fala em cimento refratário, isso quer dizer que posso usar o comum?
    Obrigado aguardo retorno

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.