Como Instalar Telhado Colonial

Você sabe como instalar telhado colonial? Este é um tipo de telhado extremamente comum e muito conhecido no Brasil, uma vez que sua estrutura é simples e, ao mesmo tempo, muito efetiva contra chuva e demais situações do tempo.

Aprender a fazer este tipo de telhado é muito importante para quem busca se tornar profissional ou mesmo para quem busca aprender o processo para fazer em casa, de forma caseira. Vamos ao passo a passo. Acompanhe!

telhado colonial

Como instalar telhado colonial – Veja aqui

Para aprender como instalar telhado colonial, é importantíssimo que você não só aprenda tudo sobre madeiras e telhas, mas também, sobre a montagem destes itens.

O nosso passo a passo consiste em 4 simples etapas para que seu telhado colonial esteja pronto em poucos dias ou semanas. Você precisará fazer o seguinte:

  1. Escolha o material certo;
  2. Tire as medidas para saber quantas telhas comprar;
  3. Instalar impermeabilizantes pode ser uma boa ideia;
  4. Tire as medidas necessárias entre ripas e caibros;

Falaremos sobre cada uma das etapas a partir de agora. Então, pegue lápis e papel para que possa notar ou até mesmo, imprima este artigo para que seja seu guia no dia a dia. Vamos lá?

Escolha o material certo

Escolher o material certo é o primeiro passo para quem quer aprender como instalar telhado colonial. Este passo é importantíssimo, pois dependendo da telha que você escolher, será mais fácil ou mais difícil. Além de que, alguns modelos de telha podem fazer com que sua obra saia mais cara de forma indireta.

Então, escolha telhas que sejam fáceis de instalar e que, ao mesmo tempo, sejam leves. Quanto mais leve for a telha, menos você precisará investir na madeira do telhado, pois quanto mais pesado o telhado for, mais resistente também precisará ser toda a estrutura. Tenha sempre esta “conta” na cabeça.

Leia também: Como calcular a inclinação de Telhado: Passo a Passo

Tire as medidas para saber quantas telhas comprar

O segundo passo, então, é saber quantas telhas comprar. Bom, esta conta pode parecer difícil, mas não é. Tudo que você precisa fazer, é calcular a quantidade de metros quadrados que o telhado da sua casa terá. É por esta metragem que você saberá quantas telhas comprar.

Para fazer esta medida, basta multiplicar a largura pelo comprimento. O resultado, será a quantidade de telhas em metros quadrados que você deverá adquirir.

Instalar impermeabilizantes pode ser uma boa ideia

Instalar um impermeabilizante em suas telhas garantirá mais qualidade e durabilidade no longo prazo. Afinal, a telha será mais resistente a temperaturas e, dependendo do impermeabilizante, você ganhará até isolamento acústico! Este é um passo “bônus”. Boas telhas já vem impermeabilizadas. Mas, nunca descarte a qualidade do produto no longo prazo.

Medidas necessárias entre ripas e caibros

E por fim, você precisará saber quais as medidas entre cada ripa. Este valor dependerá de telha para telha. Então, o que você pode fazer é ir até uma loja de materiais de construção, pegar alguns modelos de amostra e fazer esta testagem.

Ou, ainda, poderá comprar suas telhas e usar uma delas para tirar esta medida. Depois, basta colocar as telhas individualmente. Pode ser um trabalho demorado. Então, conte com a ajuda de serventes e auxiliares e potencialize o seu serviço.

Leia também: Como Construir Uma Laje

Leia também:

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.