Sousplat de Crochê | Modelos | Como Fazer

Sousplat de crochê pode ser um item extremamente elegante na sua mesa. E se você optar por fazê-lo de forma artesanal, ganhará ainda mais riqueza e significado. Por isso, acompanhe o texto para entender como fazer esta peça linda e inspire-se com 10 modelos que separamos para você.

Sousplat de crochê – Como fazer?

Para aprender a fazer sousplat de crochê, você precisará, antes de mais nada, ter certas habilidades nesta arte. Se você já possui algum conhecimento na produção de crochês, certamente não será difícil entender como proceder. Agora, se você não possui nenhum conhecimento no assunto, o ideal é que você aprenda antes alguns conceitos básicos.

Para fazer o sousplat de crochê, tudo que você vai precisar, é de uma linha de crochê no tamanho que mais lhe convém e uma agulha especializada. Depois, basta seguir os pontos do modelo que você optar e, com um pouco de paciência, o produto vai sendo confeccionado. Afinal, de pouco em pouco é que se constrói grandes resultados.

Neste vídeo, você aprenderá do início ao fim como produzir o sousplat de crochê de forma simplificada e detalhada. Lembre-se que você sempre poderá variar e personalizar o seu modelo. Neste caso, a cor do fio é rosa. Mas nada impede você de desenvolver a sua peça em outra cor ou em outra espessura. Acompanhe.

Modelos de sousplat de crochê

Depois de entender como você pode fazer um sousplat de crochê na sua casa, é hora de se inspirar com alguns modelos para produzir. Lembre-se que os conceitos base do crochê sempre se aplicam. E o que muda, são os pontos e as formas de entrelaçar o fio. Acompanhe.

1- Sousplat fechado com flor no meio

Este modelo contempla um produto fechado, com as tramas bem próximas uma das outras. É uma forma de construir que levará mais fio e também mais tempo. Além disso, você pode criar relevos na borda com o próprio fio ou, então, costurar pérolas para dar um acabamento mais refinado.

2- Modelo básico

Este é um formato super simples. Embora precise de mais atenção na hora de construir as tramas e as aberturas no meio do sousplat, ele pode ser feito de forma bastante metódica, bastando seguir cada ponto. Lembre-se sempre que a cor você pode escolher.

sousplat de crochê

3- Tramas mais espaçadas no sousplat

Os vãos deixados no meio da peça podem ser feitos de diversas formas. A mais simples, é esta. Mas também pode-se tentar círculos, corações e outras formas geométricas. Basta um pouco de estudo e prática.

4- Em formato de flor

O sousplat de crochê em formato de flor é um dos mais procurados. Todo o processo é o mesmo, entretanto, você precisará se atentar aos acabamentos, que deverão ser em pontas arredondadas, proporcionando o formato desejado. Se preferir, poderá ainda montá-lo de duas cores: uma cor no centro e outra nas laterais.

5- Flores em detalhes

Este modelo é um pouco mais complexo. Se você observar, ele possui mais de uma camada, o que demanda um pouco mais de trabalho e recursos. Além disso, as laterais possuem acabamento diferenciado, exigindo também uma técnica mais aprofundada.

sousplat de crochê

6- Camadas sobre camadas

Assim como o modelo anterior, este também possui um acabamento refinado, fortalecendo a ideia de mais camadas no mesmo produto. Tome cuidado para não posicionar as camadas ao centro, para não criar um desequilíbrio nos pratos.

sousplat de crochê

7- Em forma de pizza?

Este método que se assemelha a pedaços de pizza, facilita muito para quem está começando, visto que você poderá contar os pontos de forma mais visual e o processo se torna mais metódico. Já os acabamentos são mais complexos, porém, simples, desde que iniciado da forma certa.

8- Sousplat de crochê redondo

Este modelo garante elegância na mesa. Você pode fazer com fios mais finos, o que deixará a peça mais maleável e simplificada.

sousplat de crochê

9- Sousplat de crochê em forma de jogo americano

Caso você queira sair dos modelos arredondados, saiba que é extremamente possível. Basta seguir os pontos na linha de forma triangular e você construirá um modelo semelhante a um jogo americano. Pode ser feito também com linhas mais finas, o que possibilitará a dobragem para guardar.

10- Misture cores

O último modelo para inspiração, busca uma mistura de cores. Se você já possui um pouco mais de conhecimento e domina algumas técnicas do crochê, poderá tentar montar este modelo. Além do uso de duas cores, há lugares em que uma cor funde-se na outra, criando um degradê todo construído com fios. Lindo, não é mesmo?

sousplat de crochê

Sousplat de crochê para vender e para decorar

Fazer sousplat de crochê pode ser uma ótima alternativa de renda. Depois que você dominar alguns modelos, que tal pensar em vender para amigos e conhecidos? Produtos personalizados e exclusivos são sempre muito bem aceitos. Ou, caso queira montar as peças apenas para decorar sua casa, sem problemas também. Bom trabalho!

Add Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.